GA65:11 – O acontecimento apropriador – o ser-aí – o homem

Casanova

1. Acontecimento apropriador: a luz segura da essenciação do seer no campo de visão extremo da mais íntima indigência do homem histórico.

2. O ser-aí: o entre aberto no meio e, assim, velador, entre a chegada e a fuga dos deuses e o homem nele enraizado.

3. O ser-aí tem a origem no acontecimento apropriador e em sua viragem.

4. Por isto, ele só pode ser fundado como a verdade e na verdade do seer.

5. A fundação – não recriação – é um deixar-ser-fundamento por parte do homem (cf. Os singulares, os poucos…), que chega, com isto, pela primeira vez, uma vez mais a si e reconquista o ser-si-mesmo.

6. O fundamento fundado é ao mesmo tempo abismo para a abertura do fosso abissal do seer e não fundamento para o abandono do ser do ente.

7. A tonalidade afetiva fundamental da fundação é a retenção (cf. lá).

8. A retenção é a referência insigne, instantânea ao acontecimento apropriador no ser chamado por meio de seu conclamar.

9. O ser-aí é o acontecimento fundamental da história por vir. Esse acontecimento emerge do acontecimento apropriador e se torna um sítio instantâneo possível para a decisão sobre o homem – sua história ou não história como sua transição para o ocaso.

10. O acontecimento apropriador e o ser-aí estão em sua essência, isto é, em sua pertinência enquanto (35) fundamento da história, ainda completamente velados e permanecerão por um longo tempo causando estranhamento. Faltam as pontes; os saltos ainda não foram levados a termo. Ainda permanece de fora a profundidade da experiência da verdade que lhes satisfazem e a meditação sobre o seu sentido: a força da decisão elevada (cf. lá). Em contrapartida, numerosas no caminho são apenas as ocasiões e os meios da má interpretação, porque falta mesmo o saber daquilo que aconteceu no primeiro início.

Picotti

Fédier

Emad & Maly

Rojcewicz & Vallega-Neu

Original

Excertos de

Heidegger – Fenomenologia e Hermenêutica

Responsáveis: João e Murilo Cardoso de Castro

Twenty Twenty-Five

Designed with WordPress