Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Volpi / Franco Volpi
Volpi / Franco Volpi
FRANCO VOLPI (1952-2009)
Obra na Internet: Internet Archive; Library Genesis
VOLPI, Franco. Guida a Heidegger. Roma: Editori Laterza, 2005/2018
Matérias
-
Volpi (2005:IV.7) – O “último deus”
31 de outubro, por Cardoso de Castro
O “último deus” é, portanto, também um dos campos em que o ser como Ereignis desdobra sua essência. A forte influência exercida naqueles anos pela poética hölderliniana do tempo da dupla pobreza “dos deuses que fugiram e do deus que virá” está concentrada na expressão “último deus”. Se no exórdio da seção de mesmo nome nos Beiträge [GA65] é dito que ele é “totalmente diferente dos que já existiram e, acima de tudo, do cristão”, o “último deus” certamente lembra a maneira como Hölderlin, por (…)
-
Volpi (2005:II.6) – hermenêutica da facticidade
31 de outubro, por Cardoso de Castro
Hermenêutica da Facticidade [GA61] é o título real que Heidegger atribuiu ao ciclo de palestras que ele deu no semestre de verão de 1923 e que foi oficialmente anunciado com o título Ontologia. Enquanto, de fato, como é afirmado na Introdução ao curso, o termo “ontologia” corre o risco de fornecer uma indicação indeterminada, inadequada ou até mesmo enganosa para o curso concreto da pesquisa (na medida em que lembra imediatamente a dimensão da ontologia tradicional com seus pressupostos (…)
-
Volpi (2005:IV.7) – os deuses
31 de outubro, por Cardoso de Castro
“O Beiträge zur Philosophie [GA65] de Heidegger termina, e necessariamente, com a questão de Deus”. Tal questão — provavelmente o fio secreto ao longo do caminho heideggeriano — é, em última análise, exigida pelo próprio ponto de virada . De fato, a transformação para a qual o pensamento é chamado a fim de pensar o ser como um acontecimento converge para a preparação do encontro com o traço “mais distante”, “último” do ser, seu próprio eu inaugurador e “adaptador”. Esse traço “último” o (…)
-
Volpi (2005:I.14) – Ereignis
23 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castro
destaque
Quanto ao caráter de acontecimento (Ereignis) do ser, numa anotação à margem da palavra ereignet utilizada na passagem acima citada da Carta sobre o "Humanismo", adverte que Ereignis indica o "acontecimento da apropriação do ser e do homem" e tem sido "desde 1936 [ano em que começou a escrever as suas Contribuições à Filosofia] a palavra-guia do meu pensamento". E com a sua cada vez mais obstinada atenção a este problema, multiplicam-se as tentativas de encontrar uma dicção e uma (…)