Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, existência

Dasein descerra sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, como uma clareira do AÍ, EM QUE coisas e outros comparecem, COM QUE são compreendidos, DE QUE são constituidos.

Página inicial > Gesamtausgabe > GA41:74 – o mesmo do mesmo

GA41:74 – o mesmo do mesmo

sexta-feira 29 de março de 2019

Morujão

Havia na Grécia antiga um professor célebre, que viajava por todo o lado e dava lições. Pessoas deste gênero eram chamadas sofistas. Uma vez, quando esse célebre sofista regressou a Atenas, depois de uma viagem de ensino, na Ásia Menor, encontrou na rua Sócrates, que tinha o hábito de passear pelas ruas e conversar com as pessoas, por exemplo, com um sapateiro, acerca do que é um sapato. Sócrates não tinha outro tema senão este: que são as coisas. «Tu ainda aí continuas», disse, com ar superior, a Sócrates, o sofista irritado, «e dizes sempre a mesma coisa acerca do mesmo?» «Sim», respondeu Sócrates, «é o que faço; mas, tu, és tão inteligente que nunca dizes a mesma coisa acerca do mesmo.» (p. 80)

Gómez del Valle

En la Antigüedad griega había un famoso erudito que viajaba y daba charlas. Era uno de los denominados sofistas. Cuando este famoso sofista regresó a Atenas después de un viaje por Asia menor, se encontró a Sócrates. Su costumbre era la de quedarse por la calle y hablar con la gente, por ejemplo, hablar con un zapatero sobre qué es [102] un zapato. Sócrates no tenía más tema que este: qué son las cosas. «¿Aún sigues ahí?», dijo el sofista recién llegado a Sócrates con un tono altivo, «¿y dices siempre lo mismo sobre lo mismo?», «sí», contestó Sócrates, «eso es lo que hago, pero tú, que eres tan inteligente, seguramente no digas nunca lo mismo sobre lo mismo.» (p. 101-102)


Ver online : O QUE É UMA COISA?