User Tools

Site Tools


estudos:kisiel:2007:0.3

0.3 Marburgo

HEIDEGGER, M.; KISIEL, T.; SHEEHAN, T. Becoming Heidegger: On the Trail of His Early Occasional Writings, 1910-1927. Evanston: Northwestern University Press, 2007.

§3. O Período de Marburgo, 1923-1928

1. A nomeação de Heidegger para uma cátedra associada em Marburgo, em grande parte pela força do manuscrito inédito que introduzia as suas interpretações de Aristóteles (capítulo 14), conduz imediatamente a uma estreita relação de trabalho com o teólogo residente Rudolf Bultmann e rapidamente dá frutos na sua conferência em duas partes que conclui o seminário de Bultmann sobre a Ética de Paulo no semestre de inverno de 1923-1924, intitulada O Problema do Pecado em Lutero (capítulo 15).

2. A Introdução a Aristóteles tinha sugerido que a teologia do jovem Lutero está particularmente sintonizada com a situação fática da vida humana, em oposição à teologia escolástica, e a conferência de seminário de Heidegger fornece agora a profundidade e o detalhe do sentido luterano da facticidade radical do pecado na própria estrutura do ser humano, sendo significativamente o primeiro nome de Heidegger para a tendência intrínseca a cair ou lapsar na situação humana, no semestre de inverno de 1921-1922, ruína, segundo ruina, o termo da Bíblia latina para a Queda.

3. Pecado e fé são reunidos como as duas tendências emotivas opostas do ser voltado para longe de ou voltado para Deus, e, seguindo Lutero, Heidegger considera ambos como hábitos afetivos, onde os afetos são entendidos ontologicamente e não psicologicamente como modos de ser-no-mundo, como o como de ser colocado diante e assim disposto (Wie des Gestelltseins) em relação às coisas, ao mundo e a Deus.

4. Heidegger está consequentemente a aplicar as categorias em expansão da sua própria ontologia fenomenológica do Dasein situado ao esclarecimento de problemas teológicos, e a sua conclusão filosófica não é assim de todo surpreendente, a saber, que a fé só pode ser compreendida quando o pecado é compreendido, e o pecado só é compreendido por via de uma correta compreensão do ser do homem mesmo.

5. Essa ontologia em expansão do Dasein recebe o seu primeiro ensaio público completo, ainda que esboçado, na conferência de Heidegger perante a Faculdade de Teologia de Marburgo em julho de 1924, intitulada O Conceito de Tempo (capítulo 16), sendo central à caracterização do Dasein, o seu caráter mais fundamental em que todos os outros convergem, a sua Jeweiligkeit, de tal modo que o Dasein, que é sempre um eu sou, é em cada instanciação o seu próprio enquanto, isto é, cada um é o seu próprio tempo.

6. Essa equação entre o Dasein único e o seu tempo desenrolar-se-á no decurso da conferência no exame de uma série de frases retóricas, eu sou o meu futuro, passado, presente, claramente moldadas segundo a assertiva exortativa de Dilthey-Yorck, nós mesmos somos história, e assim a questão básica da conferência se transforma de o que é o tempo? em quem é o tempo?, e a ladainha interrogativa que conclui a conferência, somos nós mesmos o tempo? sou eu o tempo? sou eu o meu tempo?, dá a essas questões ontológicas uma aresta exortativa, até que ponto me tornei eu/nos tornámos nós o meu/nosso tempo?, e recorda o apelo a cada geração de filósofos para primeiro chegar a termos com a sua própria situação hermenêutica como a rota inescapável para recuperar a filosofia passada (capítulo 14).

7. Que isso ultrapassa temporalmente a exortação clássica de tornar-se o que já se é de modo predeterminado é indicado pela ênfase colocada no tornar-se futural por via de anticipar o próprio certo mas indeterminado ter ido, e é apenas por via dessa anticipação, que nada mais é do que o futuro próprio e singular do nosso Dasein particular, que cada um de nós instancia o seu particular e único enquanto carregado da sua possibilidade própria sem precedentes.

8. Heidegger conclui indicando o diferente tipo de individuação envolvido no tempo histórico versus natural, entre a individuação do tempo de vida próprio e único e a individuação do tempo comum, que se mantém no tempo da cotidianidade do Todo-o-Mundo, sendo o problema clássico da diferença entre o universal distributivo do cada, sempre sujeito a interpretação variável (je nach dem) segundo o contexto individuante, e o universal genérico nivelador do todos comum, que, como Aristóteles já notou, o ser nunca é.

9. A conferência sobre a verdade intitulada Ser-Aí e Ser-Verdadeiro Segundo Aristóteles (capítulo 17), agendada para entrega em seis cidades da região do Ruhr-Reno em dezembro de 1924 e notavelmente em Colónia na presença de Max Scheler, leva o subtítulo Interpretações da Ética a Nicómaco, Livro VI, o que sugere que pode ter sido concebida como capítulo de abertura do tratado de interpretações de Aristóteles planeado em 1922 e ainda um projeto viável para Heidegger em 1924.

10. Mas a questão que levanta, o locus da verdade, e o movimento da conferência para relocalizar esse locus da correspondência do juízo para o desvelamento do Dasein e para o desvelar do ser, há muito são familiares aos heideggerianos na forma da conferência pivotal tardia proferida pela primeira vez em 1930, Sobre a Essência da Verdade, da qual a anterior conferência do Ruhr é claramente prima próxima, sendo uma diferença impressionante dessa conferência anterior a sua relocalização interina da discussão da verdade do juízo para a retórica do discurso cotidiano (Rede).

11. Com base na natureza dúplice desse discurso como simultaneamente encobridor e desvelador, Heidegger desenvolve a sua primeira listagem dos três modos do encobrimento do ser, e o desvelamento torna-se assim uma luta pelas palavras apropriadas de uma língua nativa bem como a luta contra o discurso encobridor da sofística, a tagarelice e a conversa vã que pretende ser desveladora e sabedora.

12. Pois as opiniões prevalecentes sobre os entes e as matérias contidas na sabedoria da nossa língua nativa, que constituem a arena própria da retórica, contêm elas mesmas uma visão parcial e medida de intuição do seu próprio ser, e tal intuição deve ser trazida para o aberto por via da dianoética compreensiva especialmente do puro entendimento (ooia) e da intuição prática circunspectiva (opovnus), que devem consequentemente trazer para palavras a dimensão poética essencialmente pré-verbal a que têm acesso.

13. O terceiro modo do encobrimento desvelador, a entrada desveladora em domínios do ser dos quais até aqui éramos ignorantes, é ilustrado pelo apelo conclusivo de Heidegger à imensa tarefa de criar uma ontologia do Dasein em contraste com a ontologia do mundo e dos ciclos eternos dos céus que os gregos nos transmitiram, mas, para avançar para uma ontologia radical da história e do mundo humano, Heidegger insiste primeiro em voltar à linguagem da filosofia que herdámos dos gregos.

14. Ele busca traduzir especialmente o que os gregos tinham a dizer sobre aquilo que também pode ser de outro modo como propedêutica para a articulação linguística da terra incognita de uma ontologia temporal do Dasein na sua própria língua nativa, entendida como o solo nativo (Bodenständigkeit) da verdade.

15. O título Ser-Aí e Ser-Verdadeiro Segundo Aristóteles sugere que esta é a primeira tentativa de Heidegger, seguindo as afirmações de Aristóteles no sentido de que a alma mesma é verdadeira e assim de certo modo todas as coisas, de fazer do Dasein o locus da verdade ao equacionar o Dasein com o ser-verdadeiro, ou desvelamento, o termo preferido para a verdade do Dasein em 1924, mas é preciso esperar até Ser e Tempo para que Heidegger proclame claramente que o Dasein é a sua desvelação (BT, 133).

16. Num período em que repetidamente se afirma que nós mesmos somos história e que o Dasein é o seu tempo em cada uma das suas instanciações, essa nova identificação levanta claramente a questão da conexão entre tempo e verdade, ou abertura, a tradução preferida do Heidegger tardio para Dasein, que Aristóteles teria chamado o intelecto passivo, recetivo, potencial.

17. Um olhar mais atento a Ser e Tempo revela que Heidegger de facto equaciona a clareira do ser com a unidade da temporalidade (BT, 133, 170, 350-351), e a temporalidade, igual a clareira, do ser fornece assim os padrões para a arte prática do fazer, paradigma da Divisão Um, e a prudência prototípica da ação humana, paradigma da Divisão Dois, e assim serve como o seu substituto do nous nesse quadro temporalizado dos cinco modos pelos quais a alma humana é verdadeira.

18. A característica mais única desta conferência de 1924 é, no entanto, a sua localização da verdade no discurso (Rede) em que já nos encontramos situados, no logos que segundo Aristóteles nos define como seres humanos e que, na leitura de Heidegger, nos possui tanto quanto nós o possuímos.

19. A situação de discurso que o Dasein é, nos termos da Retórica de Aristóteles, é estruturada pelos três modos de persuasão, as três confianças que inspiram confiança na verdade do discurso, a disposição correta, a compreensão correta, o discurso correto, que se tornam, na transposição ontológica de Heidegger deles para Ser e Tempo, os três modos equiprimordiais do ser-em e do ser-aí desveladores da situação humana, a disposição, a compreensão e a discursividade, sendo o Dasein a sua desvelação (BT, 133) ao estar propriamente disposto à sua situação compreensiva e projetado compreensivamente, resolutamente aberto, nela por uma articulação manifesta da sua discursividade latente.

20. Numa altura em que Heidegger acabara de escrever a sua recensão da correspondência recentemente publicada entre Wilhelm Dilthey e o conde Yorck von Wartenburg (BT, 397-404) e assim estava a par da súbita torrente de publicações de Dilthey da época, ele dá uma série de conferências semipopulares para o público leigo de Kassel intituladas A Pesquisa de Wilhelm Dilthey e a Luta Atual por uma Visão de Mundo Histórica (capítulo 18).

21. As conferências constituem uma espécie de laudatio e expressão da sua própria dívida de gratidão tanto a Dilthey quanto a Yorck, cuja máxima básica, nós mesmos somos história, recorrera nos seus escritos ocasionais desde 1920, e, de maneira pedagógica paciente, Heidegger segue as direções variadas de Dilthey, historiador intelectual e biógrafo, filósofo das ciências humanas, antropólogo filosófico, filósofo hermenêutico, a fim de determinar a tendência mais central e íntima de Dilthey.

22. Ele encontra-a na sua Lebensphilosophie, no seu sentido da vida fática como inteiramente histórica, sendo a questão mais própria de Dilthey a questão do sentido do ser histórico, o que significa ser histórico, que atualidade é histórica no sentido próprio.

23. Dilthey já viu que a realidade histórica própria é o todo hermenêutico da vida que é a condição humana, o Dasein, que é tempo e história, mas Dilthey não tinha os recursos filosóficos para colocar a questão ontológica do sentido do próprio ser que está implicada em tais questões, e a fenomenologia deve portanto repetir a questão diltheyana da história para explicitar o ser do histórico e, numa reversão da sua tendência inicialmente anti-histórica, fazer da própria historicidade a sua própria matéria.

24. Isso conduz ao desenvolvimento do conceito de Dasein como um todo, que se revela ser o próprio tempo, o tempo da minha/tua/nossa situação histórica temporalmente particular na sua plena unicidade, e, se a história é o acontecer que nós mesmos somos, não é um acontecer momentâneo que meramente nos acontece, mas também acontece connosco e através de nós, pois só estamos plenamente aí na autocompreensão ao nos anteciparmos num movimento propriamente histórico que não deixa o passado para trás, mas de facto o desvela como o nosso passado único relacionado com o nosso futuro único que vive o passado bem como a partir dele, a sua herança.

25. Isso vê-se melhor no ser histórico uns-com-os-outros que Dilthey define como geração, fenómeno essencial à historicidade humana, pois a geração precede bem como está à frente do indivíduo e define o seu Dasein como tarefa tanto individual quanto comunitária, e historicamente cada um de nós não é apenas o nosso self mas também a nossa geração, a partir da qual e em direção à qual cada um de nós vive, apenas para ser ultrapassado por uma nova geração.

26. O objetivo da pesquisa histórica orientada para a situação temporalmente única do Dasein histórico, da sua geração, é cultivar uma desvelação unicamente original do passado, descobrir nele as raízes próprias da nossa existência e trazê-las para o presente como força vivificante, tornando assim o passado livre e produtivo para o futuro, sendo exemplo de Heidegger para tal pesquisa a história da filosofia, como já se viu mais de uma vez (capítulos 14 e 17).

27. Proferida enquanto ele estava ocupado a redigir o pivotal §44 de Ser e Tempo, Dasein, Desvelação e Verdade, a conferência improvisada de Heidegger a um grupo de estudantes universitários, Sobre a Essência da Verdade, na Segunda-feira de Pentecostes de 1926 (capítulo 19), pode também ser frutuosamente comparada à conferência sobre a verdade de 1924 (capítulo 17).

28. Embora levantando a questão tradicional do locus da verdade com a intenção de levar o juízo de volta ao seu solo nativo no Dasein, as suas metáforas variam ligeira mas significativamente no interim, deslocando-se do enraizamento da verdade no seu solo nativo, de uma língua nativa, Bodenständigkeit, para o seu domicílio doméstico onde a verdade está em casa (von Haus aus beheimatet) na familiaridade do mundo.

29. Mas o foco temático na essência da verdade conduz a um foco na verdade como relação, de tal modo que a relação judicativa de concordância com objetos por via da re-cognição de um sujeito é remetida de volta ao nexo original de relações que vem do ser-no-mundo do Dasein de modo descobridor e desvelador, e o ser-verdadeiro do juízo é consequentemente fundamentado no ser do Dasein na verdade em e através da sua desvelação do complexo de relações do mundo.

30. Ser-desvelador é o modo básico do ser do Dasein, a sua relação ontológica original de compreensão, o seu modo de se relacionar com o mundo e ao mesmo tempo consigo mesmo nas suas compartimentações primárias, que incluem não apenas o ver, o ouvir e o dizer no seu sentido mais amplo, mas também o seu agir originário na sua situação única, que envolve abertura resoluta às suas exigências tácitas.

31. Essa abertura desveladora para a sua situação única é de facto a sua ação originária, que constitui o ser mais próprio do Dasein, o modo pelo qual o Dasein está especialmente na verdade, e só porque o Dasein está unicamente na verdade e no mundo já desvelado pode ele, na sua tendência a perder-se e esquecer-se em favor do mundo, também estar na não-verdade, que é tomada como co-original com a verdade facticamente situada do Dasein único.

32. A notória afirmação de que há verdade, ela dá verdade, apenas enquanto o Dasein é, refere-se claramente a uma verdade temporal finita em consonância com a facticidade do Dasein e portanto à co-originalidade da não-verdade e do erro.

33. O aparecimento efetivo de Ser e Tempo no final de abril de 1927 coincidiu com a redação, pelo primeiro estudante de habilitação de Heidegger, Karl Löwith, de uma dissertação que incorpora a primeira recensão crítica do livro por alguém intimamente familiar com a sua génese, e o intercâmbio de cartas entre os dois sobre Ser e Tempo e a dissertação em agosto de 1927 (capítulo 20) produz assim um notável levantamento pelo próprio Heidegger do seu próprio itinerário ideacional.

34. De facto, a jornada começa com a sua habilitação sobre Duns Scotus, o magister lógico medieval da hecceidade individualizada e da forma da individualidade, e termina in via com a ontologia da existência temporalmente individualizada em Ser e Tempo, sendo o interim percorrido pelo esforço radical de ir a fundo no fático, por exemplo, na vida que se atualiza historicamente, no self único que existe as suas situações-limite, na experiência fática da vida nos moldes fenomenológicos, a fim de fazer da própria facticidade o problema focal de uma ontologia hermenêutica.

35. Heidegger em 1927 sustenta assim que as indicações formais, a crítica da doutrina costumeira do a priori, a formalização e coisas semelhantes, tudo isso ainda está lá para mim em Ser e Tempo, mesmo que não fale delas agora, e Löwith por seu lado favorece investigar o impulso ôntico do que Heidegger orgulhosamente proclama ser uma ontologia fundamental inelutavelmente fundada no ôntico, que o próprio Heidegger em breve concederá ser uma tarefa necessária face à crítica de Scheler a Ser e Tempo.

36. O Apêndice III deste volume continua o desenvolvimento do caso de Löwith por uma filosofia da vida ôntica por via de excertos traduzidos de um manuscrito autobiográfico inédito com a sua paródia de Husserl e Heidegger.

37. A convite de Husserl, Heidegger passa quase uma quinzena com os Husserl em Friburgo no início de outubro de 1927, servindo como escritor-fantasma no segundo de quatro esboços do artigo de Husserl sobre Fenomenologia para a Encyclopaedia Britannica (capítulo 21), e a reescrita de Heidegger da primeira parte sobre a psicologia pura, fenomenológica, e o seu objeto, o puramente psíquico, reflete a sua longa experiência com a terminologia husserliana nos seus seminários e cursos sobre os textos de Husserl, mas também trai a sua inclinação para a direção fundamentalmente ontológica da fenomenologia e da história desta ontologia, que então se infiltra no próprio relato de Husserl da fenomenologia transcendental na segunda parte do esboço.

38. As suas diferenças sobre o locus preciso da constituição transcendental, a subjetividade transcendental versus o Dasein fático, só claramente emergem no post-mortem de Heidegger desse esboço em última análise natimorto, na forma de comentários marginais à segunda parte de Husserl juntamente com dois apêndices anexados a uma carta de acompanhamento enviada a Husserl em 22 de outubro, todos traduzidos no capítulo 21.

39. Esse argumento corrente entre as duas direções da fenomenologia, em 1919 era a rutura entre o ego absoluto e o eu histórico, chega assim a um clímax confrontacional pleno entre os seus dois principais proponentes após o aparecimento de Ser e Tempo e nos termos da sua terminologia, e Heidegger agora insiste que a constituição transcendental tem lugar num ente, o todo concreto do Dasein humano, que difere de todos os entes intramundanos no seu ser-no-mundo, ex-sistência, transcendência, um modo de ser que já no self fático inclui a possibilidade espontânea da constituição transcendental do mundo e de tudo o positivo nele posto.

40. Qual é então o modo de ser do Dasein, o ente que já é a compreensão-do-ser, se não é nada positivo, posto, substantivo e presente-à-mão, sendo este o problema básico da fenomenologia, a sua questão do ser, que para Heidegger bem como para Husserl converge com a questão do tempo e da verdade.

41. A questão da ontologia transcendental da fenomenologia tinha em grande parte governado os escritos ocasionais de Heidegger desde os seus anos de estudante e chegaria a um clímax confrontacional final por ocasião da festschrift celebratória, com a desconstrução dos textos de Kant e do idealismo alemão ao situar o seu sentido do sujeito no contexto do Dasein fático, de tal modo que os verdadeiros motivos do idealismo alemão vêm ao seu próprio, e através do exemplo da tarefa de fundar ontologicamente a ciência ôntica da teologia Heidegger introduz tacitamente o projeto maior de desenvolver uma metontologia, uma ôntica metafísica do fenómeno primordial da existência humana em todos os seus aspetos ônticos, éticos, políticos, práticos, técnicos, artísticos, projeto que permanece viável até aos anos 1930 nazis, além disso em estreita conjunção com a desconstrução do idealismo alemão.

42. Despedimo-nos assim de Heidegger no final de 1927 ainda muito a caminho, em marcha para novas, imprevistas e mais fateis ocasiões histórico-mundiais para o seu pensamento.

43. Isso conclui a nossa travessia dos primeiros trechos do Denkweg de Heidegger por via da justaposição de uma série de ocasiões filosóficas extracurriculares que no entanto estão suficientemente conectadas para refletir um sentido do drama do desenvolvimento ideacional desse caminho de pensamento contra o fundo do modo de vida de um académico alemão no início do século XX.

44. Documentação detalhada suficiente foi apresentada para incitar o leitor a ponderar a questão da relação entre pensamento e vida, filosofia e biografia, o existencial e o existenciel, pois Heidegger orgulhava-se do facto de ter sido o primeiro a ver explicitamente que toda ontologia tem a sua fundação ôntica (capítulo 20), e pergunta-se então qual é a fundação ôntica da ontologia de Heidegger, qual é o elemento filosoficamente essencial na sua admissão biográfica eu sou um teólogo cristão (capítulo 11), em que nível a biografia interpõe um elemento essencial a uma filosofia que já não pode ser descartado como meramente acidental.

45. Na linguagem da occasionalidade do Dasein, que em cada instanciação é minha, tua, nossa, pergunta-se onde e como, e por que processo ou evento, o único se torna universal e o comum próprio.

46. O problema reaparece na insistência de Heidegger na co-originalidade do sistemático e do histórico na filosofia, onde o histórico aqui é a história que nós mesmos unicamente somos, pois, apesar de toda a sua leitura voraz da história da filosofia e campos relacionados, a própria leitura de Heidegger foi no entanto seletiva, condicionada pelo seu fundo e educação, pelas suas motivações e tendências particulares, projeção e projeto, para não mencionar a sua decadência.

47. Ao virar os próprios termos de Heidegger sobre si mesmo, deseja-se apenas aumentar a sensibilidade para a fonte e os fins, o escopo e os limites, desse vocabulário único que Heidegger conjurou, ostentando o papel que lhe foi imputado de mago da Floresta Negra, enquanto ao mesmo tempo desdenhando os heideggerianismos invocados em seu nome.

48. Em parte para este fim, um glossário anotado de termos alemães foi apensado a esta recolha, que resume muitos dos fios do desenvolvimento conceptual bem como a sua génese, como o de Befindlichkeit traduzindo a palavra grega para disposição ou disposicionalidade, diathesis, e gerado a partir de uma palavra luterana para hábito afetivo, Gestelltsein, o como de ser posto ou disposto diante de Deus e em direção ao mundo.

49. A descoberta e o estudo aprofundado de tais correlações de génese e desenvolvimento só são possíveis reunindo a mais completa e multifacetada coleção de primeiros escritos ocasionais no mundo anglófono e tornando-a acessível ao estudante iniciante em Heidegger através de materiais introdutórios apropriados, estabelecendo ao mesmo tempo os mais altos padrões de erudição para o estudante mais avançado.

50. Escusado será dizer que um índice detalhado, anátema para os executores literários da Gesamtausgabe de Heidegger, foi fornecido para o leitor seriamente interessado em traçar esses múltiplos fios conectivos de desenvolvimento por via de uma leitura anal retroativa deste volume, ou em fazer conexões mais lúdicas para a frente e para trás entre as várias peças ocasionais desta recolha que possam suscitar interconexões até agora não discutidas, quer do tipo holístico quer da variedade disseminativa, quer levemente suplementares quer radicalmente deslocadoras, whichever one may choose to ply.

estudos/kisiel/2007/0.3.txt · Last modified: by 127.0.0.1