Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, existência

Dasein descerra sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, como uma clareira do AÍ, EM QUE coisas e outros comparecem, COM QUE são compreendidos, DE QUE são constituidos.

Página inicial > Léxico Alemão > pensadores originários

pensadores originários

quarta-feira 13 de dezembro de 2023

anfängliche Denker  

Cronologicamente, passaram-se 2.500 anos desde o início do pensamento ocidental. O passar dos anos e séculos jamais tocou o que é pensado no pensar de ambos os pensadores. Essa possibilidade, ainda não tocada pelo tempo, que tudo pode corroer, não é, no entanto, de forma alguma, devida ao fato de que o pensamento, que esses pensadores tinham a pensar, tivesse se preservado, desde então, em si, num lugar supratemporal, por assim dizer, “eterno”. Pelo [13] contrário, o pensado nesse pensar é o propriamente histórico, o qual precede e antecipa toda a história sucessiva. Isso que precede e determina toda a história chamamos de princípio. Uma vez que não se acha atrás, no passado, mas é dado previamente ao que há de vir, o princípio [Anfängliche] se faz sempre novo e de modo novo e próprio, como um presente para uma época.

O princípio é o que na história essencial vem por último. Naturalmente, para um pensar que conhece somente a forma do cálculo, a frase “o princípio é o último” permanece um contra-senso. Antes de tudo, porém, o princípio aparece, em seu início, oculto num modo peculiar. Por isso surge o fato surpreendente de que o princípio, facilmente, é tido como o incompleto, inacabado, grosseiro. É chamado, também, de “primitivo”. Assim surge, então, a opinião   de que os pensadores antes de Platão e Aristóteles seriam ainda “pensadores primitivos”. Certamente nem todo pensador, no início do pensamento ocidental, já é também um pensador originário [anfängliche Denker]. O primeiro pensador originário chama-se Anaximandro  .

Os dois outros, os únicos ao lado de Anaximandro, são Parmenides   e Heráclito  . O fato de caracterizarmos esses três pensadores como os únicos originários, em contraposição a todos os outros pensadores do Ocidente, desperta a impressão de arbitrariedade. Também não possuímos, na verdade, nenhum meio de prova que pudesse ser suficiente para fundamentar, imediatamente, esta caracterização. Para isso, é necessário que adquiramos uma relação genuína com esses PENSADORES ORIGINÁRIOS. Este será o escopo das horas desta preleção. [GA54SMW:13-14]