Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, existência

Dasein descerra sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, como uma clareira do AÍ, EM QUE coisas e outros comparecem, COM QUE são compreendidos, DE QUE são constituidos.

Página inicial > Léxico Alemão > filósofo

filósofo

quarta-feira 13 de dezembro de 2023

philosophe
philosopher

Quando é que a resposta à questão: Que é isto – a filosofia? é uma resposta filosofante? Quando filosofamos nós? Manifestamente apenas então - quando entramos em diálogo com os FILÓSOFOs. Disto faz parte que discutamos com eles aquilo de que falam. Este debate em comum sobre aquilo que sempre de novo, enquanto o mesmo, é tarefa específica dos FILÓSOFOs, é o falar, o légein no sentido do dialégesthai, o falar como diálogo. Se e quando o diálogo é necessariamente uma dialética, isto deixamos em aberto.
Uma coisa é verificar opiniões dos FILÓSOFOs e descrevê-las. Outra coisa bem diferente é debater com eles aquilo que dizem, e isto quer dizer, do que falam.
Supondo, portanto, que os FILÓSOFOs são interpelados pelo ser do ente para que digam o que o ente é, enquanto é, então também nosso diálogo com os FILÓSOFOs deve ser interpelado pelo ser do ente. Nós mesmos devemos vir com nosso pensamento ao encontro daquilo para onde a filosofia está a caminho. Nosso falar deve co-responder àquilo pelo qual os FILÓSOFOs são interpelados. Se formos felizes neste co-responder, respondemos de maneira autêntica à questão: Que é isto – a filosofia? [MHeidegger 35]