User Tools

Site Tools


estudos:luijpen:1966:1

1 Redução

LUIJPEN, William. Phenomenology and Humanism. A primer in existential phenomenology. Pittsburgh: Duquesne University Press, 1966

[Introdução: a fenomenologia e a acusação de “renegação da ciência”]

A fórmula de Merleau-Ponty segundo a qual a fenomenologia seria a “renegação da ciência” (disavowal of science; désaveu de la science) gerou equívocos persistentes, cuja responsabilidade recai em grande parte sobre os próprios fenomenólogos, que não esclareceram suficientemente sua relação com as ciências.

  • Tomada ao pé da letra, a fórmula parece reduzir a fenomenologia a mistificação da realidade ou a nova forma de misticismo filosófico, acusação predominante entre seus críticos.
  • Afastar a acusação de misticismo não resolve tudo: a compreensão mais profunda do pensamento fenomenológico conduz inevitavelmente às questões originárias que acompanham a humanidade desde o início da civilização.
  • O foco recai sobre as dificuldades próprias de um primeiro contato, necessariamente limitado, com a fenomenologia.

As aparentes recusas fenomenológicas de objetividade, absoluto, racionalidade e essência expõem a fenomenologia às acusações de subjetivismo, relativismo, irracionalismo e ética da situação radical.

  • A rejeição da pretensão de objetividade parece justificar a crítica científica de subjetivismo, e a repulsa ao “saber absoluto” obriga à defesa contra o relativismo.
  • A indiferença de alguns fenomenólogos quanto ao saber racional, à essência e à universalidade objetiva da filosofia, sobretudo em relação à essência do homem, sugere o abandono do ideal da filosofia como ciência das ciências (scientia scientiarum).
  • A aparente negação da universalidade subjetiva da verdade reduziria a fenomenologia a diários interessantes ou romances com implicações filosóficas.

A fórmula radical só se torna compreensível mediante o exame do que as ciências fizeram com os conceitos de “científico”, “objetivo”, “absoluto” e “racional”, nos quais foram introduzidos pressupostos ocultos e injustificados.

  • As disciplinas científicas degeneraram frequentemente em cientificismo.
  • A renegação não atinge os resultados das ciências, a validade das leis físicas ou a veracidade das equações matemáticas.
  • O alvo é a ditadura e o absolutismo do pensamento científico sobre todas as demais formas de pensamento humano.

O Absolutismo das Ciências: Uma Contradição

O cientificismo impõe a crença de que existe um único modo objetivo de falar da realidade e de experimentá-la, exemplificado pelo físico e seu método experimental, devendo a experiência espontânea e ordinária do mundo ser substituída por um sistema de experiências científicas.

  • A fenomenologia constitui uma revolta contra essas exigências, impossíveis por conterem uma contradição fundamental.
  • Em sentido preciso, a fenomenologia é a renegação do cientificismo, não da ciência.

A contradição do cientificismo reside em que o próprio ato de rejeitar a filosofia já é filosofia, e em que a pretensão de exclusividade da experiência científica contradiz a vida do próprio cientista.

  • O discurso cientificista sobre metodologia e verdade objetiva contém implicitamente uma epistemologia completa e uma filosofia da realidade.
  • Se apenas o físico pudesse exprimir o sentido objetivo do mundo, jamais se poderia tomar consciência do mundo real, pois a experiência cotidiana ficaria destituída de todo acesso a ele.
  • Trata-se não de uma contradição lógica nos termos, mas de uma contradição com a “vida”, com a existência concreta do cientista.

Alguns Exemplos

O saber científico sobre qualquer domínio só tem sentido sobre o fundo de uma experiência mais fundamental e originária, o contato espontâneo e cotidiano com as coisas de que esse saber trata.

  • Paisagens, rios e mares são conhecidos antes de qualquer geografia; o geógrafo só sabe do que escreve porque conheceu montanhas e vales antes de conhecer a palavra geografia (Merleau-Ponty).
  • Tratados de fisiologia e anatomia perdem coerência e sentido quando se nega a realidade da experiência ordinária das pessoas encontradas numa festa, na sala de aula ou no bonde; por isso é paradoxal preparar a educação sexual de crianças apenas com leituras anatômicas.

O mundo vivido (Lebenswelt), em que as maçãs caem das árvores e o sol nasce e se põe, não é ilusão a ser corrigida pela física, mas o mundo sem o qual a própria física não saberia do que fala.

  • A tese do sol quase estacionário levou a considerar ilusória a experiência do mundo vivido, sem que se perguntasse que outro mundo o físico teria em vista.
  • O físico esgotado recupera a saúde e o equilíbrio justamente no mundo de nascentes e poentes que se recusava a chamar de objetivo.

O Mundo Vivido como Nosso Mundo Objetivo

A compreensão do verdadeiro objeto das ciências exige restituir ao mundo vivido sua posição de proeminência no pensamento, reconhecendo-lhe objetividade e renunciando à pretensão de que só as ciências falam de um mundo real.

  • A objetividade deixa de ser monopólio do pensamento científico.

A história da filosofia mostra a substituição progressiva da experiência cotidiana pela experiência científica e do conjunto de significações do mundo vivido pelos objetos das ciências, processo que culmina em Descartes.

  • Em Descartes, o mundo vivido é destruído em sua imediaticidade espontânea, e a quantificação torna-se a única via legítima e objetiva de acesso ao real.
  • Só os conceitos claramente delimitados de quantidade são julgados adequados para descrever o mundo.
  • A dúvida metódica serve como meio de conferir estatuto privilegiado ao saber científico, o que constitui essencialmente a filosofia do cientificismo.

Desconsideração do Conhecimento como Presença Imediata

A teoria das qualidades primárias e secundárias contém uma teoria implícita da experiência e do conhecimento que desvaloriza a presença imediata da realidade.

  • Na experiência inicial de uma maçã, tamanho e cor aparecem como igualmente reais, sem distinção entre objetivo e subjetivo.
  • O primado do aspecto quantitativo e mensurável não é dado na presença imediata, mas imposto por uma interpretação teórica.

Interrompido o diálogo entre presença imediata (homem) e realidade presente (mundo), surge uma epistemologia que concebe o conhecimento como reflexo especular e o mundo como mundo-em-si.

  • A desvalorização da experiência imediata produz o par conhecimento-espelho e mundo-em-si (world-in-itself).

“Às Coisas Mesmas”

Dois postulados errôneos dominaram a filosofia ocidental desde Descartes: o conhecimento como espelhamento ou representação de um mundo-em-si, e as ciências físicas como sistema por excelência de re-presentação objetiva (De Waelhens).

  • Ambos violam a realidade tal como aparece na presença imediata.
  • Todos os fenomenólogos se unem no combate a essas concepções equivocadas.

A exigência husserliana de retorno “às coisas mesmas” (zu den Sachen selbst) significa aceitar a realidade tal como aparece imediatamente na experiência, sem pré-juízos teóricos e sem eliminação a priori de qualquer domínio de significação.

  • O retorno visa o mundo da experiência originária e a riqueza de significações nele presente.
  • Nenhuma teorização prévia sobre a experiência deve anteceder esse retorno.

A contradição do cientificismo emerge na pretensão de substituir a experiência cotidiana pela experiência científica e o mundo vivido pelos objetos das ciências naturais, e persiste mesmo quando se reconhece o primado da experiência cotidiana mas se a interpreta nos moldes da psicologia empírica.

  • Tratados sobre condicionamento, reflexos neurais e potenciais de excitação não exprimem a experiência tal como originariamente emerge.
  • A experiência originária não é um aglomerado de conceitos e leis científicas; ao contrário, as ciências pressupõem a experiência cotidiana originária.
  • Reflexos, potenciais e esquemas de condicionamento remetem ao mundo ordinário; pretender que substituam esse mundo é absurdo, pois dele dependem para ter qualquer sentido.

A Redução Fenomenológica

A redução fenomenológica, conceito recorrente em Husserl e sem formulação final inequívoca, integra o projeto da fenomenologia como método de acesso ao indubitável, ao fundamento do inegável, pelo retorno às coisas e ações mesmas.

  • O falar sobre a realidade só é fundado e enraizado na medida em que nele se revela uma realidade determinada.
  • O falar encontra fundamento e justificação absoluta na realidade particular que nele emerge.

O percurso de Husserl, da investigação da realidade matemática à crítica do psicologismo, conduziu-o a Brentano e ao conceito de intencionalidade, entendido, diferentemente de Brentano, como essência do conhecimento e da consciência.

  • Conhecer e ser consciente de algo significa estar dirigido a uma realidade que não é a própria consciência nem o próprio conhecimento.
  • Ser consciente é estar além da consciência, a caminho de uma realidade distinta dela.
  • A presença da realidade visada decide, em última instância, as questões de verdade e certeza.

A primeira forma de redução, a colocação entre parênteses (Einklammerung) da existência fática das coisas presentes à consciência, responde ao problema crítico do século XIX e revela a permanência de Husserl nos mitos do Cogito que combatia (De Waelhens).

  • O problema crítico indaga se existe uma realidade correspondente às representações recebidas por um Cogito isolado e fechado.
  • A suspensão dos juízos sobre a existência e o estatuto ontológico das coisas pretendia contornar esse terreno movediço.
  • Só num quadro em que o Cogito é concebido como isolado e encapsulado há lugar para a dúvida sobre a existência fática das coisas.

A intencionalidade, tal como originalmente formulada, torna impossível uma redução destinada a suspender a existência fática do mundo, pois sem mundo faticamente existente a consciência não poderia ser intencionalidade.

  • Nenhuma questão sobre a realidade do mundo visado pode surgir se a consciência é intencionalidade.
  • Na evolução de Husserl, a colocação entre parênteses perde valor, enquanto a redução fenomenológica ganha importância e adquire novo sentido.
  • Permanece intacta a intenção original de alcançar o indubitável pelo retorno às coisas mesmas.

No novo sentido, a redução torna-se instrumento de filtragem dos preconceitos culturais e científicos que deformam a experiência, entendida como presença às coisas mesmas e fundamento de todo enunciado verdadeiro.

  • As noções correntes de experiência na virada do século eram conceitualizações distorcidas, ajustadas a uma visão pretensamente científica do homem e do mundo.
  • A evolução final do pensamento husserliano, complexa e não inteiramente clara, foi esclarecida por Merleau-Ponty.
  • A fenomenologia, como busca dos fundamentos da filosofia, exige desmascarar todos os preconceitos filosóficos sobre a natureza da consciência.
  • Esse desmascaramento restabelece a experiência tal como é vivida: presença ao mundo vivido e desvelamento dele.
estudos/luijpen/1966/1.txt · Last modified: by 127.0.0.1