Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos e latinos > mneme / μνήμη / μνάομαι / mnaomai / μιμνήσκω / mimnesko / Μνημοσύνη / (…)
mneme / μνήμη / μνάομαι / mnaomai / μιμνήσκω / mimnesko / Μνημοσύνη / anamnesis / anámnêsis / anámnēsis / ἀνάμνησις / μιμνήσκω / mimnesko / ἀναμιμνήσκω / anamimnesko / μένος / ménos / mens / μνῆμα / mnema
gr. μνήμη, mnéme (he): memória. É a faculdade de aprender (Aristóteles, Met., A, 1). Sinônimo: Μνημοσύνη, mnemosyne.
Matérias
-
GA24:463-465 – anamnesis
19 de fevereiro, por Cardoso de Castro
Casanova
Ouvimos: o ser-aí mantém-se cotidianamente, de início e na maioria das vezes, unicamente junto ao ente, apesar de já precisar ter compreendido em meio a esta estada e para tanto o ser. A questão, porém, é que, de acordo com a imersão, com o perder-se no ente, tanto em si mesmo, no ser-aí, quanto no ente que o ser-aí não é, o ser-aí não sabe nada sobre o fato de já ter compreendido ser. O ser-aí faticamente existente esqueceu esse anterior. Se, por conseguinte, o ser, o anterior, (…)
-
Ricoeur (2000:3-4) – De que há lembrança? De quem é a memória?
22 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
Os gregos tinham dois termos, mneme e anamnesis, para designar, de um lado, a lembrança como aparecendo, passivamente no limite, a ponto de caracterizar sua vinda ao espírito como afecção — pathos —, de outro lado, a lembrança como objeto de uma busca geralmente denominada recordação, recollection.
Alain François
A fenomenologia da memória aqui proposta estrutura-se em torno de duas perguntas: De que há lembrança? De quem é a memória?
Essas duas perguntas são formuladas dentro do (…)
-
Ricoeur (2000:5-7) – Memória e Imaginação (nota inicial)
28 de novembro de 2023, por Cardoso de Castro
Ao submeter-se ao primado da questão "o quê", a fenomenologia da memória confronta-se desde logo com uma formidável aporia que a linguagem corrente suporta: a presença em que parece consistir a representação do passado parece ser, de facto, a de uma imagem. Dizemos indistintamente que representamos um acontecimento passado ou que temos uma imagem dele, que pode ser visual ou auditiva.
En se soumettant au primat de la question « quoi ? », la phénoménologie de la mémoire se voit confrontée (…)