Er-eignis (2013:46-48)
HERRMANN, Friedrich-Wilhelm von. Hermeneutics and reflection: Heidegger and Husserl on the concept of phenomenology. Toronto: University of Toronto Press, 2013.
(…) Ao ver o púlpito, “algo de fato acontece”; “estou lá com todo o meu eu”; “é uma experiência vivida especificamente para mim”. Essa é a designação, na visão hermenêutica, do ato de ver o púlpito, e a experiência vivida assim vista hermenêuticamente é um acontecimento. Mas não é o acontecer de algo que passa que é apresentado de forma reflexiva, mas sim um acontecer de experiência vivida com o qual eu me acompanho quando o vejo hermenêuticamente. Esse caráter mais próprio do acontecer, que lhe é próprio e não é uma experiência vivida objetivada reflexivamente, não é um passar (Vor-gang), mas um acontecer (Ereignis). Essa palavra é um termo que determina a estrutura essencial da experiência vivida, sobretudo da experiência vivida primária do mundo circundante. Portanto, “Ereignis”, aqui, não designa aquilo que, de outra forma, em nossa linguagem, chamamos de evento, uma ocorrência de algum modo saliente. Ainda precisamos esclarecer o que “Ereignis”, como estrutura conceitual, significa. Antes de esclarecer, deve-se ressaltar imediatamente que um “resquício de Ereignis” está presente na experiência vivida do questionamento. Pois a experiência vivida do questionamento não é primária, mas sim uma experiência vivida derivada. Somente as experiências vividas primárias e fundamentais revelam o caráter pleno e não abreviado do Ereignis, enquanto a experiência vivida do questionamento, que é derivada da experiência vivida do mundo circundante, revela um caráter reduzido do Ereignis.
No envolvimento hermenêutico com o acontecimento da encenação da experiência vivida do mundo circundante, a experiência vivida não passa por mim (mir Vorbeigehen) (pro-cesso (Vor-gang)) como a experiência vivida refletida; “mas sim eu mesmo a torno minha (er-eigne) para mim” (47) — isto é, a experiência vivida “é apropriada de acordo com sua essência” (er-eignet sich seinem Wesen nach). O caráter essencial da experiência vivida pode ser marcado de duas maneiras: eu experimento na medida em que torno a experiência vivida minha, ou a experiência vivida é apropriada. Como essência da experiência vivida, Er-eignis significa: eu faço da experiência vivida algo meu, a experiência vivida é apropriada. Quando examino a experiência vivida hermenêuticamente, não a compreendo como um processo objetivado, mas “antes como algo inteiramente novo”. Tendo em vista o que é próprio (das Eigene) à experiência vivida, aquilo que é inteiramente novo recebe o nome de Er-eignis. É algo inteiramente novo porque o caráter de Er-eignis da experiência vivida nunca foi vivenciado como a essência das experiências vividas. Pois, até agora, a experiência vivida e a experiência de viver foram apenas tema de uma objetivação reflexiva, que oculta o caráter de Er-eignis da experiência vivida. A compreensão atheórica e hermenêutica é um meio inteiramente novo de acesso às experiências vividas, no qual estas se revelam pela primeira vez em seu caráter de Ereignis, que de outra forma permanece oculto. Quando olho “diretamente”, isto é, sem objetificação reflexiva, mas não sem uma forma metodológica de acesso — compreendendo hermenêuticamente —, não vejo “nada psíquico”, pois o ser psíquico é uma experiência vivida objetificada reflexivamente, que, como tal, mantém-se fechada no que diz respeito ao seu caráter de “Ereignis”.
Ora, o que a palavra “Ereignis” significa mais precisamente? Que significado tem o elemento -eignis da palavra? Pode-se pensar que er-eignen signifique an-eignen. “Tornar a experiência vivida minha” significaria então: eu adquiro as experiências vividas de algum lugar, a fim de viver a partir das experiências vividas assim adquiridas. Minhas experiências vividas, adquiridas e próprias, seriam então minha propriedade (Eigentum no sentido usual). Mas é justamente esse significado de “-eignis”/próprio como propriedade que é rejeitado.
As experiências vividas são, em sua essência, “Er-eignisse”, na medida em que “vivem a partir de dentro do próprio, e a vida só vive assim”. O elemento da palavra “-eignis”/próprio aponta, portanto, para o próprio (das Eigene) e não (48) para a propriedade. Na medida em que a experiência vivida vive a partir de dentro do próprio, ela é, como experiência vivida, um Er-eignis, de acordo com sua essência. Em Er-eignis, o elemento lexical -eigen designa o que é próprio da experiência vivida e do viver; o prefixo er- de Er-eignis é o mesmo que o prefixo er- da experiência vivida (Er-lebnis). Er-, ur-, como prefixos, significam: originário, primordial. Por viver a partir do próprio interior, o viver originário como experiência vivida é Er-eignis. Compreendidas e interpretadas hermenêuticamente, as experiências vividas são Er-eignisse porque vivem a partir do próprio interior do viver e da experiência vivida. O conceito pré-teórico de Er-eignis, obtido hermenêuticamente, é determinado, não a partir de “propriedade/Eigentum”, mas sim a partir do “próprio/das Eigene”. Eu realizo minhas experiências vividas, minha respectiva experiência de vida, a partir do que é próprio ao viver e à experiência de vida. O que é próprio à experiência vivida do mundo circundante é sua essência, sua essência mais própria, e, portanto, o que Heidegger mais tarde chamará de existência (Existenz) do Dasein. Dessa forma, “Ereignis” também não é um conceito hermenêutico que demonstre exaustivamente o próprio e o mais próprio do viver e da experiência vivida. Em vez disso, o conceito “Er-eignis” aponta apenas para o que é próprio do viver e da experiência de viver, o que ainda precisa ser revelado. A tarefa da ciência filosófica primordial é uma análise hermenêutico-fenomenológica do que é próprio ao viver e à experiência de viver pré-teóricos. Tal análise do viver e da experiência de viver em sua essência de “Er-eignis” é o primeiro e decisivo passo de uma análise hermenêutico-fenomenológica do Dasein.
Essa elucidação do “Er-eignis” como essência do viver e da experiência de viver também mostra claramente que esse conceito inicial de “Er-eignis” deve ser estritamente diferenciado do conceito posterior, histórico-existencial, de “Ereignis”. Em Er-eignis (a palavra usada em 1919), como essência do viver e da experiência de viver, -eignis tem o significado de próprio e mais próprio; enquanto que, em Er-eignis (a palavra usada a partir da década de 1930) como a união entre o lançamento de apropriação (para o Dasein) e a abertura lançada do Dasein, -eignis/próprio significa tanto quanto “propriedade (Eigentum)”. Pois, a partir do enowning como lançamento de enowning, o ser dos humanos — como o lançamento aberto enowned — torna-se, como en-owned, a propriedade da verdade enowning do ser. Portanto, é um grave equívoco imaginar que o conceito histórico-existencial de “enowning” de Heidegger (a partir da década de 1930) esteja vinculado à sua hermenêutica inicial do viver, em seu caráter de Ereignis.
