Maier & Shibles organizaram uma obra que merece leitura pelos bioeticistas e profissionais de saúde. Não se trata de uma apologia da filosofia, mas de um alerta bem argumentado e embasado de sua necessidade para a prática destes profissionais, e hoje em dia mais ainda para a reflexão dos bioeticistas. Já no início do livro (p. xx) é dado o tom de seu propósito ao afirmar que não se pode ser um profissional de saúde sem pensamento crítico e filosofia, especialmente da filosofia da medicina e da ética.
Segundo os organizadores desta obra, é bastante comum se formar em qualquer faculdade que não seja de filosofia, e em particular na faculdade de medicina, sem praticamente nenhuma exposição a esse pensar filosófico. Normalmente, eles não estão disponíveis, muito menos parecem necessários. Poucos profissionais de saúde podem dizer a diferença entre discursos científicos e morais. Enquanto as escolas médicas e os centros de pesquisa acadêmica não fizerem da filosofia parte de sua educação e cultura, a medicina, também como ciência e técnica, estará sendo prejudicada.
MAIER, Barbara & SHIBLES, Warren A.. The Philosophy and Practice of Medicine and Bioethics. A Naturalistic-Humanistic Approach. Dordrecht: Springer, 2011.