User Tools

Site Tools


estudos:fuchs:2018b:0

0 Introdução

FUCHS, T. Ecology of the brain: the phenomenology and biology of the embodied mind. First edition ed. Oxford: Oxford University Press, 2018

Neurobiologia e a subversão do mundo da vida

1. Com a observação cada vez mais minuciosa do cérebro e de sua atividade durante os processos mentais, a neurociência dispõe-se a naturalizar a consciência e a subjetividade humanas, explicando-as em termos neurobiológicos, como se perceber, sentir, pensar e planejar ocorressem em locais específicos visíveis no acender colorido das estruturas cerebrais nas imagens de neuroimagem, enquanto uma torrente de livros e artigos de divulgação apresenta o cérebro como máquina de processamento de informação que constrói um mundo interior monádico e um sujeito enredado em ilusões e ensina as causas supostamente reais, neuronais e hormonais, de sentimentos, percepções, pensamentos e ações.

2. Embora a neurobiologia tenha revelado abundantes conhecimentos sobre as bases biológicas da mente, da experiência, do comportamento e das doenças mentais, com aplicações fecundas, ela privilegia uma visão cerebrocêntrica do ser humano cada vez mais influente na medicina, na psicologia e nas ciências sociais, como na psiquiatria, que tende a conceber as doenças mentais como processos materiais no cérebro isolados das relações recíprocas da pessoa com seu ambiente, e nas ciências da educação, que atribuem cada vez mais as dificuldades de aprendizagem e atenção a causas orgânicas cerebrais.

3. A concepção neurobiológica do ser humano penetra no mundo da vida e transforma a autocompreensão cotidiana num processo gradual de autorreificação, pelo qual as pessoas passam a ver-se menos como seres que decidem por razões e motivos e mais como agentes de seus genes, hormônios e neurônios, ao mesmo tempo que se põe em dúvida a autoria das próprias ações e o domínio sobre a própria vida, já que a vontade pareceria surgir tarde demais, depois de os processos neuronais da decisão terem completado seu curso, reduzindo a liberdade a um autoengano do cérebro que produz a sensação de autocontrole enquanto os neurônios já decidiram.

4. Conclusão semelhante estende-se à consciência, tida como mero reflexo de mecanismos neuronais de processamento de informação por princípio inconscientes, enquanto a maquinaria cerebral em segundo plano produziria apenas a ilusão de um eu permanente, abandonada há muito a busca de um centro do eu ou de um portal de entrada da mente no cérebro, como a glândula pineal de Descartes, e o cérebro parecendo realizar suas tarefas computacionais sem qualquer participação do sujeito humano, a ponto de Thomas Metzinger afirmar que os seres humanos são automodelos mentais de biossistemas de processamento de informação que não existiriam se não fossem computados.

5. As pretensões de validade da neurociência estão longe de ser modestas, como mostra a proliferação do prefixo neuro em neurofilosofia, neuroética, neuropedagogia, neuropsicoterapia, neuroteologia, neuroeconomia e neurodireito, que reivindicam primazia sobre outros ramos do saber, enquanto a terminologia neurobiológica se infiltra nas autodescrições e se sobrepõe às experiências subjetivas e intersubjetivas, remodelando passo a passo a linguagem do mundo da vida, ainda marcada por autoatribuições e termos psicológicos, num idioma científico objetivante.

Uma cidadela sitiada

1. A subversão do mundo da vida decorre da lógica inerente ao programa científico iniciado no início da modernidade, cujo princípio é o reducionismo, que visa a uma concepção da natureza livre de todas as propriedades qualitativas e holísticas, tidas como ingredientes subjetivos ou antropomórficos, decompondo as experiências originárias do mundo da vida num componente físico e quantitativo, acessível à pesquisa experimental, e num componente subjetivo e qualitativo, deslocado para um mundo interior, como no caso do calor, dividido em movimento de partículas e sensação subjetiva, e igualmente da cor, do som, do cheiro e do sabor, ao passo que os construtos criados para fins de medição e previsão, como partículas, forças e campos, são hipostasiados como realidade efetiva e a experiência cotidiana é relegada à ilusão.

2. Galileu e Descartes já procuraram subverter a confiança cotidiana na verdade da experiência sensível, concebendo Descartes a percepção como movimento físico de partículas dos objetos ao cérebro, de modo que se julgaria ver a tocha e ouvir o sino quando apenas se sentiriam os movimentos por eles causados, e nesse sentido o reducionismo separa o sujeito daquilo que conhece e o isola do mundo, pois o fenômeno primário do calor consiste justamente na relação do corpo com o ar ou o sol, a cor surge do contato do olho com o objeto e o sabor do contato da língua com o alimento, relações que transmitem as qualidades efetivas das coisas e que são cortadas e reinterpretadas como estados mentais interiores, restando apenas o esqueleto nu de uma natureza mais fácil de dissecar, manipular e controlar tecnicamente.

3. Passo a passo, todos os elementos subjetivos e qualitativos foram excluídos da reinterpretação científica do mundo, e até a vida foi reduzida a processos bioquímicos moleculares ao alto preço de banir da pesquisa sobre os seres vivos ou deslocar para um mundo interior tudo o que caracteriza os organismos, como sensação, sentimento, automovimento e tendência, até que, com a neurobiologia como nova ciência dominante, o programa alcança um ponto decisivo em que já não basta deslocar as qualidades para o interior, sendo preciso naturalizar a própria experiência subjetiva e a consciência, o que, se bem-sucedido, arrasaria a última cidadela do ser subjetivo e qualitativo no deserto físico deixado pelo reducionismo e converteria a desantropomorfização da natureza em completa naturalização do ser humano.

4. Nesse cerco a vitória parece predestinada, pois grande parte do santuário já está ocupada e as ruelas ocultas são iluminadas pelas novas técnicas de imagem, quase ninguém duvida de que o cérebro produz os fenômenos mentais a partir de uma base puramente material e o dualismo mente-corpo é considerado superado, mas o ataque direto ao sujeito, suposto habitante da cidadela, por ora fracassou, já que não triunfou o materialismo eliminativista, que pretendia descartar a experiência subjetiva e a linguagem mentalista como crenças pré-científicas destinadas a desaparecer como a crença em fantasmas, bruxas, éter ou flogisto, prevalecendo um materialismo moderado que concede lugar à subjetividade apenas como idêntica aos processos neuronais ou como seu acompanhamento, sem qualquer papel causal no mundo, o que explica os intensos debates sobre o livre-arbítrio, nos quais a consciência, se não pode ser negada, deve ao menos permanecer produto impotente do cérebro, autorizada a habitar a cidadela apenas sob firme controle do fisicalismo.

Abrindo a cidadela

1. Uma reviravolta surpreendente pode redesenhar as linhas de batalha em torno desse último bastião da subjetividade e fazer do cérebro o verdadeiro calcanhar de Aquiles da imagem científica do mundo, pois a eliminação progressiva da dimensão subjetiva chega a um impasse metodológico quando se trata de reduzir a própria subjetividade, já que, como demonstrou John Searle, não resta espaço para onde deslocar essa esfera, e as alternativas de negar sua existência ou neutralizá-la como epifenômeno de processos materiais são pouco convincentes e deixam intacto o escândalo da subjetividade.

2. O reducionismo desemboca, além disso, em aporias epistemológicas insolúveis ao analisar o cérebro, pois, segundo seus pressupostos, só se conhece o que já foi processado pela maquinaria neuronal e aparece como realidade subjetiva pré-fabricada, de modo que o cérebro estudado pelo neurocientista seria também mero produto de seu próprio cérebro, restando inexplicável como um mecanismo físico localizado poderia produzir o mundo da experiência científica no qual ele mesmo aparece, e a cidadela conquistada não passaria de uma miragem imaginada pelos sitiantes, que jamais saberiam se ela realmente existe.

3. Todo discurso sobre o cérebro pressupõe aquilo que o cérebro supostamente produz, isto é, pessoas humanas conscientes que se comunicam entre si, e se a neurociência não pode escapar à sua dependência da subjetividade, da intersubjetividade e do mundo da vida, é legítimo repor as coisas sobre os pés, reconhecendo a neurobiologia e as demais ciências como formas especializadas de prática humana originadas no mundo da vida, sem jamais alcançar uma posição fora dele, de modo que o mundo familiar da experiência cotidiana partilhada com os outros permanece a realidade primária e efetiva e o fundamento de todo conhecimento científico, ao passo que construtos são antes as entidades descritas pela física e pela neurobiologia, como elétrons, átomos, moléculas, potenciais de ação ou campos magnéticos, de grande valor explicativo e prognóstico, mas incapazes de desmascarar como ilusões os fenômenos e as experiências do mundo da vida.

4. Impõe-se então uma nova interpretação do cérebro, que não cria o mundo como um criador invisível nem manipula as pessoas como marionetes a partir de um quartel-general oculto, nem abriga em parte alguma o sujeito, mas é o órgão que medeia a relação com o mundo, com os outros e consigo mesmo, mediador que torna o mundo acessível e transformador que conecta percepções e movimentos, órgão morto quando isolado e animado apenas em conexão com os sentidos, os nervos, os músculos, os órgãos internos, a pele, o ambiente e os outros seres humanos, de sorte que, dissolvida a miragem da cidadela e restituído o mundo da vida à sua posição legítima, o cérebro deixa de ser o último santuário isolado do sujeito e se revela como praça de comércio animada e sociável, ligada a outros lugares por ampla rede, isto é, como órgão de inter-relações.

5. Uma compreensão adequada do cérebro humano deve partir da fenomenologia da autoexperiência no mundo da vida, em que não se percebe divisão entre mente e corpo, mas se existe como ser corporal, vivo e mental, isto é, como pessoa, para só então investigar a contribuição biológica do cérebro para essa unidade, o que conduz à tese de que todas as funções cerebrais dependem da unidade da pessoa como organismo vivo e só nela se tornam compreensíveis, exigindo um conceito adequado de vida, amplamente ausente da biomedicina atual, para o qual contribuem as concepções de cognição corporificada, situada e enativa como teoria ecológica do organismo vivo, e à tese de que todas as funções cerebrais superiores pressupõem a realização da vida humana num mundo social compartilhado, o que requer conceber o desenvolvimento humano como ancoragem contínua das experiências nas estruturas mentais e cerebrais do indivíduo, isto é, uma biologia cultural.

6. A dimensão da vida ancora o cérebro no organismo vivo e em seu ambiente natural, e a dimensão sociocultural o ancora num mundo humano compartilhado que o molda ao longo de toda a vida e sem o qual suas funções especificamente humanas seriam incompreensíveis, unindo-se ambas numa visão desenvolvimental e ecológica do cérebro como órgão de um zôon politikón, ser vivo formado pela vida social até o âmago de suas estruturas biológicas, órgão de mediação que possibilita as relações vegetativas e sensório-motoras entre organismo e ambiente e as transforma e intensifica a ponto de tornar-se meio das relações intencionais da pessoa com o mundo, elevando os processos vitais primários a realizações emocionais e intelectuais da vida com graus crescentes de liberdade e permanecendo receptivo à formação contínua por influências intersubjetivas e culturais, como órgão social, cultural e histórico, órgão da pessoa humana.

Visão geral

1. A explicação detalhada dessas questões é precedida por uma crítica às noções reducionistas da relação entre cérebro e subjetividade, desenvolvida em dois passos, primeiro contra a epistemologia neuroconstrutivista, que concebe a realidade fenomenal como modelagem ou representação interna por processos neuronais, crítica fundada na percepção como exploração ativa do ambiente e na coextensividade de corpo vivido e corpo físico, que refuta a ideia de uma mente interior inextensa e devolve ao sujeito o espaço real que efetivamente habita, e depois contra a noção do cérebro como sujeito, demonstrando a irredutibilidade da experiência subjetiva, especialmente intencional e temporal, aos processos neuronais e denunciando as falácias mereológica e localizacionista que marcam as tentativas de identificar experiência e processos cerebrais.

2. A análise do cérebro como órgão da pessoa humana, apoiada na fenomenologia, na biologia filosófica e na cognição corporificada e enativa, tem como base decisiva um conceito ontológico de subjetividade corporificada que implica a dupla aspectualidade da pessoa como unidade de corpo vivido e corpo físico, apreendida sob dois aspectos complementares, um vivido nas perspectivas de primeira e segunda pessoa e outro observado na perspectiva de terceira pessoa, cuja referência comum ao organismo vivo e a seu processo vital substitui o dualismo mente-corpo, já que os processos da vida e do viver experiencial estão inseparavelmente ligados e a experiência não é senão o processo vital especificamente integrado e intensificado.

3. Sobre essa base desenvolve-se uma concepção ecológica do organismo vivo como sistema autopoiético relacionado ao seu ambiente, que a partir de certo nível se torna centro de subjetividade entendida como integração contínua do próprio processo vital, e examina-se a causalidade específica dos sistemas vivos como conexão entre causalidade circular vertical, intraorgânica ou entre partes e todo, e causalidade circular horizontal, entre organismo e ambiente, chegando-se a um conceito de causalidade integral pelo qual os seres vivos se tornam causas de suas próprias realizações conscientes da vida.

4. O cérebro concebe-se como órgão de um ser vivo em seu ambiente, cuja ressonância constante com o organismo fundamenta um sentimento corporal de fundo, um sentimento de estar vivo considerado base de toda experiência consciente, e cujas relações com organismo e ambiente se articulam sobretudo no ciclo funcional de percepção e movimento, que constitui uma unidade de cérebro, organismo e ambiente como sistema superior, de modo que a consciência aparece como integral contínuo dos laços funcionais entre organismo e ambiente, o cérebro como órgão de mediação e ressonância em substituição aos modelos representacionalistas e a relação da experiência consciente com os processos mediadores como imediatidade mediada no sentido de Hegel.

5. O cérebro revela-se também como órgão social, cultural e biográfico à luz das pesquisas recentes em psicologia do desenvolvimento e neurociência, que mostram o impacto da intersubjetividade precoce sobre o desenvolvimento cerebral, a formação da memória implícita e das relações de apego e os sistemas de ressonância social ligados à intercorporeidade e à empatia primária, bem como, na intersubjetividade secundária, a aquisição da linguagem como ancoragem de uma prática interpessoal corporificada ligada ao sistema de ressonância dos neurônios-espelho, seguida do desenvolvimento da tomada de perspectiva e da autoconsciência reflexiva e de considerações fundamentais sobre cérebro e cultura.

6. A abordagem ecológica e de duplo aspecto traz consequências para o problema mente-corpo, pois a unidade do organismo vivo e de suas realizações vitais oferece alternativa tanto à separação entre mental e físico quanto às teorias da identidade, a causalidade integral diferencia-se à luz das teorias da emergência com ênfase na primazia das funções holísticas sobre seus componentes, a consciência é entendida em seu papel integral na interação entre organismo e ambiente e daí decorrem conclusões sobre a determinação intencional dos processos neuronais, em especial um conceito de liberdade corporificada.

7. Para a etiologia e a terapêutica em psiquiatria e medicina psicológica, contra as tendências reducionistas da neuropsiquiatria, a doença mental concebe-se como processo circular com impacto decisivo sobre a autoexperiência e as relações interpessoais da pessoa, e os efeitos das terapias somáticas e da psicoterapia explicam-se pela dupla aspectualidade, exemplo concreto de aplicação na prática médica que demonstra o caráter indispensável de uma orientação pela subjetividade corporificada.

8. O cérebro, em síntese, é órgão de mediação, transformação e ressonância cujas funções são integradas pelo organismo vivo como um todo ou pela pessoa corporificada, o que conduz, em oposição ao cerebrocentrismo, a um conceito integral e personalista do ser humano fundado na intercorporeidade, pois é no encontro corporal concreto que primariamente as pessoas se reconhecem como sujeitos corporificados, fundamento no mundo da vida do qual dependem, em última instância, todos os esforços científicos para desvendar o funcionamento do cérebro.

estudos/fuchs/2018b/0.txt · Last modified: by 127.0.0.1