estudos:guest:wesen

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
estudos:guest:wesen [19/01/2026 05:23] – created mccastroestudos:guest:wesen [19/01/2026 05:27] (current) mccastro
Line 1: Line 1:
 ====== Wesen – Aître – Átrio ====== ====== Wesen – Aître – Átrio ======
 +
 +LDMH
  
   * Etimologia e evolução semântica do termo francês //aître//.   * Etimologia e evolução semântica do termo francês //aître//.
Line 9: Line 11:
  
   * Contexto da proposta de tradução: a publicação de //Beiträge zur Philosophie// (1989) e a centralidade de //Wesen//.   * Contexto da proposta de tradução: a publicação de //Beiträge zur Philosophie// (1989) e a centralidade de //Wesen//.
-    * Nas //Contribuições à Filosofia//, as expressões //das Wesen des Seyns// e sobretudo //die Wesung des Seyns// adquirem uma pregnância singular.+    * Nas //Contribuições à Filosofia// [GA65], as expressões //das Wesen des Seyns// e sobretudo //die Wesung des Seyns// adquirem uma pregnância singular.
     * Surgiu como eventualmente frutífero, para interpretação e tradução, recorrer aos recursos semânticos deste velho termo francês para captar algo do uso heideggeriano de //Wesen//.     * Surgiu como eventualmente frutífero, para interpretação e tradução, recorrer aos recursos semânticos deste velho termo francês para captar algo do uso heideggeriano de //Wesen//.
     * Foram então propostas, como pistas para uma compreensão //topológica// do pensamento de Heidegger, as expressões //l'aître de l'Estre// e //l'aîtrée de l'Estre//.     * Foram então propostas, como pistas para uma compreensão //topológica// do pensamento de Heidegger, as expressões //l'aître de l'Estre// e //l'aîtrée de l'Estre//.
Line 46: Line 48:
   * Fundamentação etimológica em //Introdução à Metafísica// (1935).   * Fundamentação etimológica em //Introdução à Metafísica// (1935).
     * No capítulo sobre //Gramática e etimologia da palavra 'ser' [sein]//, Heidegger reúne as três raízes indo-europeias do verbo //sein//.     * No capítulo sobre //Gramática e etimologia da palavra 'ser' [sein]//, Heidegger reúne as três raízes indo-europeias do verbo //sein//.
-      * Raiz //*es-//: ser como viver. +      * Raiz //es-//: ser como viver. 
-      * Raiz //*bheu-///*bhû-//: movimento de eclosão e crescimento (//physis//). +      * Raiz //bheu-// //bhû-//: movimento de eclosão e crescimento (//physis//). 
-      * Raiz //*wes-//: presente em //wesen//, //Wesen//, e nas formas //war//, //was//, //west//, //gewesen//, //wesend// (em //anwesend// e //abwesend//).+      * Raiz //wes-//: presente em //wesen//, //Wesen//, e nas formas //war//, //was//, //west//, //gewesen//, //wesend// (em //anwesend// e //abwesend//).
     * A terceira raiz expressa o ato de //demorar-se em um séjour//.     * A terceira raiz expressa o ato de //demorar-se em um séjour//.
     * Conclusão implícita: o sentido originário de //Wesen// não era o de //essência//, mas o de //habitação// e //duração//, sob o tríplice aspecto da presença do presente, da vinda à presença e da //ausência// como modalidade do retiro da presença.     * Conclusão implícita: o sentido originário de //Wesen// não era o de //essência//, mas o de //habitação// e //duração//, sob o tríplice aspecto da presença do presente, da vinda à presença e da //ausência// como modalidade do retiro da presença.
estudos/guest/wesen.1768818239.txt.gz · Last modified: by mccastro