User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
estudos:escola-de-kyoto:nishida:beleza

Beleza

UMA EXPLICAÇÃO DA BELEZA — BI NO SETSUMEI

1. O que é a beleza? Se a investigarmos pelo aspecto emocional, o sentido da beleza nada mais é do que uma espécie de prazer, e principalmente desde Burke os psicólogos britânicos enfatizaram que a beleza é algo que dá um sentido de prazer e que o sentido da beleza é idêntico ao prazer egoísta.

  • Embora esta explicação também seja verdadeira até certo ponto, como definição da beleza ela ainda não é adequada, pois o sentido da beleza é prazer, mas o inverso nem sempre é verdadeiro.
  • Todos concordariam que por mais prazer que coisas como fama, riqueza, comida e bebida nos deem, não as consideramos de modo algum prazeres estéticos.
  • Recentemente um homem chamado Marshall escreveu um livro intitulado Dor, Prazer e Estética, que explica em detalhe o sentido da beleza como uma espécie de prazer.
  • Segundo o argumento de Marshall, o prazer estético não se limita apenas ao momento em que é sentido, mas é desfrutado do mesmo modo quando recordado mais tarde, sendo numa palavra prazer estável.
  • Embora eu possa concordar que a explicação de Marshall se conforma consideravelmente aos fatos, fundamentalmente ela não difere das explicações anteriores, e ainda não posso aceitar como explicação completa a teoria de que a característica especial da beleza se encontra simplesmente no prazer estável, ou que esta teoria possa explicar plenamente a natureza da beleza.
  • Edmund Burke escreveu seu influente tratado de estética, Uma Investigação Filosófica sobre a Origem de Nossas Ideias do Sublime e do Belo, em 1735.
  • Henry Rutgers Marshall desenvolveu sua teoria hedônica da beleza como prazer estável em Dor, Prazer e Estética, Macmillan, Londres, 1895, seguindo-a com Princípios Estéticos, Macmillan, 1895, e O Belo, Macmillan, 1924.
  • Nishida aqui se refere ao primeiro destes três livros, no qual Marshall escreveu, p. 10: aqueles prazeres são julgados estéticos que, relativamente falando, são permanentemente prazerosos na memória.
  • Assim, enquanto os prazeres sensoriais ordinários rapidamente passam à saciedade quando as condições fisiológicas do apetite são removidas, a beleza da arte produz prazer relativamente permanente ou estável que não passa à saciedade e não é diminuído à medida que é gratificado.
  • Como Marshall escreve em outro lugar: a beleza é prazer relativamente estável, ou real… Chamamos belo um objeto que parece sempre produzir prazer na impressão, ou no reviver contemplativo. O Belo, p. 78.
  • É significativo que no Capítulo 5, Beleza e Prazer, da mesma obra, Marshall distinga claramente sua própria visão da teoria desenvolvida por Grant Allen em Estética Fisiológica, 1877, que simplesmente identifica a beleza com o prazer sensorial, e daí Marshall enfatize que a beleza é uma espécie especial de prazer, um prazer que é relativamente estável.

2. Então quais são as características do tipo de prazer que constitui o sentido da beleza? Qual é a característica especial do sentido da beleza? Segundo a explicação do Idealismo alemão desde Kant, o sentido da beleza é prazer desprendido do ego, um prazer do momento, quando se esquece o próprio interesse como vantagem e desvantagem, ganho e perda.

  • Somente este muga é o elemento essencial da beleza; quando este falta, não importa que tipo de prazer você sinta, ele não pode dar origem ao sentido da beleza.
  • Há muito tempo alguém expressou o desejo de ver a lua do exílio, embora culpado de nenhum crime, e esta observação ilustra muito bem a questão.
  • Mesmo que um homem seja um artista de gênio excepcional, ninguém que seja mesquinho de coração jamais se tornou um grande mestre.
  • Em contraste, no entanto, quando não estamos minimamente restringidos pelo pensamento de si, não só o prazer dá origem a um sentido de beleza, mas tudo o que era originalmente desagradável sofre uma mudança completa e proporciona prazer estético.
  • Que sintamos profundamente cada vez mais prazer estético quando lemos um poema triste, experimentando cada vez mais ódio ou tristeza pelo que é odioso ou triste, deve-se principalmente à razão acima.
  • Um grande homem que não só está alheio a assuntos externos mas também completamente divorciado de qualquer pensamento de interesse próprio chega ao ponto em que tudo na vida dá um sentido de beleza, pois o lugar onde vai um homem de grande virtude é sempre desfrutado.
  • Portanto, se você quer obter um sentido autêntico de beleza, deve confrontar as coisas no estado de puro muga, e o sentido da beleza surge através desta condição essencial, conhecida como inspiração divina da arte.
  • Kant tornou famosa a noção de que todos os juízos estéticos a respeito do belo em matérias de gosto residem em sua atitude desinteressada: o gosto é a faculdade de julgar um objeto ou um método de representá-lo por uma satisfação ou insatisfação inteiramente desinteressada; o objeto de tal satisfação é chamado belo. Immanuel Kant, A Crítica do Juízo, Primeira Divisão, Primeiro Livro, Analítica do Belo, Seção 5.
  • Uma declaração feita por Minamoto Akimoto, 1000-1047, e citada por Kenko em seu clássico Tsurezuregusa, escrito entre 1330 e 1332: Akimoto, o conselheiro do meio, uma vez falou de desejar ver a lua do exílio embora culpado de nenhum crime. Donald Keene, trad., Ensaios na Ociosidade: O Tsurezuregusa de Kenko, Columbia U.P., 1967, p. 6.
  • A origem desta declaração é desconhecida.

3. Se o sentido da beleza é como descrevi acima, que tipo de coisa o produz? Em outras palavras, que tipo de coisa chamamos beleza? Todos concordam que a beleza é verdade, que é algo que vem à existência numa realidade ideal.

  • No entanto, como foi proposto por Baumgarten da escola leibniziana, a verdade e os ideais que formam a fundação da beleza não devem ser vistos como idênticos à verdade e aos ideais lógicos.
  • Se você disser que são idênticos, então um gráfico de anatomia ocuparia o mais alto nível da arte, e isto é bastante ridículo.
  • A verdade subjacente à beleza não é obtida pela faculdade do pensamento, é verdade intuitiva.
  • Como notei acima sobre o mundo do muga, é uma espécie de verdade que vem como um estímulo súbito das profundezas do coração.
  • A razão pela qual de algum modo sentimos uma espécie de verdade e simpatizamos cada vez mais fortemente quando lemos o solilóquio de Hamlet não é porque as palavras de Hamlet concordam com teorias psicológicas, mas porque algo toca as cordas de nosso coração.
  • Este tipo de verdade não pode ser expressa em palavras, sendo de fato o assim chamado segredo aberto (offenes Geheimnis) de Goethe.
  • Alexander Gottlieb Baumgarten, 1714-1762, primeiro cunhou o termo estética para um ramo especial de investigação filosófica em suas Meditações Filosóficas sobre Algumas Coisas Pertinentes ao Poema, 1735.
  • O conceito alemão de offenes Geheimnis (segredo aberto ou mistério aberto) é claramente expresso por Goethe como segue: Aquele a quem a Natureza começa a desvelar seu segredo aberto sente um desejo irresistível por sua mais digna intérprete, a arte. Citado em Karl Vietor, Goethe, O Pensador, Harvard U.P., 1950, p. 179.

4. Ocasionalmente as pessoas estimam em vão a verdade lógica e rejeitam a verdade intuitiva como sendo mera fantasia de poetas.

  • No entanto, em minha opinião, esta verdade intuitiva é alcançada quando nos separamos do eu e nos tornamos um com as coisas, sendo em outras palavras uma verdade vista com os olhos de Deus.
  • Como este tipo de verdade intuitiva penetra nos profundos segredos do universo, ela é muito mais profunda e maior que a verdade lógica obtida através do pensamento e da discriminação ordinários.
  • Mesmo que algum dia chegue o tempo em que os estudiosos não prestem mais nenhuma atenção às grandes filosofias de Kant e Hegel, não continuarão as obras de Goethe e Shakespeare a ser transmitidas por incontáveis gerações como espelhos do coração humano?

5. Se eu puder resumir o que foi dito acima, o sentimento da beleza é o sentimento do muga, e a beleza que evoca este sentimento de muga é verdade intuitiva que transcende a discriminação intelectual.

  • É por isso que a beleza é sublime.
  • Quanto a este ponto, a beleza pode ser explicada como o descarte do mundo da discriminação e o ser um com o Grande Caminho do muga; ela portanto é realmente do mesmo tipo que a religião.
  • Elas só diferem no sentido de profundo e raso, grande e pequeno, pois o muga da beleza é o muga do momento, enquanto o muga da religião é o muga eterno.
  • Embora a moralidade também derive originalmente do Grande Caminho do muga, ela ainda pertence ao mundo da discriminação, porque a ideia de dever que é a condição essencial da moralidade é construída sobre a distinção entre self e outro, bem e mal, e ainda não alcança os reinos sublimes da religião e da arte.
  • No entanto, quando você pratica devotadamente a moralidade por muitos anos, você finalmente alcança o nível que Confúcio descreveu como ir banhar-se no Rio Yi e desfrutar a brisa no Altar da Chuva, e depois ir para casa cantando poesia.
  • Em outras palavras, quando a moralidade avança e entra na religião, não há diferença entre moralidade e religião.
  • No final da primavera, depois que as roupas de primavera foram recém-feitas, eu gostaria, junto com cinco ou seis adultos e seis ou sete rapazes, de ir banhar-me no Rio Yi e desfrutar a brisa no Altar da Chuva, e depois ir para casa cantando poesia. D. C. Lau, trad., Confúcio: Os Analectos, Penguin, Middlesex, 1979, p. 111.
  • Este verso ilustra a liberdade espiritual e a felicidade desfrutadas pelo sábio confucionista que segue o caminho da virtude moral.
estudos/escola-de-kyoto/nishida/beleza.txt · Last modified: by 127.0.0.1