User Tools

Site Tools


estudos:guest:ereignis

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
estudos:guest:ereignis [19/01/2026 05:52] – created mccastroestudos:guest:ereignis [19/01/2026 06:00] (current) mccastro
Line 1: Line 1:
 ====== Ereignis ====== ====== Ereignis ======
 +
 +LDMH
  
   * Abordagem da dificuldade de traduzir e compreender //Ereignis//.   * Abordagem da dificuldade de traduzir e compreender //Ereignis//.
Line 7: Line 9:
   * Os três aspectos semânticos de //Ereignis// no uso heideggeriano.   * Os três aspectos semânticos de //Ereignis// no uso heideggeriano.
     * O termo deve ser apreendido simultaneamente sob três aspectos semânticos:     * O termo deve ser apreendido simultaneamente sob três aspectos semânticos:
-      1. O aspecto de //Acontecimento// (//Événement//), maior e decisivo. +      1. O aspecto de //Acontecimento// (//Événement//), maior e decisivo. 
-      2. O aspecto de //A-juntamento// ou //aí-apropriamento// (//Er-eignis//) do //aître// do ser humano ao Estre (e vice-versa). +      2. O aspecto de //A-juntamento// ou //aí-apropriamento// (//Er-eignis//) do //aître// do ser humano ao Estre (e vice-versa). 
-      3. O aspecto //óptico// que aparece discretamente na etimologia de //Er-äugnis// (relacionado a //Auge// – olho – e //äugen// – olhar, mostrar).+      3. O aspecto //óptico// que aparece discretamente na etimologia de //Er-äugnis// (relacionado a //Auge// – olho – e //äugen// – olhar, mostrar).
     * Heidegger geralmente ressaltou o radical //eigen-// (próprio, apropriar), mas a aspectualidade temporal e //eventual// do //Acontecimento// está constantemente pressuposta.     * Heidegger geralmente ressaltou o radical //eigen-// (próprio, apropriar), mas a aspectualidade temporal e //eventual// do //Acontecimento// está constantemente pressuposta.
     * O termo //Ereignis// foi eleito e retido conscientemente por Heidegger desde o início dos anos 1930 como a palavra que está no centro de gravidade de seu pensamento, especialmente nos //Tratados Inéditos// (1935-1945).     * O termo //Ereignis// foi eleito e retido conscientemente por Heidegger desde o início dos anos 1930 como a palavra que está no centro de gravidade de seu pensamento, especialmente nos //Tratados Inéditos// (1935-1945).
estudos/guest/ereignis.1768819967.txt.gz · Last modified: by mccastro