Página inicial > Palavras-chave > Index Textes > GA10 / GA X / SvG / GA10PT / GA10ES / GA10FR / GA10EN / Fundamento1956
GA10 / GA X / SvG / GA10PT / GA10ES / GA10FR / GA10EN / Fundamento1956
Der Satz vom Grund (1955–1956), ed. P. Jaeger, 1997, VIII, 192p. / Le Principe de raison, trad. A. Préau, Paris, Gallimard, coll. « Tel », 1983. [GA10FR] / O Princípio do Fundamento. Tr. Jorge Telles Menezes. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. [GA10PT] / La Proposición del Fundamento. Tr. Félix Duque y Jorge Pérez de Tudela. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2003. [GA10ES] / The Principle of Reason. Tr. Reginald Lilly. Bloomington: Indiana University Press, 1991. [GA10EN]
[SvG] Der Satz vom Grund, Pfullingen, 1957, 211 p.
Fundamento1956: La proposición del fundamento [Der Satz vom Grund] conferencia pronunciada por Heidegger el 25 de mayo de 1956 en el Club de Bremen y el 24 de octubre de 1956 en la Universidad de Viena, publicado por G. Neske, Pfullingen, 1957 (GA10).
Matérias
-
Zarader (2000:131-134) – Erörterung
30 de outubro, por Cardoso de Castro
O Erörterung apresenta várias características paralelas às do Ort. Já notámos na anterioridade do local, em relação a tudo aquilo que concede: o local e a origem, o aquilo a partir de onde. De facto, o primeiro traço da situação, será que ela se orienta para a condição de possibilidade. Essa linguagem — marcada pelo léxico do transcendental — é o do Princípio da Razão. Apresentando «o princípio», Heidegger escreve: «Devemos considerá-lo a bem dizer, no sentido oposto: não no sentido das suas (…)
-
GA10:55-59 – "a rosa é sem porquê"
19 de maio de 2023, por Cardoso de Castro
HEIDEGGER, Martin. O Princípio do Fundamento. Tr. Jorge Telles Menezes. Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p. 61-64
Telles Menezes
«A rosa é sem porquê; ela floresce, porque ela floresce.»
Porque? Não nomeia esta palavra a relação com um fundamento, ao atraí-lo, por assim dizer? A rosa – sem porquê e contudo não sem porque. Portanto o Poeta contradiz-se e fala obscuramente. Mas é nisso que consiste a Mística. Mas o Poeta fala claro. «Porquê» e «porque» têm significados diferentes. (…)
-
GA10 – ratio (razão)
21 de setembro de 2023, por Cardoso de Castro
A este digno-de-ser-pensado pertence a simples correlação de coisas, que agora talvez em algumas coisas se moveu para mais próximo de nós. Nós nomeamo-la, quando dizemos: ser é experimentado como fundamento. O fundamento é interpretado como RATIO, como conta. [tr. Telles Menezes; GA10: CONFERÊNCIA O PRINCÍPIO DO FUNDAMENTO]
O princípio do fundamento enquanto o fundamento do princípio – esta estranha relação torna confuso o nosso representar habitual. Tal não nos deve surpreender, (…)
-
GA10:75-77 – Ouvir e Ver
15 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
[HEIDEGGER, Martin. O Princípio do Fundamento. Tr. Jorge Telles Menezes. Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p. 75-77]
O nosso pensamento deverá agora ter em vista aquilo que na entoação propriamente já foi ouvido. O pensamento deverá ter em vista o audível. Ele tem em vista desse modo o anteriomente in-audível. O pensamento é um acolher que ter em vista. No pensamento desvanece-se-nos o ouvir e ver habituais, porque o pensamento nos leva para um acolher e um ter em vista. Estes são preceitos (…)
-
Caputo (MEHT:47-49) – Princípio da Razão Suficiente
13 de março de 2017, por Cardoso de Castro
Excertos do capítulo II de THE MYSTICAL ELEMENT IN HEIDEGGER’S THOUGHT, p. 47-49.
The point of departure for our study of the mystical element in Heidegger’s thought is the course of lectures which Heidegger gave at Freiburg in 1955-56 and which he published under the title The Principle of Ground (Der Satz vom Grund). The text consists of a series of thirteen course lectures and a concluding address on the subject of this famous principle of Leibniz. "nothing is without reason" (nihil (…)
-
Caputo (MEHT:60-62) – Princípio do Fundamento [Satz vom Grund]
26 de agosto, por Cardoso de Castro
O método de Heidegger de seguir “detours” permitiu-lhe elaborar três formulações sucessivamente mais determinadas do “Princípio do Fundamento”. Podemos resumi-los da seguinte forma: PrincípioFormulação (1) Princípio do Fundamento (Satz vom Grund; principium rationis) “Nada é sem razão.” (2) Princípio de apresentação de um fundamento (principium reddendae rationis) “Nada existe a menos que um fundamento possa ser apresentado para tal.” (3) Princípio de apresentação de um fundamento (…)
-
GA10:20-24 – axioma - princípio - proposição fundamental
19 de maio de 2023, por Cardoso de Castro
¿A qué se pretende apuntar con las formulaciones: axioma, principio, proposición fundamental? Lo que ello quiere hacernos recordar es que, en la filosofía y en las ciencias, esos términos son usados desde hace mucho tiempo unos por otros, por más que cada uno de ellos provenga de una región, en cada caso distinta, del representar.
Duque & Pérez de Tudela
La proposición del fundamento como fundamento de la proposición: esta relación extraña trastornó nuestro representar habitual. (…)
-
GA10: Estrutura da Obra
13 de março de 2017, por Cardoso de Castro
Tradução nossa da versão francesa de André Préau
-* I. Primeiras curiosidades II. O círculo do princípio de razão III. O apelo a fornecer a razão IV. O grande poder do princípio de razão V. "A rosa é sem porque" VI. O ser e a razão VII. Os cinco pontos principais VIII. Retiro e presença do ser IX. Da physis à Razão pura X. Objetidade e razão suficiente XI. O ser e o pensamento XII. O fundo e a dupla ratio XIII. O ser, o fundo e o Jogo A CONFERÊNCIA - O princípio de razão