estudos:solomon:1990-rosseau-a-descoberta-do-eu
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| estudos:solomon:1990-rosseau-a-descoberta-do-eu [02/07/2026 13:23] – created - external edit 127.0.0.1 | estudos:solomon:1990-rosseau-a-descoberta-do-eu [10/09/2026 04:00] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== Rosseau, a descoberta do " | ||
| + | |||
| + | |||
| + | |||
| + | ==== Continental philosophy since 1750 ==== | ||
| + | |||
| + | === The rise and fall of the self === | ||
| + | |||
| + | “Assim como Newton foi o primeiro a discernir ordem e regularidade na natureza, Rousseau foi o primeiro a descobrir, sob as formas variadas que a natureza humana assume, a essência profundamente oculta do homem e a lei escondida segundo a qual a providência é justificada.” | ||
| + | Kant | ||
| + | |||
| + | Nossa história começa não com a ciência, nem com o cartesianismo, | ||
| + | |||
| + | Rousseau é frequentemente deixado de lado nos relatos anglo-americanos padrão da filosofia moderna, e a razão não é difícil de encontrar. Não tinha uma epistemologia, | ||
| + | |||
| + | Rousseau, é claro, não é uma figura isolada. Conviveu com os principais filósofos da França, e seu amigo Hume foi a luz guia do Iluminismo escocês (romperam após um dos surtos de paranoia de Rousseau). Por mais que tenha divergido desses colegas pessoal ou filosoficamente, | ||
| + | |||
| + | Rousseau descobriu um novo eu “interior” de considerável substância moral. Descartes, por certo, pusera enorme ênfase no eu substancial e subjetivo — o eu como uma coisa pensante —, mas tratava-se de um conceito que atendia a um apelo à lógica, não à empatia e à solidariedade humana. Rousseau enfatizou o sentimento em vez do pensamento como a chave do eu, e o sentido íntimo de bondade, mais do que a lógica da autorreferência, | ||
| + | |||
| + | Rousseau difere de Descartes e Locke sobretudo em sua insistência de que o eu é distintivamente moral, e antecipa Kant ao sustentar que é a bondade do próprio eu — e não nossas ações — que nos define: | ||
| + | |||
| + | “Deduzi esta grande máxima da moral, talvez a única de utilidade prática: evitar situações que colocam nossos deveres em oposição a nossos interesses e que nos mostram nosso bem no dano alheio, certo de que, em tais situações, | ||
| + | |||
| + | Rousseau ressaltou os sentimentos como centrais para o eu — embora esse destaque seja muitas vezes exagerado. Insiste em que a razão e os sentimentos trabalham juntos na vida moral: “Nossos sentimentos naturais hão de guiar a razão para conhecer o bem, nossa consciência, | ||
| + | |||
| + | O sentido do eu em Rousseau era social e político, bem como moral. Por um lado, sustentava que o eu era estritamente individual, mesmo único. Em suas Confissões, | ||
| + | |||
| + | É aqui, por certo, que Kant e grande parte da filosofia subsequente o seguirão (embora Descartes também tenha defendido uma filosofia perigosamente solipsista). Na tradição idealista alemã, a “liberdade interior” frequentemente eclipsaria o ativismo político por completo, mas não foi assim com Rousseau. Porque somos todos livres e bons como indivíduos, | ||
| + | |||
| + | “O corpo político, tomado individualmente, | ||
| + | |||
| + | Em poucos outros filósofos há uma batalha tão evidente entre individualismo e comunitarismo — o eu como atômico e pessoal versus o eu como irredutivelmente social. Rousseau emerge como o campeão da vida livre e natural e como um dos criadores do Estado moderno baseado na representação popular em vez da força ou do “direito divino”, mas não menos poderoso por isso. Os resultados desse conflito são por vezes chocantes, como na infame insistência de Rousseau de que um cidadão que se recusa a cooperar com a Vontade Geral deve ser “forçado a ser livre”. Mas é esse mesmo sentido de Vontade Geral e o ideal de uma sociedade de indivíduos não combativos que dá origem à desconfiança de Rousseau em relação à propriedade privada, visão que seria uma influência importante sobre os socialistas franceses e, especialmente, | ||
| + | |||
| + | “O primeiro homem que cercou um pedaço de terra e ocorreu‑lhe dizer ‘isto é meu’, e encontrou outros tolos o bastante para acreditá‑lo, | ||
| + | |||
| + | O infame contraste subjacente na obra de Rousseau, entre indivíduos felizes no estado de natureza e as criaturas miseráveis na sociedade civilizada, nunca está muito distante da consideração: | ||
| + | |||
| + | “O homem selvagem, quando se saciou, está em paz com a natureza e é amigo de todas as suas criaturas. [...] Muito diferente é o caso do homem no estado de sociedade, para quem primeiro é preciso prover as necessidades, | ||
| + | |||
| + | e | ||
| + | |||
| + | “A natureza fez o homem feliz e bom, e a sociedade o deprava e o torna miserável.” | ||
| + | |||
| + | O propósito da teoria do eu é corrigir esse contraste pouco lisonjeiro, mostrando‑nos que “realmente” somos melhores do que parecemos ser, e isso, mais do que qualquer outra coisa, será a força motriz da história da filosofia continental. A história da filosofia europeia moderna é o prognóstico prolongado da autotransformação. | ||
| + | |||
| + | “Penetremos até o fundo de nossos corações e reflitamos sobre o que deve ser o estado de coisas no qual todos os homens são forçados a acarinhar‑se e a destruir‑se uns aos outros, e no qual nascem inimigos por dever e velhacos por interesse próprio.” | ||
| + | |||
| + | Introspectivo, | ||
| + | |||
| + | ---- | ||
| + | |||
| + | //SOLOMON, Robert C. Continental philosophy since 1750: the rise and fall of the self. Repr ed. Oxford: Oxford Univ. Pr, 1990.// | ||
| + | |||
| + | {{tag> | ||
