GA36-37: – O que significa ideia?

Carneiro Leão

Qual é o nexo entre ideia e luz? O que significa ideia?

Com esta pergunta tocamos num ponto fundamental, até mesmo na constituição fundamental de nossa presença na história do Ocidente. Foi com a ajuda da doutrina das ideias proposta por Platão que se apreendeu o conceito cristão de Deus. É o que se tornou o parâmetro para os próximos milênios, para tudo que, propriamente, é e não é real. A doutrina das ideias se faz o critério para compreender o ser das coisas em geral.

Em segundo lugar, no início da Idade Moderna, a doutrina de Platão das ideias se desdobra e desenvolve para formar o conceito moderno de razão e das ciências racionais da natureza. Também o romantismo depende do domínio da ideia.

Na filosofia de Hegel, o racionalismo e a ideia de Deus se reúnem e se consumam no mais elevado grau de plenitude. Não é mero acaso que Hegel mesmo se chame o plenificador da filosofia ocidental, na medida em que esta é uma transformação cristã da Grécia.

É daí que se desenvolveu, no século XIX: 1. a ideologia do marxismo, de um lado, que só se compreende a partir de Hegel; 2. de outro lado, a nova interpretação do cristianismo por Kierkegaard. A mistura e o enfraquecimento de ambos, que aqui se encontram, constituem o quadro característico da formação e da cultura burguesa, que, por último, Nietzsche leva ao desespero.

Nietzsche anteviu a luta vindoura. Nietzsche luta contra três frentes: 1. contra o humanismo; 2. contra um cristianismo sem base; (156) 3. contra o iluminismo. As armas para a luta, ele as retirou, de acordo com a carência da situação, do arsenal dos três acampamentos.

Desde então, já não há nenhuma posição e atitude clara, originária e pertinente do homem, mas apenas mesclas. O homem de hoje já não é capaz de ver e fazer a experiência de seu próprio lugar na terra. Ele só a conseguirá de novo a partir do momento em que tiver experimentado a condição básica, a saber, a necessidade de se decidir em face dos poderes da essência do homem, da própria presença em si mesma, na medida em que esses poderes pressionam o homem e o forçam a fazer uma escolha.

Este instante extraordinário, em que o nacionalismo é hoje forçado a entrar, reside no vir-a-ser de um novo espírito da terra em geral. E dessa perspectiva que há de mostrar o que significa ter clareza sobre isso e sobre muitas outras coisas.

A doutrina das ideias contém poderes vivos que nos dominam ainda hoje, embora estejam de todo banalizados e irreconhecíveis. Nós colocamos para nós mesmos a questão sistemática sobre as conexões, donde surgiu para Platão algo assim como a ideia da doutrina das ideias.

Fried & Polt

Original

Excertos de

Heidegger – Fenomenologia e Hermenêutica

Responsáveis: João e Murilo Cardoso de Castro

Twenty Twenty-Five

Designed with WordPress