fazer uma experiência

Fazer uma experiência (eine Erfahrung machen) com algo, seja com uma coisa, com um ser humano, com um deus, significa que esse algo nos atropela, nos vem ao encontro, chega até nós, nos avassala e transforma. “Fazer” não diz aqui de maneira alguma que nós mesmos produzimos e operacionalizamos a experiência. Fazer tem aqui o sentido de atravessar, sofrer, receber o que nos vem ao encontro, harmonizando-nos e sintonizando-nos com ele. É esse algo que se faz, que se envia, que se articula. (GA12)


Fazer uma experiência significa literalmente: eundo assequi; no andar, estando a caminho, alcançar uma coisa, andando, chegar num caminho. Aonde chega o poeta (Dichter)? Não a um mero conhecimento (Kenntnis). Ele chega à relação da palavra com a coisa (das Verhältnis des Wortes zum Ding). Essa relação não é contudo um relacionamento entre a coisa (Ding) de um lado e a palavra (Wort) de outro. A palavra é ela mesma a relação que a cada vez envolve de tal maneira a coisa dentro de si que a coisa “é” coisa. (GA12)


Fazer a experiência de alguma coisa significa: a caminho (Weg), num caminho, alcançar alguma coisa. Fazer uma experiência com alguma coisa significa que, para alcançarmos o que conseguimos alcançar quando estamos a caminho, é preciso que isso nos alcance e comova, que nos venha ao encontro e nos tome, transformando-nos em sua direção. (GA12)

Heidegger – Fenomenologia e Hermenêutica

Responsáveis: João e Murilo Cardoso de Castro

Twenty Twenty-Five

Designed with WordPress