estudos:macquarrie:filosofia-e-teologia:desvelamento
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| estudos:macquarrie:filosofia-e-teologia:desvelamento [28/06/2026 06:16] – created - external edit 127.0.0.1 | estudos:macquarrie:filosofia-e-teologia:desvelamento [11/09/2026 04:01] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== DESVELAMENTO ====== | ||
| + | // | ||
| + | **A Existência no Mundo** | ||
| + | |||
| + | **A Revelação da Existência** | ||
| + | |||
| + | **10. Compreensão** | ||
| + | |||
| + | * A compreensão é normalmente entendida como atividade intelectual que conduz ao conhecimento teórico, sendo a mais exata a de tipo científico -- mas contra esse intelectualismo excessivo Heidegger e outros pensadores existencialistas protestam: para Heidegger, "a compreensão sempre toca a constituição inteira do ser-no-mundo" | ||
| + | * Na ilustração heideggeriana "o martelo é pesado" | ||
| + | * A compreensão prática é considerada por Heidegger como a compreensão fundamental -- a que toca a constituição inteira do homem como ser-no-mundo e é a condição que torna possível a compreensão teórica; a compreensão teórica ou científica é tida como caso especial da compreensão em geral, no qual as entidades são abstraídas de toda preocupação prática e vistas como puramente objetivas; o contraste em Heidegger não é estritamente entre teoria e prática, mas entre a teoria mais pura -- que em sua visão nunca é inteiramente pura, nunca completamente alheia à preocupação prática -- e aquela outra compreensão, | ||
| + | * As implicações dessa linha de pensamento para a teologia são relevantes: Heidegger mostrou que, além do conhecimento teórico que encontra sua expressão mais pura na ciência, há outro conhecimento muito mais difícil de formular mas que não deve ser negligenciado -- e se Heidegger tem razão, o conhecimento científico é subordinado a e derivado desse conhecimento existencial fundamental; | ||
| + | * Dois corolários decorrem de reconhecer que o conhecimento de Deus é existencial: | ||
| + | * O segundo corolário é dar ao conhecimento de Deus sua própria certeza: se se aceita a análise de Heidegger, a compreensão implícita na práxis é tão digna de respeito quanto a teoria mais pura e, ele diria, mais fundamental; | ||
| + | * A compreensão é um existencial, | ||
| + | * A questão de se a visão existencialista do mundo como sistema instrumental é subjetivismo, | ||
| + | * Os diferentes modos de compreender o mundo não são antagônicos entre si -- é lamentável que o existencialismo seja às vezes visto como anti-científico ou irracional; os diferentes modos de compreensão surgem da projeção de diferentes possibilidades do ser do homem -- as possibilidades de sua preocupação prática, ou as possibilidades de seu raciocínio teórico; só haveria conflito se se afirmasse que a verdadeira compreensão do mundo pertence exclusivamente a um desses projetos -- reivindicação que poderia ser feita pelos positivistas lógicos em favor do projeto científico, | ||
| + | * A compreensão neotestamentária do mundo como ktisis, criação de Deus, é mais afim ao conceito existencialista do que ao científico: | ||
| + | * A doutrina da criação tem sido um dos principais campos de batalha nos conflitos entre religião e ciência, mas deve ficar claro que as descrições científica e bíblica do mundo surgem de projetos diferentes e não pode haver conflito entre elas -- a menos que uma ou outra reivindique para si exclusividade de verdade; a visão científica do mundo é o projeto da compreensão teórica, a doutrina da criação é o projeto da compreensão existencial que pertence à fé; os relatos do Gênesis não são primariamente ciência nem teísmo -- não são símbolos mitológicos destinados a ensinar uma filosofia das origens cósmicas nem uma visão de mundo teísta; são veículos para a comunicação da compreensão existencial do Deus vivo -- o conhecimento salvífico de Deus -- que pertencia aos escritores sagrados e lhes foi revelado na experiência da fé; a dependência e criaturalidade de Adão são as do escritor e as minhas quando leio sua história; a desobediência de Adão é a desobediência do escritor e a minha; a queda de Adão é a queda do escritor e a minha -- aqui não há ciência nem filosofia, mas algo muito mais importante: a revelação de mim mesmo como criatura que caiu no pecado; o relato da criação do mundo natural não ensina como compreender o mundo como objeto de estudo teórico, mas ensina a compreender o mundo como fator constante da existência como ser-no-mundo -- que o mundo é bom e para meu uso, mas que ao mesmo tempo me perco nele ao preferir a criatura ao Criador como Adão fez; assim compreendidos, | ||
| + | * O conceito paulino de nous confirma a visão existencial da compreensão religiosa: passagens como "sede transformados pela renovação de vosso nous" e "Deus os entregou a um nous reprovado, para fazerem coisas inconvenientes" | ||
| + | * Nos escritos joaninos pode parecer haver inclinação para o intelectualismo, | ||
| + | |||
| + | **11. Ansiedade** | ||
| + | |||
| + | * Heidegger ensina que o homem é revelado a si mesmo em seu ser não apenas pela compreensão mas também pelo estado afetivo (Befindlichkeit) -- toda compreensão é colorida por algum estado emocional, e todo estado emocional tem sua própria compreensão (cf. S. u. Z., p. 134 ff.); os estados afetivos que Heidegger propõe analisar ontologicamente são conhecidos onticamente como estados de ânimo -- o homem sempre tem algum estado de ânimo; tanto a equanimidade imperturbada quanto o descontentamento frustrado da existência cotidiana têm, na visão de Heidegger, significância ontológica, | ||
| + | * O medo é analisado por Heidegger como estado de ânimo inautêntico: | ||
| + | * Na existência inautêntica cotidiana, o homem perde-se no mundo e compreende-se em termos do mundo -- o que pode ser visto como uma espécie de fuga de si mesmo como existente, fuga das responsabilidades da existência; | ||
| + | * Para estabelecer o que a ansiedade revela mesmo quando o homem dela foge, Heidegger observa que o homem só pode fugir de si mesmo na medida em que foi trazido perante si mesmo na revelação da ansiedade -- a própria fuga é evidência do que é revelado; em uma de suas obras (La Nausée, Paris, 1938), Sartre registrou cuidadosa descrição cotidiana de estados de ânimo em mutação, deixando no leitor a impressão da impotência do homem no mundo, não muito distante da revelação da ansiedade tal como Heidegger a interpreta. | ||
| + | * Kierkegaard descreveu a ansiedade nos seguintes termos: " | ||
| + | * A análise fenomenológica heideggeriana da ansiedade é desenvolvida ao longo das linhas da análise do medo, do qual a ansiedade se distingue a cada passo: o objeto do medo era sempre algo dentro do mundo, mas a fuga a que a ansiedade dá origem não é fuga de nada no mundo -- pelo contrário, assume a forma de fuga precisamente para o que está dentro do mundo, isto é, o homem alivia sua ansiedade perdendo-se no mundo; o objeto da ansiedade ontológica (não das ansiedades concretas no sentido popular) é inteiramente indefinido -- é nada em particular, nada dentro do mundo; e ao passo que o objeto do medo tem sempre direção e localização particulares, | ||
| + | * Heidegger observa: "não é acidente que os fenômenos da ansiedade e do medo -- que geralmente são deixados sem distinção um do outro -- tenham entrado na órbita da teologia cristã, tanto criticamente quanto, ainda que dentro de limites estreitos, ontologicamente; | ||
| + | * A acusação de que Heidegger seria ateu é discutível: | ||
| + | * A dificuldade de Bultmann usar essa filosofia é que ela não é ateia mas tampouco pode ser facilmente saudada como filosofia religiosa -- uma saída pode ser encontrada distinguindo Heidegger o existencialista de Heidegger o ontólogo; a analítica existencial, | ||
| + | * A bifurcação entre as interpretações teísta e não teísta do ser, construídas sobre a analítica existencial, | ||
| + | * A ansiedade é condição do conhecimento de Deus, assim como a complacência impede esse conhecimento -- ela abre a porta à religião e até empurra o homem através dela, mas ainda não é religião; a ansiedade ou pavor, tal como considerada, | ||
| + | * Correspondendo grosso modo ao conceito existencial amplo de Befindlichkeit, | ||
| + | * Paulo reivindicou ter experiências religiosas extraordinárias e até extáticas, acompanhadas por profundos estados de ânimo emocionais, e é significativo que o apóstolo as conecte explicitamente à revelação (apokalypsis) de Deus (Gl 1,12; 2 Cor 12,1) -- isso é verdade também em seu próprio relato de sua experiência de conversão na Epístola aos Gálatas (Gl 1,11-17); os comentadores concordam que o período anterior à conversão de Paulo deve ter sido de conflito interior e dúvida -- uma época de ansiedade que foi o início de uma nova auto-compreensão, | ||
| + | * O conceito de ansiedade aparece também nos escritos joaninos, ainda que implicitamente em vez de explicitamente: | ||
| + | * Bultmann mostrou com habilidade como os judeus buscaram afastar a inquietação (Störung) que o Senhor despertava neles -- apelaram à lei, à história, à honra (o mundo familiar em que se sentiam em casa) e levantaram contra Jesus objeções triviais, como suas origens galileias (Jo 7,42; cf. Th. des NT, pp. 375-9); mas Bultmann é certamente acertado ao apontar que deve ter sido uma característica do Jesus histórico perturbar os homens -- fazê-los questionar sua auto-compreensão no estado de ansiedade, o que é exatamente o que se esperaria de Jesus como revelação de Deus; os judeus buscaram explicar essa característica na pessoa de Jesus para quietar o sentimento que ele havia despertado e restaurar seu sentido de segurança; do mesmo modo, muita crítica moderna tem sido igualmente ativa em explicar os elementos numinosos na personalidade do Jesus histórico; o reconhecimento da importância do conceito de ansiedade ontológica para a religião e a teologia poderia dar um quadro mais equilibrado do Jesus real -- mas Bultmann não segue essa linha e permanece contente com um quadro muito atenuado do Jesus histórico. | ||
| + | |||
| + | {{tag> | ||
