Por esta angústia não entendemos a assaz frequente ansiedade que, em última análise, pertence aos fenômenos do temor que com tanta facilidade se mostram. A angústia é radicalmente diferente do temor. Nós nos atemorizamos sempre diante deste ou daquele ente determinado que, sob um ou outro aspecto determinado, nos ameaça. O temor de… sempre teme por algo determinado. Pelo fato de o temor ter como propriedade a limitação de seu “de” (Wovor) e de seu “por” (Worum), o temeroso e o medroso são retidos por aquilo que nos amedronta. MHeidegger: Que é metafísica? (GA9)
Ao esforçar-se por se libertar disto — de algo determinado — , torna-se, quem sente o temor, inseguro com relação às outras coisas, isto é, perde literalmente a cabeça. MHeidegger: Que é metafísica? (GA9)
A angústia dá-nos uma experiência de ser como o outro com relação a todo ente, suposto que — por causa da “angústia” diante da angústia, quer dizer, na pura atitude medrosa do temor — nós não nos esquivemos, fugindo da voz silenciosa que nos dispõe para o espanto do abismo. MHeidegger: Posfácio OQM (GA9)