Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, existência

Dasein descerra sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, como uma clareira do AÍ, EM QUE coisas e outros comparecem, COM QUE são compreendidos, DE QUE são constituidos.

Página inicial > Gesamtausgabe > GA65:19 – questão "nós" e ação

GA65:19 – questão "nós" e ação

quinta-feira 22 de agosto de 2019

1. Apesar do “nós” [Wir], a questão [quem somos nós?] está dirigida de volta para nós mesmos e, com isso, “refletida”, e ela exige uma postura [Haltung] devolvida, que vem ao encontro do caráter direto do agir [Handeln] e do atuar [Wirken].

2. Mas não é apenas por causa dessa postura refletida que a questão parece ser um desvio [Abweg], mas ela parece se mostrar como um desvio enquanto questão em geral. Mesmo se ela não “refletisse”, mesmo se ela também se “ocupasse” [beschäftigte] “conosco”, ela seria um cismar [Begrübein] “teórico” do homem, que o subtrai do agir e do atuar e que atenua em todo caso esse agir e esse atuar. As duas reservas reúnem-se com uma exigência: agindo e atuando, nós devemos ser nós mesmos e não nos inquirirmos e nos minarmos [befragen und unterwühlen].

3. Assim, já está indicado também o fato de não estar claro para que essa questão deve ser questionada, com o que se articula a dificuldade de decidir de onde nós devemos tomar em geral uma resposta. [GA65  :§19; GA65PT  :51-52]


Ver online : QUEM