estudos:haugeland:haugeland-2013143-disposicao-befindlichkeit

HAUGELAND (2013:143) – DISPOSIÇÃO

“Findingness” (encontrando-se) é minha interpretação artificial da ‘Befindlichkeit’ de Heidegger . O verbo “befinden” significa considerar ou julgar algo como sendo assim e assim — como quando um tribunal considera um caso sem mérito, ou quando os alunos consideram um seminário estimulante. No reflexivo, significa estar (ou ser considerado como estando) em tal e tal condição ou situação. Assim, a saudação comum “Wie befinden Sie sich?” pergunta: “Como você se encontra?” no sentido de ”Como você está?” “Como estão indo as coisas?” “Como a vida está lhe tratando?” e assim por diante. Agora, perguntas como essas são dirigidas principalmente a casos de Dasein (pessoas individuais), e o que elas perguntam é sobre o “aí” atual do destinatário — a “situação de vida” dessa pessoa aqui e agora. Mas, assim como eu disse anteriormente sobre o “aí”, acho que saudações como as anteriores e o tipo de situação ou condição “encontrada” sobre a qual elas perguntam fazem todo o sentido para unidades integrais maiores, como famílias, equipes ou empresas.

Seja como for, o caráter do dasein é o de que tais perguntas sempre têm respostas — respostas com as quais, de uma forma ou de outra, ele tem de conviver. E o caráter de findingness do dasein é que ele sempre já tem alguma noção de quais são essas respostas: ele se encontra assim ou assado.

[HAUGELAND, John. Dasein disclosed: John Haugeland’s Heidegger. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 2013]

/home/mccastro/public_html/ereignis/data/pages/estudos/haugeland/haugeland-2013143-disposicao-befindlichkeit.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki