Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, existência

Dasein descerra sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, como uma clareira do AÍ, EM QUE coisas e outros comparecem, COM QUE são compreendidos, DE QUE são constituidos.

Página inicial > Léxico Alemão > fundamento da metafísica

fundamento da metafísica

quarta-feira 13 de dezembro de 2023

Grund   der Metaphysik  

Na medida em que, constantemente, apenas representa o ente enquanto ente [Seiende   als das Seiende], a metafísica não pensa no próprio ser [Sein  ]. A filosofia não se recolhe em seu fundamento [Grund]. Ela o abandona continuamente e o faz pela metafísica. Dele, porém, jamais consegue fugir. Na medida em que um pensamento se põe em marcha para experimentar o FUNDAMENTO DA METAFÍSICA, na medida em que um pensamento [Denken  ] procura pensar na própria verdade do ser, em vez de apenas representar o ente enquanto ente, ele abandonou, de certa maneira, a metafísica. Visto da parte da metafísica, o pensamento se dirige de volta para o FUNDAMENTO DA METAFÍSICA. Mas, aquilo que assim aparece como fundamento, se experimentado a partir de si mesmo, é provavelmente outra coisa até agora não dita, segundo a qual a essência da metafísica é bem outra coisa que a metafísica.

Um pensamento que pensa na verdade do ser não se contenta certamente mais com a metafísica; um tal pensamento também não pensa contra a metafísica. Para voltarmos à imagem anterior, ele não arranca a raiz da filosofia. Ele lhe cava o chão e lhe lavra o solo. A metafísica permanece a primeira instância da filosofia. Não alcança, porém, a primeira instância do pensamento. No pensamento da verdade do ser a metafísica está superada. Torna-se caduca a pretensão da metafísica de controlar a referência decisiva com o ser e de determinar adequadamente toda a relação com o ente enquanto tal. Esta "superação da metafísica", contudo, não rejeita a metafísica. Enquanto o homem permanecer animal rationale   é ele animal metaphysicum. Enquanto o homem se compreender como animal racional, pertence a metafísica, na palavra de Kant  , à natureza do homem. Se bem sucedido, talvez fosse possível ao pensamento retornar ao FUNDAMENTO DA METAFÍSICA, provocando uma mudança da essência do homem de cuja metamorfose poderia resultar uma transformação da metafísica. [MHeidegger O RETORNO AO FUNDAMENTO DA METAFÍSICA]