GA18:26-27 – ousia

Oὐσία (ousia) é o título para o objeto da autêntica investigação fundamental da filosofia aristotélica e da filosofia grega em geral. Ao assumir a tarefa de esclarecer o significado de tal termo, é necessário ter em mente as conexões materiais que ele pretende. O termo οὐσία tem uma gênese múltipla. A expressão οὐσία, como termo, é derivada de uma expressão dominante na linguagem cotidiana e que significa uma entidade específica, ou seja, a entidade que tem o caráter do patrimônio, da herança, do espólio etc. Tomemos, portanto, o significado atual de οὐσία como fio condutor e nos perguntemos se o significado terminológico também, em algum sentido, ainda contém elementos semânticos do significado atual; claro, apenas como fio condutor, após o que examinaremos minuciosamente os elementos semânticos do significado terminológico: portanto, nenhuma dedução do significado terminológico a partir do significado atual!

O fato característico é que, com este último, não apenas uma entidade é expressa, mas uma entidade no modo de ser. Com a expressão “casa”, quero dizer uma entidade que “existe” de forma explícita: aquela entidade que “existe” primeiramente e acima de tudo na vida, dentro da qual a vida de fato se move em sua maior parte, e com base na qual a vida, por assim dizer, vive sua existência. O significado atual de οὐσία implica, em suma, uma duplicidade: uma entidade, mas também, ao mesmo tempo, o como de seu ser. O significado terminológico distingue-se pelo fato de considerar diretamente precisamente o modo de ser, ou seja, pelo fato de que o termo οὐσία não designa primariamente um ente, mas sim o modo de ser desse ente, implicitamente entendido como um ente determinado. Quando o termo οὐσία é usado, mesmo em seu significado atual, um certo conceito de ser já é pretendido. Oὐσία como εἶναι, ‘ser’, tem seu próprio significado ontológico totalmente determinado, derivado do entendimento primário que os gregos têm do ser que vem a eles em primeiro lugar. E é precisamente esse sentido primário do ser que ainda transparece no significado terminológico.

De qualquer forma, adquirimos uma orientação com relação à polissemia dessa expressão, que resumimos da seguinte forma: significa 1. o ente no como de seu ser, 2. o como do ser do ente. A ênfase é colocada em diferentes direções de tempos em tempos. Estamos interessados aqui apenas no significado terminológico. A polissemia terminológica deve ser determinada com mais precisão. Lidamos com οὐσία a fim de ver o que se quer dizer corretamente em λόγος (logos) e ὁρισμός (horismos), o que se fala corretamente quando se formula uma definição.

Também no significado terminológico οὐσία é tratado aqui com referência à sua polissemia, uma vez que também no significado terminológico significa 1. o ente, ou vários entes, de tal forma que o como de seu ser não é diretamente enfatizado, 2. o próprio ser do ente. Dentro dessas duas direções fundamentais do significado do termo οὐσία, encontramos uma polissemia que deve ser investigada com mais precisão. Se uma investigação com o ser como tema fosse desenvolvida, então essa investigação com o tema do ser do ente deveria, de alguma forma, estar comprometida em levar o ente em consideração também, uma vez que, no final, somente no próprio ente o caráter de seu ser pode ser compreendido, de modo que o ente deve necessariamente ser levada em consideração também. Em uma investigação concebida dessa forma, cada conceito de ser tem um caráter duplo específico de seu significado.