Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Bultmann / Rudolf Bultmann
Bultmann / Rudolf Bultmann
Rudolf Bultmann (1884-1976) foi companheiro e amigo de Heidegger em Marbourg: "um único homem: Bultmann, que encontro cada semana" (carta a Jaspers ).
Obra na Internet: Internet Archive; Library Genesis
Matérias
-
Xabier Pikaza (2014) – Encontro de Bultmann com Heidegger
23 de outubro, por Cardoso de Castro
Bultmann quiere entender y dejarse transformar, no limitándose a repetir escuchar como espectador lo que dice la Biblia. Para eso, lógicamente, necesita conocer al hombre y debe encontrar una antropología, que responda a la experiencia básica del cristianismo (o, mejor dicho, que derive del mismo cristianismo).
No puede aceptar ya la visión helenista (platónica), que divide al hombre en cuerpo y alma, en una línea desarrollada por la escolástica medieval. Tampoco le sirve el moralismo (…)
-
Safranski: Heidegger e Bultmann
17 de fevereiro de 2017, por Cardoso de Castro
Excertos de Rüdiger Safranski, HEIDEGGER
Logo depois da sua chegada em Marburg, Heidegger assistiu a uma conferência de Eduard Thurneysen, que era um dos teólogos dialéticos reunidos em torno de Karl Barth. Para Gadamer a intervenção de Heidegger ficou inesquecível, pois o que ele dizia não contrariava o espírito do lugar mas aquilo que os boatos diziam sobre Heidegger em Marburg: que ele se afastara da fé e da igreja. Heidegger disse: "é a verdadeira tarefa da teologia, para a qual esta (…)
-
Chester O’Gorman (2019) – Demitologização segundo Bultmann
23 de outubro, por Cardoso de Castro
De acordo com Bultmann, a demitologização é uma forma de interpretar as escrituras. Isso não significa eliminar os elementos mitológicos. Trata-se de fornecer uma interpretação existencialista da mitologia. Se a mitologia é definida como uma maneira de discutir a existência humana em termos e categorias de pensamento que objetivam a experiência humana na forma de entidades transcendentes ou sobrenaturais, então sua interpretação existencialista simplesmente pretende abandonar a pretensão de (…)
-
Marques Cabral (2017) – A presença de Heidegger em Bultmann
23 de outubro, por Cardoso de Castro
A presença de Heidegger em Bultmann não se dá pela simples reprodução, por parte de Bultmann, de conceitos e problemas heideggerianos. Deve-se observar que dificilmente encontraremos textos de Bultmann onde há alguma reconstrução filosófica dos conceitos e sobretudo contextos hermenêuticos heideggerianos. Podemos até dizer que muitas vezes Bultmann operacionaliza conceitos de Heidegger, ainda que destacados do seu projeto ontológico maior, como a ontologia fundamental, no caso de Ser e (…)