Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Fuchs / Thomas Fuchs
Fuchs / Thomas Fuchs
Thomas Fuchs
FUCHS, Thomas. Ecology of the brain: the phenomenology and biology of the embodied mind. First edition ed. Oxford: Oxford University Press, 2018.
Matérias
-
Fuchs (2018:58-60) – Memória intercorporal
6 de fevereiro, por Cardoso de Castro
O exemplo do diagnóstico psiquiátrico já nos levou a situações, que são com certeza maximamente significativas para nós homens: o encontro concreto, corpóreo com os outros, a situação intercorporal. Ela é determinada em tal medida pelas experiências prévias com os outros, que nós também podemos falar de uma memória intercorporal, que se acha em todo e qualquer encontro implícita e que é efetiva na maioria das vezes de uma maneira pouquíssimo consciente.
Logo que entramos em contato com (…)
-
Fuchs (2018:83-87) – Dialética da identidade pessoal
6 de fevereiro, por Cardoso de Castro
A autovivência primária, foi o que vimos, não surge nem de uma autorreflexão nem de uma atribuição social; ela também não é nenhuma autoconsciência. Somente a partir do 2o ano de vida desenvolve-se gradativamente o si mesmo reflexivo ou pessoal, identificável a partir da capacidade de reconhecer a si mesmo no espelho, de se designar com “eu” e de se demarcar em relação aos outros. A diferença entre si mesmo e os outros, que estava dada antes apenas de maneira implícita, se torna, então, (…)
-
Fuchs (2018:35-39) – uma concepção corporificada e ecológica das emoções
2 de fevereiro, por Cardoso de Castro
Agora reunimos os componentes necessários, que eu gostaria de integrar a um modelo corporificado e ecológico das emoções:
1. Emoções se mostram como formas específicas de um estar corporalmente dirigido de um sujeito para qualidades e valências afetivas de uma dada situação. Elas abarcam sujeito e situação e não têm como ser localizadas na pessoa, nem em sua psyche nem em seu cérebro. Ao contrário, o sujeito sentimentalmente afetado se acha engajado em um mundo circundante, que apresenta (…)