User Tools

Site Tools


estudos:abbagnano:existencialismo

O que é existencialismo (1948)

ABBAGNANO, Nicola. Scritti esistenzialisti. Torino: DEAGOSTINI LIBRI, 2013.

1. A busca.

1. Em todos os seus aspectos, humildes ou elevados, a existência do homem é busca do ser, pois tanto a tendência vulgar ao gozo e ao bem-estar quanto o impulso religioso para Deus buscam um estado em que se garanta a realização de exigências tidas por fundamentais, procurando o homem sempre uma satisfação, um complemento e uma estabilidade que lhe faltam, condição característica de sua finitude, já que, se busca o ser, não o possui nem é o ser, e o existencialismo tem por tarefa perceber e perscrutar essa finitude, não apenas especulativamente, mas tomando-a em conta e decidindo em conformidade, exigindo do homem o empenho na própria finitude, sem esquecer que a busca do ser só tem sentido por sua limitação, insuficiência e instabilidade constitutivas e que cada passo nela o consolida em sua finitude, exigência que fecha a perspectiva de uma satisfação final, de uma posse definitiva e de uma espera confiante e inerte, mas abre a da luta, da realização de si e da conquista, pois o homem não deve lançar-se ao ser com a pretensão de captá-lo e dominá-lo inteiramente, nem iludir-se de convertê-lo em si e identificar-se com ele, ilusão que leva inevitavelmente ao extravio e ao desespero, mas consolidar-se em sua capacidade de busca e aquisição, aceitando seus limites, trabalhando neles em profundidade e renunciando a toda dispersão, empenho que é reconhecimento da natureza última do homem e sua autodefinição metafísica como finitude, originária e transcendental possibilidade da busca do ser.

2. O empenho na finitude.

2. O segundo motivo fundamental do existencialismo é que o filosofar não é privilégio dos filósofos, mas empenho do homem em sua condição finita, nos limites que o condicionam e estimulam, podendo realizar-se na fé, na ação, na especulação ou na arte, sem excluir tarefa ou condição humana alguma, mas apenas seu contrário, o não-empenho, o desconhecimento da finitude, o que já imprime à existência uma diretriz segura e a norma de sua constituição autêntica, excluindo a distração, a dispersão e tudo o que rompe o vínculo existencial do homem consigo e com os outros, pois exige o recolhimento das próprias forças e a solidariedade ativa, tornando-se a finitude, substância da existência, sua norma, que, levando o homem a realizar-se como finito, o leva continuamente além de si, consolidando-o em sua capacidade de busca e na possibilidade de sua relação com o ser.

3. O que parece fraqueza e impotência da natureza finita converte-se em força e potência pelo reconhecimento, pela aceitação e pela escolha, transformação que é na verdade uma fundação, pois o homem realiza até o fim sua natureza finita por ter decidido escolhê-la, e a escolha decidida é o apaixonar-se pela tarefa e a resolução de ser exclusivamente si mesmo, eu que não é dado antes da escolha e da decisão, mas constituído por elas, sendo a busca do ser busca do próprio ser, do eu, unidade fundamental do ser do homem, que não é privilégio inalienável, mas deve ser realizada retirando-se da dispersão das atitudes impróprias e recolhendo-se na unidade de uma tarefa única, não sendo o eu dado psicológico ou antropológico nem fato objetivamente observável, mas a exigência fundamental rumo à qual o homem se move em sua busca do ser, termo que tende a constituir e fundar em sua relação com o ser.

4. O eu é, portanto, transcendente, pois o homem não o encontra enquanto permanece imerso e disperso na finitude, na multiplicidade heterogênea de atitudes insignificantes, mas só ao assumir a finitude e canalizar essa multiplicidade para a unidade de uma tarefa, e, mesmo encontrado, pode perdê-lo, de modo que a decisão não é ato pontual, mas processo contínuo em que o risco da dispersão e da perda está sempre presente.

3. A transcendência.

5. O terceiro tema fundamental do existencialismo é a transcendência, cuja enorme importância aparece com a eliminação de todo dado e a resolução de todo ser em sua essência problemática, pois, assim como o eu é continuamente transcendente, exigindo relação contínua para ser realizado, também o ser do mundo o é, já que realizar-se como eu é apaixonar-se pela própria tarefa, o que faz o mundo sair da dispersão dos acontecimentos insignificantes e ser reconhecido na seriedade e consistência de sua ordem, em que cada coisa é meio ou obstáculo para a realização do eu, parecendo o mundo espetáculo variado, mas inconsistente, a quem não escolheu sua tarefa nem se reencontrou, e unidade compacta a quem está empenhado até o fim em realizar-se, fornecendo os instrumentos indispensáveis, mas podendo também ser obstáculo intransponível e possibilidade de fracasso, sendo a aceitação do mundo em seu ser próprio e em sua ordem lucidamente reconhecida condição indispensável da realização de si, de modo que também o mundo não é fato nem complexo de fatos, constituindo-se seu ser autêntico apenas como termo da transcendência existencial.

4. A coexistência.

6. O significado último da transcendência revela-se na coexistência, quarto tema fundamental, pois o homem apaixonado por sua tarefa parece pôr-se num esplêndido isolamento, mas o laço com os outros é essencial à existência e revela-se no nascimento e na morte, que não são fatos nem termos obrigatórios da existência ou da vida, mas possibilidades que o homem pode reconhecer e aceitar ou desconhecer e ignorar, e reconhecer que se nasce é reconhecer que a própria existência não é toda a existência, que está ligada em sua origem à dos outros, reconhecer a comunidade com que se coexiste e que deu origem, os vínculos essenciais que ligam à comunidade, o caráter concreto e individual da própria existência e a dignidade e importância dos outros, pois a existência não basta a si mesma e em sua origem há um ato de transcendência rumo à existência, a coexistência, como exprime o fato de o homem nascer do homem, daí brotando a possibilidade existencial da solidariedade humana, fundamento das comunidades históricas e dos aspectos propriamente humanos da existência, o amor e a amizade.

  • A relação existencial revela-se como vínculo de solidariedade que sustenta o homem em sua fraqueza e insuficiência e o obriga a restituir aos outros o que lhe foi dado.
  • O amor é forma típica do reconhecimento do outro como outro si mesmo e supõe a transparência evidente de um ao outro, pela qual um é para o outro o que é para si.
  • A amizade multiplica as possibilidades de entendimento e encontro entre os homens e, como já viu Aristóteles, constitui-se por uma comunidade fundamental de interesses e diretrizes.

7. Todas as formas de coexistência fundam-se na natureza finita do homem como possibilidade da relação com o ser, pois ele só busca o ser ou se relaciona com ele coexistindo, e só se reencontra, se constitui como eu e reconhece a realidade e a ordem do mundo ao relacionar-se com os outros, reconhecendo a originariedade e essencialidade de seu vínculo com eles e decidindo-se pela fidelidade à comunidade a que pertence, ao amor e à amizade.

8. A morte exprime a possibilidade da dissolução do vínculo coexistencial, pela qual se pode ser tirado aos outros, ao mundo e a si mesmo, não sendo fim nem cumprimento, mas possibilidade que acompanha todas as outras e constitui sua limitação intrínseca, possibilidade do não-possível que domina de dentro toda obra humana e faz dela apelo ao futuro, isto é, possibilidade, pois o homem deve sempre contar com o futuro, que inclui a ameaça latente de que sua obra ou ele mesmo se percam, ameaça que, reconhecida e aceita, se torna risco de êxito ou perda, inelimínável, e do qual nasce a necessidade de decidir e a exigência da fidelidade.

5. O destino.

9. O quinto tema fundamental é o destino, pois, se o futuro estivesse incluído e preconstituído no passado e a história fosse progresso contínuo e ordem necessária que tornasse definitiva toda conquista e garantisse eternamente todo valor, nenhuma dispersão ou desvio dos indivíduos poderia impedi-la ou perturbá-la, mas na realidade o homem deve elevar-se à história, ordem em que se reencontra o significado de seu ser, do mundo e da comunidade, partindo penosamente das vicissitudes insignificantes e dispersivas do tempo, pois não é história, mas deve fazer-se história reencontrando-se no mundo e na comunidade, subtraindo-se à ameaça do tempo, sempre pronto a submergi-lo na insignificância, e enfrentando o risco de seu êxito na história, o que só pode fazer dispondo-se à fidelidade, avançando para o futuro com a decisão de ligá-lo ao passado e de reencontrar nele o verdadeiro eu e a verdadeira forma da coexistência, fidelidade que é o destino.

10. No mito de Er, Platão imagina que as almas, antes de encarnar-se, escolhem livremente seu destino entre muitos modelos de vida, ao qual depois ficam necessariamente ligadas, escolhendo cada uma segundo a experiência da vida anterior, como Ulisses, instruído pelos antigos trabalhos e despojado de toda ambição, que escolhe a vida mais obscura e humilde, mito que encerra um ensinamento vital, pois parece que o homem tem diante de si infinitas possibilidades de escolha indiferente, mas na realidade não há escolha indiferente, sendo uma só a possibilidade própria, aquela a que se pode dedicar com empenho apaixonado e total, reconhecível apenas por essa possibilidade de empenho, não podendo as outras ser examinadas de fora, pois existem apenas para que se escolha a própria, em cujo fundo se reencontra o verdadeiro eu e a verdadeira relação com os outros e com o mundo, e a decisão não é ato pontual, mas busca contínua e aprofundamento que descobre sempre nova riqueza na possibilidade escolhida, afastando do que distrai e concentrando no que é próprio, pois fora do empenho, da decisão e da escolha não há eu nem possibilidade alguma, sendo a unidade do eu a do empenho existencial e da tarefa em que se reconhece, sobre cujo fundo se projetam as outras possibilidades, podendo os outros ajudar nesse trabalho de esclarecimento, como se pode ajudá-los, mas cabendo a decisão, por fim, a cada um sozinho.

11. É possível enganar-se, como as almas do mito, seduzido pelo brilho exterior de possibilidades dispersivas e, perseguindo-as em vão, falhar no reencontro de si e da verdadeira relação com os outros, mas o erro se torna claro, antes mesmo do fracasso, pela incapacidade de consolidar e manter o empenho, que produz imediatamente a queda na dispersão e na insignificância, sem que se reencontre no que se faz, por não ser o que se deve ser, faltando-se à substância do próprio ser e à natureza última da finitude, sendo infiel a si e aos outros, e no limite dessa queda, se nada redime e reconduz a si, não só se desvanecem as possibilidades mais promissoras, mas tende a dispersar-se o próprio eu e sua relação com os outros, ameaçado o vínculo existencial e coexistencial pela ruptura definitiva do isolamento e da loucura, e muito aquém desse limite o eu já não tem unidade nem destino, incapaz de fidelidade, escravo de vicissitudes insignificantes, vivendo como unidade anônima e sem destino.

12. O existencialismo tende a subtrair o homem ao indiferentismo anônimo, à dissipação e à infidelidade a si e aos outros, restituindo-o a seu destino e reintegrando-o em sua liberdade, último e conclusivo tema fundamental, pois o homem livre é o que tem um destino, fidelidade à própria tarefa histórica, a si, à comunidade e à ordem do mundo, e a liberdade é o ato de decisão da fidelidade, escolha da própria tarefa e confiança inabalável em seu valor transcendente, paixão desapaixonada que tudo vê e julga lucidamente para tudo poder enfrentar.

6. Historicidade do existencialismo.

13. Historicamente, o existencialismo situa-se na linha das grandes metafísicas do Ocidente, de Platão a santo Tomás, de Descartes e Vico a Kant, mas não considera essas figuras, nem as outras que disseram sua palavra na história, embalsamadas e fechadas em seus sistemas, e sim como personalidades vivas e poderosas que ofereceram por séculos aos homens um modo de entender-se e reencontrar-se e que ainda podem dar respostas esclarecedoras às perguntas urgentes e vitais dos homens, e, igualmente distante do dogmatismo e do ceticismo, volta a interrogar os mestres do passado e examina com respeito e firmeza suas respostas, pois a palavra de que o homem viveu ontem talvez seja ainda aquela de que viverá amanhã, mas é preciso reencontrá-la e fazê-la ressoar claramente para que possa ser ouvida, estando a tarefa de esclarecimento existencial estreitamente ligada a uma tarefa de pesquisa e esclarecimento historiográfico, ambas exigindo empenho, trabalho, fidelidade e tenacidade.

14. O existencialismo não é uma escola e repudia o proselitismo, pois, não sendo pura doutrina, mas exigindo como fundamento da doutrina uma atitude existencial do homem total, pode ser para o homem um apelo ou uma ajuda, mas não pode substituir sua decisão e seu empenho, construindo um caminho, e não impondo uma fórmula, em cujo fim há para cada um a possibilidade de reconhecer-se em sua verdadeira natureza e para todos a de compreender-se e realizar-se numa comunidade solidária.

estudos/abbagnano/existencialismo.txt · Last modified: by 127.0.0.1