Página inicial > Palavras-chave > Temas > Freund / Freundschaft
Freund / Freundschaft
Freundschaft / amizade / favor / propiciação / favorecimento
"Surgimento já tende ao encobrimento"; tradução de E. Carneiro Leão, op. cit., p. 137. Heidegger traduz o verbo grego philein, comumente traduzido por gostar, amar, como favorecer, presentear, causar o favor. (Schuback )
A língua portuguesa de Camões faz um uso da palavra favor, no "Soneto das Contrariedades do Amor", que é bem consonante com a presente discussão do fragmento 123 de Heráclito: "Mas como causar pode seu favor / Nos corações humanos amizade / Se tão contrário a si é o mesmo Amor?" (Schuback )
Matérias
-
Safranski: Heidegger e Bultmann
17 de fevereiro de 2017, por Cardoso de Castro
Excertos de Rüdiger Safranski, HEIDEGGER
Logo depois da sua chegada em Marburg, Heidegger assistiu a uma conferência de Eduard Thurneysen, que era um dos teólogos dialéticos reunidos em torno de Karl Barth. Para Gadamer a intervenção de Heidegger ficou inesquecível, pois o que ele dizia não contrariava o espírito do lugar mas aquilo que os boatos diziam sobre Heidegger em Marburg: que ele se afastara da fé e da igreja. Heidegger disse: "é a verdadeira tarefa da teologia, para a qual esta (…)
-
GA55: Estrutura da Obra
11 de fevereiro de 2017, por Cardoso de Castro
Trad. brasileira Marcia Schuback
A ORIGEM DO PENSAMENTO OCIDENTAL HERÁCLITO
Semestre de verão de 1943
Observação Preliminar - A filosofia como o pensamento próprio do a-se-pensar. A origem do pensamento "ocidental"
Introdução - Reflexão preparatória em torno do originário e da palavra
§1 Para introduzir a palavra de Heráclito, duas "estórias" a seu respeito
a) O pensamento de Heráclito na dimensão do fogo e da luta, e na proximidade do jogo
b) A palavra de Heráclito sob a (…)
-
Sloterdijk (RPH:32-49) - Antropogênese e Antropotécnicas
27 de abril de 2020, por Cardoso de Castro
Excertos de SLOTERDIJK, Peter. Regras para o Parque Humano. Tr. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000, p. 32-49.
Afastaremo-nos, a seguir, das instruções de Heidegger de nos deter na figura final do pensamento meditativo, para empreender a tentativa de caracterizar mais exatamente em termos históricos a clareira extática na qual o homem dá ouvidos às palavras do ser. Mostraremos que a permanência humana na clareira — em termos heideggerianos, o ficar-dentro (…)
-
Buzzi (IP) – a questão do ser
11 de setembro de 2021, por Cardoso de Castro
BUZZI, A. Introdução ao pensar. Petrópolis: Vozes, 1973, p. 5-11
Neste inspirado prefácio que extraímos desta obra de quase cinquenta anos, o filósofo e frade franciscano, apresenta o pensar filosófico em termos e expressões que expõem sua maestria neste campo, desenvolvendo de maneira até poética o trato da "questão do ser", na sombra de Martin Heidegger. Lamentavelmente este prefácio não se encontra mais nas últimas edições de sua obra.
Introdução ao pensar é o título do livro que o (…)