estudos:escola-de-kyoto:nishida:arte:7
7 Consciência do ato
NISHIDA, Kitarō. Art and morality. Tradução: Valdo H. Viglielmo; Tradução: David A. Dilworth. Honolulu: the University press of Hawaï, 1973.
-
A percepção visual existe na relação com cores e formas, assim como a audição existe na relação com sons; ato e objeto constituem aspectos interdependentes de uma experiência que se desenvolve internamente e forma seu próprio mundo objetivo.
-
A consciência de uma mudança não resulta da simples sucessão de estados distintos: perceber que o vermelho se tornou azul pressupõe uma continuidade interior capaz de reunir os dois momentos e reconhecer sua diferença.
-
Um fenômeno espiritual possui unidade ativa e interna, na qual diferenciação e desenvolvimento pertencem ao próprio processo; sua realidade não se deixa reconstruir pela soma de elementos isolados nem por uma unidade conceitual acrescentada posteriormente.
-
A continuidade pode constituir conteúdo imediato da consciência, como ocorre no desenvolvimento necessário de um pensamento: a unidade entre seus momentos não é somente algo pensado depois, mas participa do próprio ato de pensar.
-
A experiência imediata precede a distinção explícita entre ato e objeto; pela reflexão, a diferença presente na experiência torna-se independente de seus conteúdos e dá origem ao julgamento e à consciência do si que discrimina e unifica.
-
Cada experiência sensível concreta contém possibilidades de transição que excedem a qualidade isolada reconhecida no julgamento; a consciência da diferença e a reflexão desenvolvem essa continuidade já presente no fundo da percepção.
-
A memória e o reconhecimento de experiências passadas como próprias dependem de uma unidade que atravessa o tempo; a consciência de si explicita essa unidade sem criá-la a partir de momentos anteriormente desconexos.
-
O si concreto não equivale a um sujeito lógico sem individualidade: sua identidade manifesta-se na atividade pela qual quem conhece e aquilo que é conhecido se unem, inclusive na experiência sensível anterior ao julgamento reflexivo.
-
A vontade constitui a dimensão mais profunda dessa atividade, pois reúne percepção e pensamento num horizonte que nenhum deles consegue objetivar integralmente; a consciência de si é a manifestação dessa unidade atuante.
-
A percepção conserva conteúdo e clareza próprios, irredutíveis aos conceitos que dela podem ser extraídos; na experiência artística, a reflexão abstrata pode até obscurecer a precisão singular do que é percebido.
-
A afirmação «eu sou» exprime uma continuidade infinita de atos, anterior à formulação reflexiva «eu penso»; pensar é uma modalidade da atividade do si, cuja existência se manifesta no agir.
-
A impossibilidade de ver o próprio ver como se vê uma cor significa que o ato não pode tornar-se objeto sensível da mesma maneira que seu conteúdo; ela não exclui a consciência imediata da atividade pela qual se vê.
-
Na consciência de si, conhecer e agir implicam-se reciprocamente: o si não se apreende como coisa observada, mas na unidade livre de sua atividade, que constitui também a condição dos conhecimentos objetivos.
-
A reflexão sobre as condições do conhecimento pressupõe uma consciência capaz de distinguir ato e objeto e de conhecer sua própria atividade; esse conhecimento de si opera segundo uma estrutura diferente daquela pela qual se conhecem coisas.
-
A vontade de perceber e a vontade de conhecer a verdade exprimem a dimensão ativa presente até mesmo na percepção e no julgamento; o ato que torna possível julgar não se reduz a mais um conteúdo julgado.
-
O movimento vivido possui continuidade própria, que não pode ser obtida pela justaposição de posições, sensações musculares ou pontos espaciais; a intuição do movimento pertence à atividade concreta pela qual o si age e se reconhece.
-
O mundo efetivo da consciência não nasce da reunião exterior de mundos objetivos já prontos: ele se estabelece na continuidade do ato que os articula e no qual o objeto participa do próprio movimento da experiência.
-
A consciência livre avalia e age por meio dessa avaliação; sua dimensão moral pertence à atividade presente do si e se perde de vista quando os fenômenos conscientes são tratados apenas como objetos exteriores.
-
Mesmo uma sensação de cor possui complexidade e direção próprias: sua unidade envolve diferenças possíveis e uma continuidade interna que não podem ser confundidas com o simples predicado «vermelho» ou «azul».
-
A distinção entre qualidades requer um campo comum no qual possam relacionar-se; esse universal não é apenas uma classificação abstrata, pois atua na determinação das diferenças sensíveis e permanece mais rico do que qualquer julgamento particular.
-
A objetividade do julgamento aprofunda-se quando suas determinações são compreendidas no desenvolvimento de um universal concreto; tanto a intuição sensível quanto a dedução envolvem uma atividade sintética capaz de produzir e relacionar seus conteúdos.
-
Ver, pensar e deduzir diferem pela amplitude e profundidade de seus campos de determinação, mas participam de um mesmo movimento interno: o universal diferencia-se em conteúdos particulares, e a consciência do ato surge no fundamento dessa autodiferenciação.
estudos/escola-de-kyoto/nishida/arte/7.txt · Last modified: by 127.0.0.1
