Página inicial > Palavras-chave > Temas > Anthropologie / Anthropologismus / Anthropomorphismus
Anthropologie / Anthropologismus / Anthropomorphismus
Matérias
-
GA66:61 – antropomorfismo
19 de fevereiro, por Cardoso de Castro
Casanova
Como não é próprio ao antropomorfismo uma “sistemática” passível de ser desdobrada, na medida em que ele nunca se mostra senão como uma retirada em direção a uma tese, a meditação precisa buscar sempre, por meio de suas questões e segundo diversos “ângulos”, encontrar tão somente a mesma posição fundamental, isto é, tornar essa posição em todos os aspectos dignos de questão.
1) Será que o comportamento humano em geral e o “pensamento” humano em particular podem ser algum dia (…)
-
Ernildo Stein (2003:93-97) – crítica à Antropologia
22 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castro
Com a questão central analisada até agora surge em Heidegger uma posição contra um tipo de pensamento que, ao mesmo tempo em que é dependente de um sujeito, se relaciona com as coisas como se fossem de um mundo exterior, dispondo sobre elas e organizando-as [94] de maneira categorial como simplesmente existentes. É por isso que a analítica existencial de Heidegger visa à crítica rachadura entre mundo e sujeito entre res cogitans e res extensa como o havia postulado Descartes . O filósofo (…)
-
Sloterdijk (RPH:32-49) - Antropogênese e Antropotécnicas
27 de abril de 2020, por Cardoso de Castro
Excertos de SLOTERDIJK, Peter. Regras para o Parque Humano. Tr. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000, p. 32-49.
Afastaremo-nos, a seguir, das instruções de Heidegger de nos deter na figura final do pensamento meditativo, para empreender a tentativa de caracterizar mais exatamente em termos históricos a clareira extática na qual o homem dá ouvidos às palavras do ser. Mostraremos que a permanência humana na clareira — em termos heideggerianos, o ficar-dentro (…)
-
Être et temps : § 10. Délimitation de l’analytique du Dasein par rapport à l’anthropologie, la psychologie et la biologie.
9 de julho de 2011, por Cardoso de Castro
Vérsions hors-commerce:
MARTIN HEIDEGGER, Être et temps, traduction par Emmanuel Martineau. ÉDITION NUMÉRIQUE HORS-COMMERCE
HEIDEGGER, Martin. L’Être et le temps. Tr. Jacques Auxenfants. (ebook-pdf)
Après une première esquisse du thème d’une recherche, il demeure toujours opportun d’en proposer une caractérisation négative, même si des précisions concernant ce qu’il ne faut pas faire risquent de devenir facilement stériles. On se propose de montrer que les interrogations et les (…)
-
GA5: Sujeito-Objeto (86-88; 92-93)
8 de abril de 2017, por Cardoso de Castro
Borges-Duarte
O conhecer, enquanto investigação, pede contas ao ente acerca de como e em que medida ele pode ser tornado disponível para o representar. A investigação dispõe do ente quando pode calculá-lo previamente no seu curso futuro ou quando pode conferi-lo como passado. No cálculo prévio, é a natureza que é interceptada, no conferir historiográfico, a história. A natureza e a história tornam-se no objecto do representar explicativo. Este conta com a natureza e faz contas com a (…)
-
GA6T2:128-131 – subjetividade
21 de maio de 2023, por Cardoso de Castro
Assim, um pensamento hoje é corrente para qualquer um, a saber, o pensamento "antropológico", que exige que o mundo seja interpretado segundo a imagem do homem e que a metafísica seja substituída pela "antropologia". Em tudo isso, já se tomou uma decisão particular sobre a relação do homem com o ente enquanto tal.
Casanova
Portanto, colocamos agora de lado temporariamente o pensamento valorativo e refletimos sobre a relação do homem com o ente enquanto tal na totalidade, sobre o modo (…)
-
Ernildo Stein (2008:180-183) – "eu" (Ich)
9 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
“No dizer eu, o ser-aí se pronuncia como ser-no-mundo” (SZ:321)
A grande questão que resulta da desconstrução de certos conceitos da Psicanálise, a partir da Antropologia existencial, reside nas transformações que ela impõe ao problema do eu como sujeito. O que significa a pretensão [181] de Heidegger de encontrar uma dimensão ontológica em que a concepção do sujeito e do eu é precedida por uma descrição do fenômeno do mundo? Poderíamos dizer que não é tão importante a afirmação de um (…)
-
Ernildo Stein (2003:17-18) – Dasein e Antropologia
13 de novembro de 2023, por Cardoso de Castro
Em Heidegger há mais um nível: o aí-do-ser, o Dasein. Estabelecemos, assim, um novo plano em que se dão ente e ser, no nível do ente privilegiado.
O ser dá-se a partir da compreensão do Dasein e o Dasein se dá a partir da compreensão do ser. É o ente de caráter superior entre os entes que se constitui pela compreensão do ser. Em Aristóteles temos dois níveis; ser do ente e o ente enquanto ente. Em Heidegger há mais um nível: o aí-do-ser, o Dasein. Estabelecemos, assim, um novo plano em (…)