Página inicial > Glossário > teoria do conhecimento

teoria do conhecimento

domingo 27 de janeiro de 2019

Erkenntnistheorie  , théorie de la connaissance, teoria do conhecimento, epistemology

A configuração moderna da ontologia é a filosofia transcendental   que aos poucos se torna teoria do conhecimento.

Em que medida isso surge da metafísica moderna? À medida que se pensa a entidade dos entes enquanto a vigência para a re-presentação asseguradora. Entidade é agora objetividade. A questão da objetividade, da possibilidade de oposição (a saber, do re-presentar que assegura e calcula) é a questão da possibilidade de conhecer.

Em sentido próprio, porém, não se entende essa questão como questão do mecanismo psico-físico do processo de conhecimento, mas da possibilidade da vigência do objeto no e para o conhecimento.

A “teoria do conhecimento” é observação, θεωρία  , à medida que, pensado como objeto, o ὂν é questionado no tocante à objetividade e à sua possibilitação (ἧ ὂν).

Em que medida, através do questionamento transcendental, Kant   im-põe com segurança o metafísico da metafísica moderna? À [65] medida que a verdade se transforma em certeza e, assim, a entidade (οὐσία) dos entes se torna a objetividade da perceptio e da cogitatio   da consciência, do saber, empurrando o saber e o conhecer para o primeiro plano.

A “teoria do conhecimento” e o que assim se considera é, no fundo, metafísica e ontologia, fundadas sobre a verdade assumida como certeza pela re-presentação asseguradora.

Em contrapartida, interpretar a “teoria do conhecimento” como explicação do “conhecimento” e como “teoria” das ciências constitui um equívoco, embora esse negócio de asseguramento seja apenas uma consequência da conversão do ser em objetividade e representação pro-posicional.

“Teoria do conhecimento” exprime a incapacidade fundamental e crescente da metafísica moderna de saber de seu próprio vigor e fundamento. Falar de uma “metafísica do conhecimento” incorre no mesmo equívoco. Trata-se, na verdade, de uma metafísica do objeto, ou seja, dos entes enquanto objetos, objetos para um sujeito.

Na crescente importância da logística, anuncia-se apenas o outro lado da moeda da incompreensão empirista e positivista da teoria do conhecimento. [GA7CFS:64]


VIDE: Erkenntnistheorie