User Tools

Site Tools


estudos:casey:1976:3

3 Espontaneidade e Controlabilidade

CASEY, Edward S. Imagining: a phenomenological study. 1. Midland book ed ed. Bloomington: Indiana Univ. Press, 1979.

I

1. As análises comparativas oferecidas ao final do capítulo dois mostraram que espontaneidade e controlabilidade emergem como traços essenciais da imaginação em ambas as suas fases intencionais básicas, e que todas as três formas do ato de imaginar e todos os constituintes do correlato intencional desse ato estão sujeitos ao controle do imaginador, embora todos eles também possam, em diferentes ocasiões, surgir espontaneamente.

* essa alternatividade marcante, em que cada traço aparece apenas na ausência do outro, não representa um choque sem sentido de fatores não relacionados ou apenas contingentemente conectados; * os dois traços essenciais não apenas contrastam mas também se complementam: o que falta na espontaneidade encontra-se precisamente na controlabilidade, e vice-versa; * não se trata de complementaridade abstrata ou meramente conceitual, pois o caráter complementar emerge dentro da própria experiência imaginativa, sendo sentido diretamente pelo imaginador sem ato suplementar de inferência ou recurso ao raciocínio; * assim, no exemplo original dos golfinhos, a erupção espontânea inicial da sequência era contrabalançada pelo elemento de controle inerente às suas unidades episódicas, cada uma com começo, meio e fim mais ou menos distintos; * ambos os traços não precisam aparecer efetivamente no curso da mesma experiência, pois a presença potencial do traço faltante também sustenta a convicção do imaginador de que os dois se complementam; * portanto, embora o imaginar de um certo grito de flamingo fosse altamente controlado, sentia-se que algo espontâneo poderia ter intervindo a qualquer momento, permanecendo tal espontaneidade como possibilidade essencial, embora não realizada.

2. É justamente nesse ponto que se faz necessária uma primeira expansão das descrições anteriores, pois uma análise mais completa mostra que cada um dos dois traços em questão pode ser considerado de duas maneiras: como atual ou como potencial.

* potencialmente, toda a experiência imaginativa é controlável; atualmente, em um dado caso, apenas certos aspectos estarão de fato controlados; * a mesma dualidade vale para a espontaneidade, embora não haja maneira comparavelmente conveniente de demarcar verbalmente as duas possibilidades, designáveis por ora como espontaneidade qua potencial e espontaneidade qua atual; * como consequência, há dois tipos de relação complementar entre os traços, expressáveis em duas formas diádicas diferentes.

3. Na primeira forma diádica, isto é, controlabilidade-espontaneidade, trata-se inteiramente do que poderia ser o caso, e assim os dois termos complementares não se excluem mutuamente.

* na medida em que algo não está sendo atualmente imaginado no presente, pode ser considerado tanto controlável quanto espontâneo, no sentido de que é indiferentemente um ou outro; * tal algo pode entrar na experiência imaginativa ou como controlado ou como espontâneo, onde o “ou” é inclusivo.

4. Na segunda forma diádica, isto é, controlabilidade-espontaneidade, a relação entre os dois termos é de exclusão mútua.

* sempre que efetivamente imaginamos, nossa experiência não pode ser caracterizada por ambos os termos: ela tem que ser ou controlada ou espontânea, onde o “ou” é exclusivo; * em outras palavras, o efeito de atualizar uma experiência imaginativa possível é exigir que uma escolha seja feita entre duas alternativas que, em seu estado potencial, são capazes de coexistir equanimemente uma com a outra.

5. Disso pode-se inferir que espontaneidade e controlabilidade não podem coexistir, ao menos não no sentido estrito de existir ao mesmo tempo e em relação ao mesmo aspecto do imaginar.

* somente se toda referência a um tempo específico de aparecimento ou ocorrência for removida — como quando ambos os traços são considerados como puramente potenciais — podem eles ser considerados traços coexistentes; * mas como a especificidade temporal só pode ser eliminada de imaginings não atuais, pois a efetivação de um dado ato mental é sempre especificável em termos de data de ocorrência, em qualquer análise do imaginar em termos de sua atualidade qua ato a exclusividade dominará a relação entre os dois traços; * e se isso é assim, pode-se deixar de lado qualquer análise adicional da díade controlabilidade-espontaneidade e concentrar a atenção na díade controlabilidade-espontaneidade, designada doravante pela fórmula simplificada “controlabilidade-espontaneidade”.

6. O termo “controlabilidade” será usado quando a atenção for dirigida a uma capacidade ou disposição da qual o imaginador lança mão, mas quando o fenômeno…

7. Se os traços espontâneos e controlados do imaginar permanecem complementares apesar de sua incapacidade de coexistir em um dado momento e em um dado respeito, deve haver alguma maneira de indicar o todo unitário que eles formam como complementos um do outro, e é precisamente a recém-designada díade controlabilidade-espontaneidade, considerada como uma unidade única, que representa tal todo.

* essa unidade diádica qua unidade é essencialmente necessária em status; * como a tabela ao final do capítulo dois ilustrou, um ou outro de seus componentes complementares deve caracterizar toda estrutura intencional de um dado ato de imaginar; * consequentemente, a necessidade essencial incorporada na unidade diádica qua unidade pode ser enunciada assim: não há aspecto de qualquer experiência imaginativa que não seja descritível como espontâneo ou controlado em caráter; * ao mesmo tempo, nenhum aspecto dessa experiência, na medida em que é atual e não meramente potencial, apresenta-se como ambos espontâneo e controlado ao mesmo tempo e no mesmo respeito.

8. O caráter antitético da espontaneidade e da controlabilidade não implica sua incompatibilidade sob todas as condições, havendo ao menos duas maneiras pelas quais podem se tornar compatíveis entre si.

* primeiro, os dois traços podem ocorrer em estreita proximidade em uma experiência atual de imaginar, como quando se controla expressamente um fluxo de apresentações imaginativas e subitamente algo inesperado, não conscientemente pretendido, surge espontaneamente, ou, inversamente, quando se fixa em algo que apareceu primeiro espontaneamente e então se procede a dirigir seu curso; * a proximidade entre os dois traços pode ser tão considerável que um parece não apenas preceder o outro mas dar origem a ele, como quando o imaginar controlado fornece a ocasião para uma explosão de imaginar espontâneo que parece protestar contra o próprio elemento de controle, gerando sentido de interação bastante íntima entre os dois traços; * segundo, é característica notável da experiência imaginativa que, dentro de uma única seção transversal simultânea dessa experiência, controlabilidade e espontaneidade podem caracterizar diferentes aspectos da experiência, como quando se está controlando o curso temporal de um dado conteúdo imaginado enquanto uma mudança espontânea em seu modo de apresentação ocorre inesperadamente, passando-se a “ver” o conteúdo de maneira significativamente nova; * apesar da possibilidade de que espontaneidade e controlabilidade se encaixem dessas duas maneiras, ainda é o caso que somente diferentes aspectos do imaginar tomados em um único momento ou momentos distintamente diferentes de uma única experiência imaginativa podem ser descritos em ambos os termos complementares ao mesmo tempo; * consequentemente, os dois traços permanecem incapazes de alcançar estrita co-presença na experiência imaginativa e são, nesse sentido básico, mutuamente exclusivos um do outro.

9. A relação entre espontaneidade e controlabilidade não é apenas mutuamente exclusiva mas também conjuntamente exaustiva, pois os dois traços, considerados como complementos genuínos, são coextensivos com aquele domínio particular da experiência imaginativa que eles servem para especificar — domínio que convida à descrição pelo uso de termos que indicam a presença ou ausência de controle, como “atividade”, “passividade”, “esforço”, “facilidade”, etc.

* tais termos designam o grau em que o imaginador está, ou não, em posição de dominância em relação a uma dada experiência imaginativa; * nessa perspectiva, controlabilidade significa aquele polo do domínio do controle no qual a dominância do imaginador sobre seus próprios atos é mais efetivamente expressa e experienciada; * espontaneidade, em contraste, significa o polo oposto, onde atos e apresentações imaginativas aparecem em uma erupção irrepresável e súbita; * cada traço é assim representativo de aspectos surpreendentemente divergentes da experiência imaginativa, como se reflete no fato, já observado, de que a controlabilidade aparece mais conspicuousmente na fase do ato e a espontaneidade na fase do objeto.

10. Para resumir, controlabilidade-espontaneidade é uma unidade diádica da experiência imaginativa que incorpora o que se pode chamar de “necessidade-opção”.

* como mutuamente exclusivos e, no entanto, conjuntamente exaustivos, os traços contidos na díade apresentam ao imaginador uma escolha entre alternativas concorrentes embora complementares; * a necessidade-opção obtém precisamente na medida em que não se é sempre capaz de dizer de antemão qual dos dois traços diadicamente relacionados, espontaneidade ou controlabilidade, ocorrerá e será experienciado em um dado caso de imaginar; * em contradistinção a essa situação, pode-se sempre dizer quais traços singulares, isto é, não diadicamente relacionados, essencialmente necessários ocorrerão e serão experienciados em uma dada instância: por exemplo, autoevidência, autocontenção, indeterminação e possibilidade pura; * assim, enquanto os últimos quatro traços exibem o que se pode chamar de “necessidade de traço” — uma necessidade essencial direta sempre inerente ao fenômeno em questão —, a necessidade-opção ligada ao par diádico controlabilidade-espontaneidade envolve uma escolha forçada entre traços alternativos, um ou outro dos quais deve caracterizar o fenômeno; * além disso, como as únicas opções disponíveis, controlabilidade e espontaneidade juntas demarcam os limites daquele setor da experiência imaginativa que se chamará de “liberdade da mente”.

estudos/casey/1976/3.txt · Last modified: by 127.0.0.1