b) El mirar alrededor de uno con curiosidad en el mundo (p. 79-83)
b) The Curious Looking-about-Oneself in the World (p. 167-169)
Jacobo Muñoz
El mero querer ver, la curiosidad desnuda, es el sentido dominante, y precisamente tan sólo cuando la experiencia se ejecuta y consuma con carga emocional: miedo, terror, espanto. Las formas concretas que asume esta actitud concreta en su relación con los objetos son muy diversas (cine).
Hinc etiam, si quid eodem perversae scientiae fine per (…)
Página inicial > Palavras-chave > Index Textes > GA60 / GA 60 / GA LX / EMM
GA60 / GA 60 / GA LX / EMM
Phänomenologie des religiösen Lebens [1995]; Estudios sobre Mística Medieval. Tr. Jacobo Muñoz. México: Fondo de Cultura Económica, 1997.
- 1. Einleitung in die Phänomenologie der Religion (WS 1920/21).
- 2. Augustinus und der Neuplatonismus (SS 1922 ).
- 3. Die philosophischen Grundlagen der mittelalterlichen Mystik (Ausarbeitungen und Entwürfe zu einer nicht gehaltenen Vorlesung 1918/19).
Matérias
-
GA60:224-227 – o ver
30 de julho de 2017, por Cardoso de Castro -
GA60:185-186 – memória - cogitar - aprender
18 de fevereiro de 2020, por Cardoso de CastroExtrato das Confissões de Agostinho.
Comentário traduzido de HEIDEGGER, Martin. The phenomenology of religious life. Tr. Matthias Fritsch & Jennifer Anna Gosetti-Ferencei. Bloomington: Indiana University Press, 2004, p. 135-136.
XI, 18. Descobrimos, quanto a isso, que aprender algo de que não recebemos imagens pelos sentidos, mas que discernimos interiormente sem imagens, assim como é, por ele mesmo – aprender isso não é senão, por assim dizer, recolher cogitando aquilo que a (…) -
GA60:205-210 – El "curare" como rasgo fundamental de la vida fáctica
1º de julho de 2017, por Cardoso de Castro§12. El "curare" como rasgo fundamental de la vida fáctica. Capítulos vigesimoctavo y vigesimonoveno
a) La dispersión de la vida
Deformis es mi vida. No por disculparse, sino precisamente para arrojarse sin contemplaciones lejos de sí y para ganarse desde esta distancia implacable, deja Agustín claro que la "vida" no es un paseo y precisamente la ocasión menos adecuada para darse importancia. Oneri mihi sum (Soy una carga para mí). Es algo de una naturaleza tal que el sentido de (…) -
GA60: Estrutura da Obra
12 de fevereiro de 2017, por Cardoso de CastroFritsch & Gosetti-Ferencei
INTRODUCTION TO THE PHENOMENOLOGY OF RELIGION Winter Semester 1920-21
PART ONE METHODOLOGICAL INTRODUCTION PHILOSOPHY, FACTICAL LIFE EXPERIENCE, AND THE PHENOMENOLOGY OF RELIGION
CHAPTER ONE The Formation of Philosophical Concepts and Factical Life Experience
§ 1. The Peculiarity of Philosophical Concepts
§ 2. On the Title of the Lecture Course
§ 3. Factical Life Experience as the Point of Departure
§ 4. Taking-Cognizance-of
CHAPTER TWO Current (…) -
Hebeche (2005:318-322) – indícios formais
11 de janeiro, por Cardoso de CastroA noção de “indícios formais” [Formalen Anzeigen] permite uma melhor compreensão da maneira como Heidegger lida com o método fenomenológico. O “indício formal” é concebido como uma preparação da explicação fenomenológica. Ele chama a atenção para os fenômenos da vida fática, de tal modo que, sem esse indício ou indicação prévia, não se teria acesso a esses fenômenos originários; nesse caso, ele funciona como um anúncio, por exemplo, quando se lê no mural “Conferência na sala 100”, ou (…)
-
Hebeche (2005:331-335) – o sentido do histórico
11 de novembro, por Cardoso de CastroComo vimos, o que levou Heidegger, em meados dos anos 20, a tematizar o método da filosofia foi a pergunta pelo sentido do histórico. Ele assume uma posição no conflito entre a experiência da vida fática e o histórico, isto é, rejeita o “caminho platônico” em que o histórico é simplesmente abandonado, ou seja, de que a auto-afirmação da ideia é feita à custa do abandono da própria história; rejeita igualmente a via da completa auto-entrega ao histórico, como o faz Spengler, e afasta-se (…)