essência do fundamento

O tratado Sobre a Essência do Fundamento surgiu no ano de 1928 simultaneamente com a preleção Que é Metafísica? Esta reflete sobre o nada, aquela nomeia a diferença ontológica.

O nada é o não do ente, e, deste modo, o ser experimentado a partir do ente. A diferença ontológica é o não entre ente e ser. Mas, assim como ser, enquanto o não com relação ao ente, não é um nada no sentido do nihil negativum, tampouco é a diferença, enquanto o não entre ente e ser, somente o produto de uma distinção do entendimento (ens rationis).

Aquele não nadificante do nada e este não nadificante da diferença não são, certamente, da mesma espécie, mas o mesmo, no sentido daquilo que, no acontecer fenomenológico do ser do ente, faz parte de uma comum-unidade. Este mesmo é o digno de ser pensado, que ambos os escritos, propositalmente mantidos separados, procuram aproximar de uma determinação, sem lhe estarem à altura.

Aqui vai um convite para que todos os que ainda meditam comecem finalmente a se aprofundar, pela reflexão, nesta mesma questão, que há dois decênios por isto espera. (MHeidegger PREFÁCIO À TERCEIRA EDIÇÃO (1949)) (GA9)


Até aqui se tratou de mostrar, em poucos passos, mas essenciais, que a essência da verdade deve ser procurada mais originariamente do que a tradicional determinação dela, no sentido de uma propriedade da enunciação, quereria admitir. Se, porém, a essência do fundamento possui uma relação interna com a essência da verdade, então também o problema do fundamento somente pode residir lá, onde a essência da verdade haure sua possibilidade interna, na essência da transcendência. A questão da essência do fundamento transforma-se no problema da transcendência.

E este entrelaçamento de verdade, fundamento, transcendência de uma unidade originária, então também o encadeamento dos respectivos problemas deve irromper à luz, em toda parte, onde a questão do “fundamento” – e seja apenas na forma de uma expressa discussão do princípio da razão – é abordada com mais decisão. (MHeidegger SOBRE A ESSÊNCIA DO FUNDAMENTO)