Píndaro, ao comemorar o triunfo dos vencedores nos jogos, inicia a sentença que se tornou célebre no pensamento ocidental com a palavra γένοι; palavra esta, fundamental na sentença por caracterizar a experiência de nascimento, de pro-veniência, de geração, e que está no imperativo do verbo γίγνομαι. Foi desta forma que esta expressão teve lugar na tradução e, portanto, na tradição do pensamento ocidental. Geralmente quando pensamos em nascimento, nos referimos ao nascimento de algo, (…)
Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Pindar / Píndaro
Pindar / Píndaro
Matérias
-
Luzie (1999:19-21) – origina-te, torna-te [genoi]
10 de outubro, por Cardoso de Castro -
Schuback (1998:13-16) – começo (Anfangen)
19 de junho de 2023, por Cardoso de CastroO absurdo de ser, de sua definição reside no fato de apenas se poder buscar o sentido de ser à medida que já se é.
Como sentido de ser, o devir de si mesmo é movimento de busca e conquista. Ser não é um dado. Ser não é um ente e nem uma substância. É, ao contrário, o que foge e escapa em cada dado, ente e substância. Sobre este caráter “absurdamente” fugidio de ser, Pascal escreveu, numa passagem dos Pensées et Opuscules que:
“Não se pode tentar definir ser sem cair no seguinte absurdo (…) -
GA54: Estrutura da Obra
10 de fevereiro de 2017, por Cardoso de CastroTrad. brasileira Sérgio Mário Wrublevski
INTRODUÇÃO - MEDITAÇÃO PREPARATÓRIA COM O NOME E A PALAVRA ALETHEIA E SUA ESSÊNCIA CONTRÁRIA. DUAS INDICAÇÕES DA TRADUÇÃO DA PALAVRA ALETHEIA
§ 1. A deusa "Verdade". Parmênides I, 22-32
a) O conhecimento usual e o saber essencial. Renúncia da interpretação usual do "poema doutrinário" através da atenção para a exigência do princípio
Recapitulação
1) Início e princípio. O pensar usual e o pensar originado pelo princípio. O retraimento diante (…) -
Luzie (1999:11-15) – Jogo [Spiel]
10 de outubro, por Cardoso de Castro[…] Tomemos um jogo como exemplo: o futebol. Antes de se dar início a qualquer jogo, faz-se mister conhecer as regras a priori. Todo e qualquer jogo possui normas, regras e limites que se impõem e que não podem ser ultrapassados. O jogador precisa estar preparado para aceitar as condições e se dispor a pôr-se sob as condições impostas. Tendo iniciado o jogo, os jogadores são levados de um lugar a outro e necessitam manter-se na mesma disponibilidade, do início ao fim, com o risco de perder. (…)