2.1 Contexto
WHITE, Carol J. Time and Death: Heidegger's Analysis of Being-upon-the-End. Edited by Mark Ralkowski; foreword by Hubert L. Dreyfus. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2005.
2.1 O Contexto da Discussão da Morte
1. Na leitura tradicional, Ser e Tempo parece consistir em duas análises bastante distintas e até desconexas, uma análise fenomenológica da atividade cotidiana na Primeira Seção e uma análise de temas “existencialistas” como morte, consciência (Gewissen), culpa (Schuld) e consciência temporal na Segunda.
-
O mistério está em como Heidegger poderia ter esperado, conforme o plano original, tratar do “sentido do ser em geral” e da história da ontologia depois de investigar como cada um deve enfrentar a própria morte, como a consciência fala, como se é “culpado” pelo próprio caráter e ações e como a consciência se unifica temporalmente.
-
A maioria dos comentadores julga que Heidegger percebeu que essa incursão na vida pessoal não era apenas um desvio, mas um beco sem saída, e por isso interrompeu Ser e Tempo, deixando um torso truncado enquanto realizava a “viravolta” (Kehre) e tentava uma abordagem radicalmente diferente.
2. A concepção de morte aqui apresentada permite ver por que Heidegger podia considerar sua análise um passo necessário rumo à meta geral de Ser e Tempo, a determinação do sentido do ser em geral, meta que ele recorda nos parágrafos de abertura da Segunda Seção, antes de iniciar a investigação da morte.
-
“O que se busca é a resposta à questão sobre o sentido do ser… Mas pôr a descoberto o horizonte no qual algo como o ser em geral se torna compreensível equivale a esclarecer a possibilidade de uma compreensão do ser em geral — compreensão que pertence ela mesma à constituição do ente chamado ser-aí.”
3. Em cursos que antecipam a estrutura e o conteúdo de Ser e Tempo, Heidegger também apresenta a análise da morte como uma estação no caminho rumo à resposta sobre o sentido do ser, sugerindo que ela é um passo importante para determinar a natureza do questionamento do ser pelo ser-aí, o que significa ter um ponto de vista e compreender o ente, e o ser do ente em geral.
4. Mais tarde, em Kant e o Problema da Metafísica, Heidegger sugere que a ontologia fundamental inclui em seu âmbito “o problema da finitude no homem como o elemento decisivo que torna possível a compreensão do ser”.
-
Chega a afirmar que “a compreensão do ser é ela mesma a essência mais íntima da finitude”.
-
A concepção de finitude buscada, ainda que hesitantemente, em Ser e Tempo não é um desvio sem saída da questão do sentido do ser, mas algo “fundamental para a problemática da fundamentação da metafísica”.
5. A análise da morte do ser-aí em Ser e Tempo é a primeira grande tentativa de Heidegger de captar essa noção de finitude, e a morte revela-se ligada não à cessação da vida física ou da consciência, nem às atitudes diante dessa perspectiva, mas ao ser mais próprio do ser-aí como compreensão do que é ser.
-
Considerar a essência da finitude “força inevitavelmente a considerar a questão das condições que regem a possibilidade de uma orientação prévia para o objeto, isto é, a questão da natureza do voltar-se ontológico para o objeto em geral necessário para isso”.
-
Heidegger pergunta se o entendimento revela “sua mais profunda finitude” quando deixa algo ser objeto, pois então “trai da forma mais originária a indigência de uma essência finita”.
-
Sua resposta é afirmativa, e a análise da morte mostra a necessidade de deixar as coisas serem.
6. Em Ser e Tempo, a discussão da morte vem logo após a explicitação da verdade como desvelamento no fim da Primeira Seção e antes da discussão da temporalidade (Zeitlichkeit) do ser-aí, que constitui o sentido de seu ser e a condição de sua possibilidade, sendo a verdade como alétheia ou desvelamento mais fundamental que a verdade como correspondência, pois um mundo precisa primeiro revelar-se como contexto de ocupação antes que se possam fazer asserções ou ter representações conscientes de coisas particulares que correspondam ou não às suas propriedades.
7. A verdade como desvelamento é complementada pela não-verdade como fechamento e encobrimento, traço ligado à noção heideggeriana de morte, pois à verdade pertence “a reserva do ainda-não (do des-) revelado no sentido do ocultamento”, e a questão da morte do ser-aí aborda explicitamente o “ainda-não” (Noch-nicht) que constitui aspecto essencial da compreensão do ser do ser-aí, sendo a temporalidade, como sentido do ser do ser-aí, a condição de possibilidade de que esse “ainda-não” se desdobre ao longo dos séculos da civilização ocidental.
8. A análise da morte serve de ponte entre as questões da verdade e da temporalidade, e em cursos proferidos pouco antes da publicação de Ser e Tempo Heidegger chamou sua explicitação da morte de “consideração de transição”, embora, logo após a publicação, talvez tenha percebido que, para o leitor, sua abordagem não conectava, mas descarrilava sua linha de pensamento.
-
Nos cursos posteriores à publicação, anuncia que tentará um novo caminho para o tema do tempo.
-
“O caminho para a interpretação do tempo não é simples. O que eu mesmo tomei não é o único, mas todo caminho é longo e encontra obstáculos.”
9. A discussão da morte em Ser e Tempo certamente desviou muitos leitores para a trilha errada, embora Heidegger continuasse a vê-la com outro objetivo, comentando já no fim da vida que ela trata da questão da temporalidade do ser-aí, da humanidade, algo muito diferente da atitude de um indivíduo perante a morte física.
-
Numa observação que deve parecer curiosa à luz da interpretação tradicional, Heidegger acrescenta: “Esse é um pensamento diferente do de Rilke, de que cada um morre sua própria morte.”
10. O texto deixou essas distinções longe de claras e convidou à leitura existencialista equivocada pelo modo como formulou os problemas e pela terminologia empregada, e Heidegger admitiu que suas afirmações retrospectivas pressupõem uma clareza que nem em sua mente existia, sendo o desenvolvimento de suas ideias nesse período um “processo emaranhado, inescrutável até para” ele, cuja linguagem e cujas explicações não captam adequadamente suas intenções.
