Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos > pneuma / πνεῦμα / Άγιο πνεύμα / hagio pneuma / παράκλητος / parakletos / (…)

pneuma / πνεῦμα / Άγιο πνεύμα / hagio pneuma / παράκλητος / parakletos / παράκλησις / paraklesis

gr. πνεῦμα, pneuma: ar, respiração, espírito, spiritus, sopro, alento. O sopro é constituído por uma mistura completa ou "total" de ar e de fogo, e ele se mistura aos elementos inertes que são a terra e a água. Ele penetra todas as coisas. O sopro é o veículo de deus, o princípio ativo ou logos  ; sua eficacidade requer que ele penetre todas as coisas. (Brisson  ).


Notions Philosophiques  

(gr. pneuma) De pneos eu sopro, eu inalo, eu respiro: o pneuma disto é o resultado, e pode ser ar em movimento, como o sopro do vento ou aquele da respiração. Uma citação de Anaxímenes   cujos termos são contestados, diz que “assim como nossa alma que é ar nos comanda, assim o kosmos   em sua entidade está encerrado pelo pneuma e o ar”. Tal analogia   cosmobiológica se encontra entre os pitagóricos, para quem “o Vazio entra no universo do sopro infinito, o universo sendo suposto inalar o Vazio, que mantém separado as diferentes coisas”. Ela inspira o papel do pneuma na embriologia de Aristóteles, pneuma que, encerrado no esperma (thermon), é fonte da demarcação dos órgãos e instrumento da fenomenologia sensorial. No sistema estoico, a mistura do Fogo artista (thermon) e do ar produz o pneuma que penetra o universo até em suas partes menores. O materialismo da concepção estoica do pneuma será combatido pelos adversários da escola: Fílon fará do “pneuma divino” parte da natureza divina e noûs   (Espírito).