estudos:stambaugh:stambaugh-1986iv-pro-jeto-ent-wurf

STAMBAUGH (1986:IV) – PRO-JETO

Como a temporalidade torna possível o ser-no-mundo? Consistente com a ênfase no futuro como o modo primário da temporalidade, Heidegger descreve o pro-jeto (Ent-wurf) de Da-sein, sua projeção para o futuro, seu constante estar adiante de si mesmo. No estar adiante de si mesmo do Da-Sein, o futuro vem em sua direção e ele é trazido de volta ao seu já ter sido, seu “passado” (Gewesenheit), facticidade e ser-lançado. Isso significa que sempre me encontro (befinde mich, humor) como já tendo sido. Não tenho um início absoluto que possa determinar. Não fiz uma escolha consciente para nascer, para existir; simplesmente me encontro como sempre já tendo sido lançado no mundo (Geworfenheit).

A partir da “coalescência” do futuro e do passado, o presente é engendrado, um modo de presença que incorpora o futuro e o passado. Assim, a “ocorrência” da “consciência” resulta das estruturas de temporalidade que tornam possível o ser-no-mundo; existência, facticidade e enredamento em sua unidade, em última análise, a abertura para o ser ocorrendo como a Abertura (Lichtung) do próprio ser.

/home/mccastro/public_html/ereignis/data/pages/estudos/stambaugh/stambaugh-1986iv-pro-jeto-ent-wurf.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki