O ponto central da phronesis é o que Aristóteles, na Ética a Nicômaco, identifica como uma aisthesis prática, uma visão prática ou “percepção” que revela a arche e o telos finais da praxis, ou seja, a situação concreta da ação em toda a particularidade de sua existência. A phronesis, como Aristóteles coloca, “diz respeito ao que é último [eschatou], e esse é o objeto da praxis [to prakton]” (Ética a Nicômaco, 1142 a24). No entanto, o tipo de aisthesis em questão não é o da mera percepção (…)
Página inicial > Palavras-chave > Index Textes > GA19 / GA 19 / GA XIX / GA19MAC / GA19RS
GA19 / GA 19 / GA XIX / GA19MAC / GA19RS
NECROLÓGIO PARA PAUL NATORP
CONSIDERAÇÃO PRÉVIA
PARTE INTRODUTÓRIA
PRIMEIRO CAPÍTULO - A visão panorâmica preparatória dos modos do aletheuein (desvelamento) (episteme/ciência, techne/arte, phronesis/circunvisão, sophia/sabedoria, noûs/pensamento) (Ética a Nicômaco VI, 2-6)
SEGUNDO CAPÍTULO - A gênese da sophia (sabedoria) no interior do ser-aí natural dos gregos (aisthesis/percepção sensível, empeiria/experiência, techne/arte, episteme/ciência, sophia/sabedoria) (Metafísica I, 1-2)
TERCEIRO CAPÍTULO - A questão acerca do primado da phronesis (circunvisão) ou da sophia (sabedoria) como os modos mais elevados do aletheuein (desvelamento) (Metafísica I, 2; Parte 2; Ética a Nicômaco VI, 7-10; X, 6-7)
TRANSIÇÃO - A FIXAÇÃO DO CAMPO TEMÁTICO A PARTIR DO ALETHEUEIN
PARTE PRINCIPAL - A INVESTIGAÇÃO PLATÔNICA ACERCA DO SER - INTERPRETAÇÃO DE O SOFISTA - OBSERVAÇÕES PRÉVIAS
INTRODUÇÃO - A PREPARAÇÃO DO DIÁLOGO (O SOFISTA - 216a-219a)
PRIMEIRA SEÇÃO - A BUSCA DO LOGOS (LINGUAGEM) DA EXISTÊNCIA FÁTICA DO SOFISTA (O SOFISTA 219a-221c)
PRIMEIRO CAPÍTULO - Um exemplo do método da definição. A definição do aspalieutes (pescador com anzol)
SEGUNDO CAPÍTULO - A definição do sofista. Definição 1-5 (221c-226a)
TERCEIRO CAPÍTULO - Excurso - Orientação sobre a posição de Platão em relação ao logos (discurso). A posição de Platão em relação à retórica. Interpretações do Fedro
QUARTO CAPÍTULO - As definições do sofista. Sexta e sétima definições (226a-236c)
SEGUNDA SEÇÃO - EXPLICITAÇÃO ONTOLÓGICA - O SER DO NÃO SER (236e-237a)
PRIMEIRO CAPÍTULO - As dificuldades no conceito de não ser (237a-242b)
SEGUNDO CAPÍTULO - As dificuldades no conceito do ente. A discussão das doutrinas antigas e contemporâneas do on (ente) (242b-250e)
TERCEIRO CAPÍTULO - A resolução positiva do problema por meio da koinonia ton genon (consonância entre os gêneros) (251a-264c)
ANEXOS
ADENDOS - A PARTIR DO MANUSCRITO DE HEIDEGGER
ADENDO ORIUNDO DO CADERNO DE S. MOSER