Página inicial > Fenomenologia > Schürmann (ME:48-49) – O nascimento do Filho no desapego (§§4-5)

MAÎTRE ECKHART OU LA JOIE ERRANTE

Schürmann (ME:48-49) – O nascimento do Filho no desapego (§§4-5)

Mestre Eckhart - Sermão II

segunda-feira 10 de outubro de 2022

Extrait de « MAÎTRE ECKHART   OU LA JOIE ERRANTE »

Comentário sobre o Sermão II §§4-5

 §4 Se o homem sempre fosse virgem não daria fruto algum…

O desapego foi descrito como uma atitude passiva: o intelecto receptivo e a virgindade  , figuras de pensamento um filosófico, outro bíblico, dizem um e o outro a ausência de determinação. Presentemente Eckhart   expõe a vertente ativa do desapego. Segundo a primeira figura, tomada de Aristóteles, tratará do intelecto agente, segundo a segunda, de origem bíblica, o complemento ativo de «virgem» será «mulher». Mas atrás destes esquemas de discurso acontece o mesmo apelo a reintegrar a liberdade primitiva de antes da dispersão de si entre as imagens.

A atividade para a qual conduz a via do desapego, Mestre Eckhart a estima superior à recepção passiva de Jesus na alma: «“Mulher”: eis a palavra a mais nobre que se pode dirigir à alma, e é bem mais nobre que “virgem”».

A recepção em nós de Deus — Eckhart não diz mais aqui «de Jesus» — é um dom que deve portar furto. O desapego se cumpre em fecundidade. Deus, em um espírito despojado de todas imagens e de todas obras, se torna fecundo, e «o espírito é mulher, na gratitude que dá à luz de volta, aí onde dá à luz Jesus de volta no coração paternal de Deus». O homem destacado presta presta concurso ao dar à luz do Filho nele, e pelo mesmo ato em Deus. Na suprema vacuidade do desapego, o homem e Deus se unem em fecundidade: uma só determinação os reúne: dar nascimento. Unido a Deus no engendramento, o homem lhe rende, supremo conhecimento, tudo o que possui: rende a Deus o que recebeu de Deus, a saber o Filho. A determinação comum que se assemelha Deus e o homem é operacional: o homem que tudo deixou para acolher o Filho, o dá nascimento em retorno no coração paternal de Deus. Eis a atividade mais alta na qual se expande a serenidade. Aquele que se liberou de toda propriedade engendra ao Pai o Filho que o Pai fez nascer nele.


Aristóteles disse a respeito do intelecto «agente», «separado, impassível e sem mistura, sendo por essência um ato», que «produz todas as coisas»; torna todas as coisas inteligíveis, pela produção de um verbo. Tomás de Aquino   retoma estas expressões, e fala propriamente de um «fazer» deste intelecto.

Em sua análise do conhecimento, com efeito, o intelectual lhes apareceu como extraindo de alguma maneira a partir das coisas, dos inteligíveis enterrados nelas. Neste tipo de análise, é então necessário dispor no espírito de um poder atuante que torne efetivamente ou atualmente inteligível este que, por si mesmo, não é inteligível senão virtualmente. Na sistematização aristotélica e tomista, o intelecto agente tem por tarefa conferir aos objetos sua inteligibilidade, operação que se completa em um verbo; o intelecto agente «produz», «faz» os seres em os conduzindo a comparecer diante do espírito, e em os nomeando. Puro princípio de intelecção, não pode ser misturado ao sensível; o intelectualismo da metafísica tradicional quer que os atributos «separado» (do sensível), «imutável», «sem mistura» digam precisamente a mesma coisa que «espiritual» e «em ato».

Se para Aristóteles e Tomás de Aquino este esquema de intelecção ativa e de produção do verbo não se aplica senão ao conhecimento do mundo, Mestre Eckhart o toma por sua conta no contexto de sua teologia da união: o homem desprendido concebe e engendra o Verbo ele mesmo, o Filho do Pai.

Mesmo nos escritos de Agostinho   de Hipona, iniciador no Ocidente da doutrina estoica do verbo interior, não se encontrará jamais igual identificação. Agostinho fala muito do verbo como «de uma espécie de similitude onde podemos ver algo, como em enigma, o Verbo de Deus», mas ao mesmo tempo em salientando os traços comuns entre o verbo que «nasce de um saber imanente à alma» e o Verbo engendrado no seio da Trindade, ele não cansa de lembrar a profunda dessemelhança entre um e outro.

A afirmação de Mestre Eckhart segundo o qual o homem dá nascimento ao Verbo eterno — «ele dá nascimento a Jesus, em retorno, no coração paterno de Deus» — deve ser entendido como uma utilização original de elementos doutrinais aristotélicos e agostinianos.


 §5 Muitos dons excelentes…

Neste parágrafo, Eckhart repete os principais temas do desenvolvimento que o precedeu: virgindade, fertilidade, doação, ação de graças e retribuição de frutos. Seguindo sua preferência por expressões contundentes e paradoxais, ele declara que aquele que não se torna “mulher” se desapegou em vão: “Sua virgindade de nada lhe vale, pois ele é apenas virgem, mas não também esposa com fecundidade.” A repetição do texto do Evangelho de Lucas mostra que em tudo isso Eckhart pretende fazer o trabalho de um exegeta.


Ver online : Reiner Schürmann


SEGUE: apprêtement