GA54:110 – Scheu – αιδώς – temor

Wrublevski

“Mas ο temor dispõe ο homem para ο desabrochar da essência e a alegria o dispõe para o pensar prévio; mas às vezes lhe sobrevêm a nuvem escura do ocultamento, que retém o caminho direito além das ações e as coloca fora do que é a descoberta plena de sentido.”

Essa palavra traz a elucidação essencial poética mais bela possível da λήθη. Aqui λάθα está em contraposição a αιδώς. Traduzimos por “temor”. Mas esta palavra não deve nomear um sentimento “subjetivo” como também nenhuma “disposição vivencial” do “sujeito” humano. Αιδώς (temor) sobrevêm para o homem como o determinante, isto é, o que cria uma disposição de afinação. Assim como se torna claro, com base na contraposição λάθα (encobrimento), o temor determina a ἀλήθεια, o descoberto segundo seu desencobrimento, no qual se acha toda a essência do homem com toda a sua capacitação. Αιδώς, uma palavra fundamental da poesia de Píndaro, e com isso uma palavra fundamental dos próprios gregos, não significa jamais, mesmo se compreendermos o temor como o que cria afinação, uma simples timidez, angústia ou medo. O modo mais fácil para atingir a essência do temor (Scheu), como é pensado aqui, resulta de sua essência contrária, ou seja, isso que chamamos de (111) “nojo” (Abscheu). O temor nos predispõe a pensar, antecipadamente, o que dispõe a essência do homem em relação aos entes como um todo. Αιδώς — pensado de um modo grego — não é um sentimento que o homem possui, mas a disposição que, enquanto disposição, determina sua essência, isto é, determina a relação do ser com o homem.

Por isso ἀιδώς é o que há de mais alto na proximidade essencial do deus supremo Ζευς. Assim Sófocles diz (Édipo em Colono, 1267): (…) “Mas αἰδώς, junto com Zeus, mantém sua sede essencial, reinando sobre todas as outras obras” (entes produzidos e constituídos pelo homem). (p. 110-111)

Schuwer & Rojcewicz

Original

Excertos de

Heidegger – Fenomenologia e Hermenêutica

Responsáveis: João e Murilo Cardoso de Castro

Twenty Twenty-Five

Designed with WordPress