superação da metafísica

Überwindung der Metaphysik

Quando se falar assim, no desenvolvimento da questão da verdade do ser (Wahrheit des Seins), de uma superação da metafísica, isto então significa: Pensar (Andenken) no próprio ser (Sein selbst). Um tal modo de pensar ultrapassa o pensamento atual que não pensa no chão em que se desenvolve a raiz da filosofia. O pensamento tentado em Ser e Tempo põe-se em marcha para preparar a superação da metafísica assim entendida. Aquilo, porém, a que este pensamento dá o impulso necessário somente pode ser aquilo mesmo que deve ser pensado. O fato e a maneira de o ser mesmo abordar um pensamento nunca dependem primeira e unicamente do pensamento. Se o ser atinge um pensamento e o modo como o consegue, põe-no em marcha para sua matriz que vem do próprio ser, para, desta maneira, corresponder ao ser enquanto tal.

Mas por que, afinal, é necessária uma tal espécie de superação da metafísica? Deverá, desta maneira, ser apenas substituída e fundamentada através de disciplina mais originária aquela disciplina da filosofia que até agora foi a raiz? Trata-se de uma modificação do corpo doutrinário da filosofia? Não. Ou deverá ser descoberto, pelo retorno ao fundamento da metafísica, um pressuposto da filosofia até agora esquecido para mostrar-lhe que ainda não assenta sobre seu fundamento inconcusso, não podendo, por isso, ainda ser a ciência absoluta? Não. (MHeidegger O RETORNO AO FUNDAMENTO DA METAFÍSICA)


J — É este o sentido de superação da metafísica?

P — Somente este, nem destruição, nem mesmo negação da metafísica. Pretendê-lo seria pueril e uma degradação da história.

J — À distância, estranhamos sempre que se tenha atribuído ao senhor uma recusa e rejeição da história do pensamento até hoje vigente. Para nós, o senhor visa somente a uma apropriação originária da história

P — Cujo êxito se pode e se deve discutir.

J — O fato dessa discussão ainda não ter encontrado uma trilha adequada resulta, além de outros motivos, sobretudo, da confusão instaurada pelo sempre ambíguo uso da palavra “ser”. (GA12MSC:88)


O que significa “superação da metafísica”? Na história do Ser, o pensamento usa essa expressão a título precário, apenas para se fazer entender. Trata-se de uma expressão que, a bem dizer, provoca muitos mal-entendidos por não permitir que a experiência chegue ao fundo (Grund), somente a partir do qual a história do ser (Geschichte des Seins) entreabre seu vigor essencial (Wesen). Este fundo é o acontecimento apropriador (Das Er-eignis) em que o próprio ser se sustenta (Verwunden). A superação da metafísica não significa, de forma alguma, a eliminação de uma disciplina do âmbito da “formação” filosófica. Como destino da verdade dos entes (Geschick der Wahrheit des Seienden), ou seja, da entidade (Seiendheit), já se pensa a “metafísica” (Metaphysik) como um dar-se e acontecer que se apropria (Ereignung), de maneira ainda velada mas decisiva, do esquecimento do ser (Vergessenheit des Seins). (GA7CFS:61)