Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, existência

Dasein descerra sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, como uma clareira do AÍ, EM QUE coisas e outros comparecem, COM QUE são compreendidos, DE QUE são constituidos.

Página inicial > Léxico Alemão > De Castro: DA ESSÊNCIA DA INFORMÁTICA

De Castro: DA ESSÊNCIA DA INFORMÁTICA

sábado 22 de fevereiro de 2014

A questão “o que é a informática?”, enquadrada segundo a questão da técnica proposta por Heidegger, põe de lado tudo que se tem escrito sobre a informática até então. Perseguindo suas indicações, a resposta satisfatória à questão “o que é a informática?”, está na procura desta essência naquilo que rege, que vige em toda tecnologia da informação, enquanto tecnologia da informação. Evidentemente um caminho oposto àquele que segue toda a literatura técnica sobre a informática: meros discursos sobre a funcionalidade, a estrutura ou as aplicações desta tecnologia.

A essência da informática não tem nada de técnico, segundo Heidegger. Portanto, não se chega a lugar nenhum pensando sobre tudo que se tem dito e escrito até hoje sobre a informática. Apenas um questionamento que abra um caminho do pensamento, uma trilha pelo incomum, pode nos preparar esse relacionamento livre com a informática, realizando a experiência de seus limites. (DE CASTRO  )


Ver online : DA ESSÊNCIA DA INFORMÁTICA