Não é apenas impossível pensar, falar e/ou agir sobre o χάος. Também não carece fazê-lo. Pois, em tudo, o que se diz, quando se fala e/ou se cala, sempre se faz a partir do χάος.
Em seu Essai sur la connaissance approché (277), Gaston Bachelard afirma peremptoriamente:
“La diversité absolue d’un chaos ne pourrait recevoir l’occasion d’acune action e par conséquence d’aucune pensée
“A diversidade absoluta de um cáos não poderia receber a ocasião de nenhuma ação e, por conseguinte, de (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > Chaos / χάος
Chaos / χάος
Chaos / caos / χάος
Matérias
-
Carneiro Leão (2010:35-36) – chaos
10 de junho de 2023, por Cardoso de Castro -
GA6T1:347-354 – caos
26 de fevereiro, por Cardoso de CastroCasanova
9. Precisamos pensar agora uma vez mais conjuntamente todas essas caracterizações do mundo que apenas listamos: força, finitude, devir constante, caráter inumerável dos fenômenos, limitação do espaço, infinitude do tempo; e isso em vista da determinação central com a qual Nietzsche define o “caráter conjunto do mundo”. Com essa determinação conquistamos o solo para a interpretação conclusiva do mundo que deve ser estabelecida no n. 10 a seguir. Faremos referência [244] aqui a uma (…) -
GA47: Estrutura da Obra
10 de fevereiro de 2017, por Cardoso de CastroTrad. brasileira de Marco Antonio Casanova
-* Nietzsche como pensador do acabamento da metafísica A assim chamada "obra capital" de Nietzsche A vontade de poder como princípio de uma nova instauração de valores O conhecimento no pensamento fundamental de Nietzsche sobre a essência da verdade A essência da verdade (correção) como "avaliação" O suposto biologismo de Nietzsche A metafísica ocidental como "lógica" A verdade e o verdadeiro A oposição entre "mundo verdadeiro e mundo aparente" (…)