Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, existência

Dasein descerra sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, como uma clareira do AÍ, EM QUE coisas e outros comparecem, COM QUE são compreendidos, DE QUE são constituidos.

Página inicial > Léxico Alemão >

quarta-feira 13 de dezembro de 2023

Assim, aquele, para quem a Bíblia é verdade e revelação divina, já possui, antes de qualquer investigação da questão, "Por que há simplesmente o ente e não antes o Nada?", a resposta: todo ente, que não for Deus, é por Ele criado. Deus mesmo "é", enquanto criador incriado. Quem se encontra no solo de uma tal FÉ, pode, sem dúvida, repetir e acompanhar a investigação de nossa questão. Não poderá propriamente investigá-la, sem negar-se a si mesmo, como crente, com todas as consequências de tal atitude. Poderá apenas fazer, como se… Por outro lado, porém, aquela FÉ, se constantemente não se expuser à possibilidade da descrença, também não será uma FÉ mas uma comodidade e um ajuste consigo mesmo, a ater-se sempre à doutrina, como a uma tradição qualquer. Nesse caso já não há nem investigação nem FÉ mas somente indiferença. Essa se poderá ocupar então, talvez até com muito interesse  , de tudo, tanto da FÉ como da investigação.

Com essa alusão à proteção na FÉ, como um modo próprio de se estar na verdade, não se quer dizer naturalmente, que a citação das palavras bíblicas, "No começo criou Deus o céu e a terra etc…" represente uma resposta à nossa questão. Mesmo fazendo total abstração, se essa frase da Bíblia é ou não verdadeira para a FÉ, ela não representa de forma alguma uma resposta à nossa questão. Pois não possui nenhuma relação com a questão. E não possui, porque não pode assumir. O que propriamente se investiga em nossa questão, é uma loucura para a FÉ. [GA40  ]