Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, existência

Dasein descerra sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, como uma clareira do AÍ, EM QUE coisas e outros comparecem, COM QUE são compreendidos, DE QUE são constituidos.

Página inicial > Gesamtausgabe > GA38: Lógica - medir questionante dos abismos do ser

GA38: Lógica - medir questionante dos abismos do ser

quinta-feira 13 de abril de 2017

Português

A lógica não é, pois, para nós, um adestramento para um melhor ou pior método do pensar, mas o medir questionante dos abismos do ser, não é a ressequida coleção das perpétuas leis do pensar, mas o lugar [Stätte] da questionabilidade do homem, da sua medida. Só então a lógica será mesmo tudo menos um falatório indisciplinado sobre a concepção do mundo, mas será, sim, um trabalho sóbrio, imposto por um verdadeiro estímulo e uma necessidade essencial.

Original

Die Logik ist daher für uns nicht eine Abrichtung zu einem besseren oder schlechteren Denkverfahren, sondern das fragende Abschreiten der Abgründe des Seins, nicht die vertrocknete Sammlung ewiger Denkgesetze, sondern Stätte der Fragwürdigkeit des Menschen, seiner Größe. Logik ist aber dann erst recht kein zuchtloses Weltanschauungsgerede, sondern nüchterne, im echten Antrieb und in wesentlicher Not gebundene Arbeit.


Ver online : LÓGICA - A PERGUNTA PELA ESSÊNCIA DA LINGUAGEM