Página inicial > Glossário > Erinnerung
Erinnerung
segunda-feira 3 de julho de 2023
Erinnerung, recordação, recuerdo, lembrança, remembering
Quando no caso do encontro de nossa paciente com o seu noivo, fala-se de “re-lembrar”, o erro está em que se reduz tudo à percepção e à ideia de que se ela não mais o percebe ele não esteja mais lá. Isso é um engano. Ele não desapareceu, ele simplesmente não está mais corporalmente presente, mas ele ainda [168] está aí. Nem é necessário que ele seja especialmente notado. (Entretanto, se perguntarmos onde ele está quando não é mais visto corporalmente, a resposta é: lá onde estiver, mesmo que a noiva não saiba exatamente onde é o lugar e qual é sua aparência. Evidentemente, ele não pulou para dentro do cérebro dela.) Por isso, ela pode de alguma forma torná-lo presente.
Quando se torna presente algo que foi naquele tempo, e que foi experienciado por mim naquele tempo, então isto é uma recordação.
Na psicologia a presença do que está em questão não é colocada na percepção, mas considera-se a percepção como um acontecimento intrapsíquico. Quando este termina, então também o presente desaparecería. (GA89 :200-201; tr. Arnhold & Almeida Prado)
Si el “comienzo” dice la verdad del ser [Seyn], ¿cómo sabemos entonces acerca del ser? En primer lugar recordando [[Traducimos ‘Erinnerung’ por recuerdo, pero en el sentido mentado por el autor de “recuerdo que se interna en’. (N. de la T.] que conocemos y comprendemos el ser, claro está, sin tomar un particular “conocimiento” de ese comprender. [GA70DVPC:23]
VIDE: Erinnerung
se rappeler, souvenir
remembering
NT: Remembering (Erinnerung), 290, 339 343. See also Forgetting; Retaining [BT]