Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos e latinos > horos / ὅρος / horismos / ὁρισμός / ὁρίζω / horizou / ὁρίζων
horos / ὅρος / horismos / ὁρισμός / ὁρίζω / horizou / ὁρίζων
Horismos não é uma maneira de apreender através de uma determinação nítida, mas ao invés o carácter de horismos surge em última instância do fato que o ser ele mesmo é determinado em seu ser como circunscrito pela peras. [GA18 ]
Matérias
-
GA18:9-12 – definição (Definition)
2 de março de 2022, por Cardoso de Castro
3. La determinazione del concetto tramite la dottrina della definizione nella «Logica» di Kant
§3. The Determination of the Concept through the Doctrine of Definition in Kant’s Logic.
Gurisatti
[…] I «problemi logici» traggono origine dall’orizzonte della comunicazione scolastica di questioni, senza alcun interesse per un confronto con le cose: ci si limita a trasmettere determinate possibilità tecniche.
In tale logica si chiama definizione quel mezzo in cui il concetto assume la (…)
-
GA89 (2021:813-816) – conceito
18 de fevereiro, por Cardoso de Castro
[…] O que significa, então, conceito? A palavra latina para conceito é conceptus. Nela reside o verbum capere = pegar, pegar junto. Os gregos, que não eram manifestamente tão incapazes assim no pensamento, ainda não conheciam o “conceito”. Não seria, portanto, nenhuma vergonha, caso se fosse hostil ao conceito. Como as coisas se mostram junto aos gregos? Por meio do que um conceito é fixado como conceito? Por meio de uma definição. O que é uma definição? A mesa, por exemplo, é definida como (…)
-
GA17: Estrutura da obra
29 de janeiro de 2017, por Cardoso de Castro
Tradução do inglês
Introdução à investigação fenomenológica Observação preliminar Parte I Phainomenon e Logos em Aristóteles e A Auto-interpretação de Husserl da Fenomenologia Capítulo I Elucidação da expressão "fenomenologia" retornando até Aristóteles 1 Clarificação de phainomenon com base na análise aristotélica de perceber o mundo pelo modo de ver phinomenon como uma maneira distinta de uma presença do ente: existência durante o dia phainomenon como qualquer coisa que de si mesmo (…)
-
Être et temps : § 82. Dissociation de la connexion ontologico-existentiale entre temporalité, Dasein et temps du monde par rapport à la conception hegélienne de la relation entre temps et esprit.
17 de julho de 2014, por Cardoso de Castro
Vérsions hors-commerce:
MARTIN HEIDEGGER, Être et temps, traduction par Emmanuel Martineau. ÉDITION NUMÉRIQUE HORS-COMMERCE
HEIDEGGER, Martin. L’Être et le temps. Tr. Jacques Auxenfants. (ebook-pdf)
Introduction
L’histoire, qui est essentiellement histoire de l’esprit, se déroule « dans le temps ». Donc, « le développement de l’histoire tombe dans le temps » . Hegel, cependant, ne se contente point de poser l’intratemporalité de l’esprit comme un fait, mais il cherche à comprendre (…)