A significação anima a palavra como o mundo anima meu corpo: por uma surda presença que desperta minhas intenções sem se mostrar abertamente diante delas.
Gomes Pereira
Se a palavra é comparável a um gesto, o que ela está encarregada de expressar terá com ela a mesma relação que o alvo tem com o gesto que o visa, e nossas observações sobre o funcionamento do aparelho significante já envolverão uma certa teoria da significação que a palavra expressa. Meu enfoque corporal dos objetos que (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > Niederschläge / Sedimentierung
Niederschläge / Sedimentierung
sedimentação / sedimentações, termos do pensamento tardio de Husserl
Matérias
-
Merleau-Ponty (1960:111-115) – a sedimentação
17 de junho de 2023, por Cardoso de Castro -
THD – sedimentações (Niederschläge, Sedimentierung)
16 de junho de 2023, por Cardoso de Castrosedimentation expresses how experiences become embodied in one’s actions, become habitual, and forms one’s character and individual style.
Sedimentation is a term found in Husserl’s later work, e g. Phenomenological Psychology, Formal and Transcendental Logic (Appendix Two § 50), in Crisis (§ 9 h, p 52, VI 52); The Origin of Geometry (Crisis, p 361; VI 371), and Experience and Judgment § 67. It appears also in his Lectures on Passive Synthesis. The term is not found in his earlier work, (…) -
Merleau-Ponty (1945/2006:182-183) – sedimentação
17 de junho de 2023, por Cardoso de CastroRibeiro de Moura
[…] O sujeito kantiano põe um mundo, mas, para poder afirmar uma verdade, o sujeito efetivo precisa primeiramente ter um mundo ou ser no mundo, quer dizer, manter em torno de si um [182] sistema de significações cujas correspondências, relações e participações não precisem ser explicitadas para ser utilizadas. Quando me desloco em minha casa, sei imediatamente e sem nenhum discurso que caminhar para o banheiro significa passar perto do quarto, que olhar a janela significa (…)