User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
estudos:daly:2024:0.3

0.3 Metodologia

DALY, Aengus. Heidegger’s metaphysics: the overturning of “Being and time”. London: Bloomsbury Academic, 2024.

3 Considerações Metodológicas Iniciais

1. A abordagem adotada no que se segue é ler os textos heideggerianos do final dos anos 1920 com vista a desdobrar a problemática neles nos seus próprios termos, e a afirmação de que tomar esses textos como desenvolvendo uma única investigação unificada é uma opção interpretativa viável não pretende excluir outras possibilidades interpretativas ou a apropriação da obra heideggeriana da perspectiva de questões muito diferentes das suas.

2. Contudo, pensa-se que o tipo de filosofia transcendental historizada que Heidegger desenvolve nesse momento é de interesse tanto como continuação sistemática do projeto de Ser e Tempo quanto por direito próprio.

3. Uma limitação-chave deve ser notada, a saber, que Heidegger continuou preocupado com o problema da metafísica até bem dentro dos anos 1930, e por isso se pergunta por que limitar a discussão aos textos até 1929 e por que excluir textos aparentemente-chave sobre a metafísica do Dasein como o curso de 1929-1930 Os Conceitos Fundamentais da Metafísica.

4. Em Ser e Tempo Heidegger descreve a angústia como um modo distinto pelo qual o Dasein é desvelado, reconhecendo assim a possibilidade desveladora de outras disposições ainda não exploradas, e lê-se o curso Os Conceitos Fundamentais da Metafísica como marcando um novo começo nesse aspecto, pois ali o tédio assume uma significância central que estava ausente nos textos anteriores e a temporalidade dessa disposição é distinta da da angústia e das disposições cotidianas analisadas em Ser e Tempo.

5. Além disso, a problemática que Heidegger trata nesse curso é informada pelo seu diálogo com as Antropologias Filosóficas de Scheler e Plessner no que respeita ao ser do orgânico e dos entes vivos outros que o Dasein, e esses temas não estavam totalmente ausentes na obra anterior de Heidegger, mas tanto no que respeita à disposição fundamental subjacente quanto aos problemas em que se focaliza, esse curso pode ser visto como um afastamento das investigações de Ser e Tempo e da articulação anterior da metafísica do Dasein.

6. Isso não é negar que as análises em Os Conceitos Fundamentais da Metafísica e nos textos subsequentes repetem, transformam e criticam Ser e Tempo e a metafísica do Dasein desenvolvida no seu rescaldo, mas tornar claro a natureza dessa repetição ou transformação crítica significaria primeiro ter apreendido a primeira articulação da metafísica do Dasein, que é a tarefa do presente trabalho.

7. O escopo deste estudo é assim delimitado pela sua tarefa, que é mostrar como a metafísica do Dasein se desenvolve a partir da exposição da ontologia fundamental em Ser e Tempo e em Os Problemas Básicos da Fenomenologia e é necessitada por ela, e Heidegger indica as consideráveis dificuldades envolvidas em apreender a sua investigação no encerramento da introdução a Ser e Tempo quando escreve da aspereza da nossa expressão e da minúcia de detalhe com que os nossos conceitos são formados.

8. No nível existencial-fenomenológico, essas dificuldades linguísticas são ocasionadas pela tentativa de falar do que é alienígena ou estranho dentro da experiência, tentativa que já põe a investigação a grande distância dos nossos modos usuais de nos expressarmos, incluindo na filosofia, o que requer atenção não apenas à terminologia que Heidegger usa mas a como os seus conceitos funcionam e os seus significados mudam, por que o fazem e o que isso sugere sobre as experiências subjacentes à sua obra.

9. Um nível adicional de dificuldade diz respeito ao contexto histórico da obra de Heidegger, que foi escrita a partir de uma situação existencial fática que não é a nossa, quaisquer semelhanças que possamos detectar ou estruturas subjacentes partilhadas e gerais que venham à vista através da nossa apropriação dela, o que requer atenção ao contexto hermenêutico da obra de Heidegger, às figuras com quem dialogava e que apropria bem como à complexa temporalidade dessa apropriação.

10. Quanto à primeira questão, central em Ser e Tempo e nos textos subsequentes é um problema de formar conceitos apropriados à matéria em investigação, e Heidegger frequentemente sublinha as exigências linguísticas que isso impõe, afirmando que uma coisa é dar um relato em que contamos sobre entes, mas outra é apreender entes no seu ser, e para esta última tarefa faltam-nos não apenas a maioria das palavras mas, acima de tudo, a gramática.

11. Essa tarefa requer libertar a gramática da lógica, o que por sua vez requer previamente uma compreensão positiva da estrutura a priori básica do discurso em geral como um existencial, e nos três primeiros capítulos do livro acompanha-se como o desenvolvimento da investigação heideggeriana exige formulações linguísticas e conceitos fundados no problema do tempo.

12. A proposta interpretativa é que se leiam as aparentes mudanças terminológicas de Heidegger em termos de uma das principais questões que ele introduz em Ser e Tempo, a de tornar ontologicamente inteligível a possibilidade da formação de conceitos com base na investigação da temporalidade, e, embora essa tarefa estivesse reservada ao Capítulo 2 da Divisão III não publicada de Ser e Tempo, ela está no pano de fundo, na interpretação aqui desenvolvida, da Kehre ou virada para a metafísica do Dasein e é necessitada pelo projeto da ontologia fundamental.

13. O Capítulo 1 argumenta, através de uma leitura cerrada da fenomenologia heideggeriana das disposições afetivas, como a tão discutida virada ou Kehre no pensamento de Heidegger já está no pano de fundo do relato da temporalidade em Ser e Tempo, pois a pressuposição de fundo para a autenticidade do Dasein reside no seu ser voltado para o simples fato do seu ser no meio dos entes na angústia, sustentando-se que isso fornece a chave para interpretar a discussão heideggeriana da Kehre no seu projeto em 1928.

14. O Capítulo 2 discute como o movimento temporal subjacente aqui entre facticidade e projeção levanta uma dificuldade básica para o projeto heideggeriano que vem para o primeiro plano no curso Os Problemas Básicos da Fenomenologia no que respeita à formação de conceitos ontológicos.

15. A investigação heideggeriana reivindica um estatuto a priori mas também problematiza a relação entre a concepção tradicional do a priori e a temporalidade, e argumenta-se que as dificuldades que isso cria são insuficientemente explicadas nas interpretações desse ponto por Chad Engelland e Sacha Golob, visando o engajamento de Heidegger com Kant desenredar o transcendental do seu entrelaçamento com o lógico, e nisso reside o cerne da crítica heideggeriana a Kant, e repensá-lo com base na transcendência temporal do Dasein.

16. Esse capítulo conclui explicando como Heidegger aqui abre avenidas para conceber o a priori mais originalmente.

17. A compreensão das inovações conceituais do período metafísico de Heidegger (1927-1929) deve muito à erudição de François Jaran, László Tengelyi, Inga Römer, Stefan Schmidt e Matthias Wunsch, mas, diferentemente desses estudiosos, sublinha-se a continuidade na investigação heideggeriana, pois, como a temporalidade ocorre ou se temporaliza em movimentos que oscilam entre êxtases reciprocamente implicados mas distintos, não deveria surpreender que os conceitos de Heidegger não envolvam uma subsunção sob um significado central mas antes exibam uma espécie de multidimensionalidade, isto é, tenham uma pluralidade de sentidos diferentes mas reciprocamente implicados.

18. Um caso exemplar, explorado em detalhe no Capítulo 3, é ver como os conceitos de Welt, Verweisung e Augenblick são usados num sentido diferente, em comparação com Ser e Tempo, em O que é Metafísica? e em outros textos do período metafísico.

19. Tendo em mente a observação de Heidegger sobre a minúcia de detalhe com que os seus conceitos são trabalhados, pode-se atender a como a terminologia desse texto repete os conceitos desenvolvidos em Ser e Tempo enquanto também se pergunta pelo que subjaz às mudanças no seu significado, e, se o pensamento de Heidegger está inteiramente em fluxo nesse período, argumenta-se que há boa razão para pensar que o fluxo não pertence a uma mudança no seu ponto de vista filosófico mas antes à própria matéria, que exige uma subversão e reviravolta terminológica.

20. Subjacente ao uso de termos-chave de Ser e Tempo em O que é Metafísica? num sentido invertido ou virado está um movimento temporal no qual os entes como um todo podem emergir na sua não identidade ou alteridade em relação à compreensão do ser pelo Dasein, um sentido-chave da diferença ontológica, revelando assim uma dimensão implicitamente pressuposta mas não tematizada em Ser e Tempo.

21. Nos Capítulos 4, 5 e 6 busca-se esclarecer questões interpretativas disputadas sobre a natureza da filosofia transcendental que a obra heideggeriana desenvolve nesse período e a sua relação com a história e com a política, em parte recorrendo a alguns textos-chave que ele refere ao desenvolver os seus argumentos.

22. Mas dois fatores familiares a todo leitor de Ser e Tempo complicam tal empreendimento, pois, primeiro, a obra de Heidegger está em diálogo em quase cada parágrafo com numerosos filósofos e abordagens e busca interrogar pressupostos básicos de grande parte da tradição filosófica, e o que justifica a seleção de algumas fontes acima de outras.

23. Segundo, Ser e Tempo não recebe acriticamente nem assume passivamente as suas influências mas responde à possibilidade daquela existência que foi aí, isto é, recupera possibilidades à luz de uma questão que Heidegger sustenta ter sido esquecida por mais de 2000 anos, e, dado que seria ingênuo simplesmente atribuir a Heidegger teses de autores que ele refere, pergunta-se então como se podem tomar as suas influências como guia ao lidar com problemas e questões nos seus textos.

24. Como os Capítulos 4 e 6 examinam especialmente a apropriação heideggeriana de Ernst Cassirer, Jacob Grimm e Paul Yorck von Wartenburg, fornece-se aqui a justificação hermenêutica para explorar problemas na obra de Heidegger no que respeita a esses autores, remetendo-se o leitor para esses capítulos para uma discussão mais detalhada dos textos em causa.

25. Ernst Cassirer é indiscutivelmente um dos interlocutores-chave de Heidegger no final dos anos 1920, e Heidegger refere a sua obra em Ser e Tempo, nas suas notas sobre a Divisão III não publicada de Ser e Tempo e em cursos e textos do final dos anos 1920, mas que relação tem Cassirer com a continuação heideggeriana do projeto de Ser e Tempo após 1927 e com a sua tentativa de desenvolver um tipo novo de filosofia transcendental sob o título da metafísica do Dasein.

26. Viu-se anteriormente que o projeto heideggeriano pós-Ser e Tempo envolve três preocupações centrais estreitamente correlacionadas, a saber, o desenvolvimento de uma temporalidade da projeção, que expõe os limites de um quadro transcendental kantiano e sublinha o problema mais básico de um a priori fenomenológico, e, ao explorar esses tópicos, Heidegger recorre à interpretação de Cassirer do pensamento mítico no segundo volume da Filosofia das Formas Simbólicas deste último, criticando também o que percebia como as limitações das investigações de Cassirer.

27. Heidegger afirma que a temporalidade da projeção é a chave para interpretar o mundo mítico, mas argumenta que Cassirer não vê que um quadro transcendental devedor de Kant é incapaz de tematizar esse fenômeno, pois negligencia a relação entre o a priori e o tempo, ou seja, é através de uma interpretação de Cassirer que Heidegger desenvolve as três preocupações centrais da sua própria obra pós-Ser e Tempo.

28. Isso significa que uma análise da interpretação heideggeriana de Cassirer traz à luz questões fundamentais no repensar heideggeriano da filosofia transcendental no final dos anos 1920 e mostra que tipo de fenômenos não podem ser explicados dentro de uma compreensão kantiana da filosofia transcendental.

29. Esses pontos também sustentam a crítica das interpretações de Ser e Tempo que afirmam que a sua realização filosófica reside no seu kantismo fenomenologicamente reinterpretado, pois tais interpretações, argumenta-se, negligenciam os pontos acima e assim compreendem mal a natureza do projeto heideggeriano pós-Ser e Tempo.

30. Desenvolve-se esse ponto no Capítulo 5 examinando a concepção sofisticada de uma filosofia transcendental fenomenológica e do a priori defendida na interpretação de Ser e Tempo por Steven Crowell, argumentando-se que essa tentativa de separar a filosofia transcendental heideggeriana das suas afirmações sobre a historicidade essencial do Dasein, da metafísica e da sua política fracassa porque negligencia as condições históricas para a manifestação das estruturas essenciais do ser do Dasein, porque a noção de a priori que emprega se baseia numa compreensão incompleta da temporalidade, que sublinha o nosso ter um futuro e negligencia a nossa projeção, e finalmente porque dá origem a uma compreensão demasiado simplificada do problema do político na obra de Heidegger.

31. Aborda-se esse último problema no Capítulo 6, estando-se ciente de que alguns leitores poderiam ver com ceticismo a inclusão desse tópico e pensar que ele desvia da exploração da abordagem filosófica que Heidegger desenvolve no final dos anos 1920, perguntando-se se o problema do político não poderia simplesmente ser omitido ao examinar as contribuições de Heidegger para a filosofia transcendental.

32. Tal decisão interpretativa, porém, assume tacitamente que o filosófico em Heidegger pode ser demarcado do político, posição tão simplista, acredita-se, quanto reduzir a obra de Heidegger à sua política, pois a linguagem de Heidegger, mesmo nos seus momentos aparentemente mais abstratos e teóricos, tem frequentemente conotações ou implicações políticas que são parte integrante da sua compreensão da filosofia.

33. Por exemplo, nos seus seminários sobre filosofia antiga Heidegger sublinha que a filosofia se situa dentro de um espaço político, onde também encontra a sua motivação no combate à sofística, e o espaço político da pólis grega, o seu Boden, possibilitou um modo particular de abordar os entes que sustentou o desenvolvimento da ontologia grega, e Heidegger argumenta que a conceitualidade resultante carece de uma crítica fundamental pois é incapaz de pensar o existencial do habitar e a historicidade do Dasein.

34. A terminologia de Heidegger na sua interpretação de Kant em Kant e o Problema da Metafísica está de acordo com essa leitura, pois, embora trate de tópicos altamente teóricos, sobretudo a relação entre tempo e formação de conceitos, fá-lo usando a linguagem politicamente carregada do enraizamento e afirma que a imaginação transcendental é heimatlos, sem pátria, na primeira Crítica e não o mais inócuo sem casa como a tradução inglesa o traduz.

35. Textos dos anos 1920 mostram também que Heidegger se interessava pelo político como tal e não apenas como subproduto de considerações puramente teóricas, pois, além da sua ênfase no fato de o filósofo estar situado num espaço político, as suas conferências e seminários anteriores a Ser e Tempo mostram um interesse marcado pelas possibilidades desveladoras do discurso político.

36. E no curso de 1924-1925 sobre o Sofista de Platão Heidegger verte uma frase de um discurso antidemocrático de Tucídides pelo demagogo Cleon, que advoga o massacre de um povo sob domínio ateniense acusado de traição em tempo de guerra, na sua própria terminologia, e seria ingênuo, pensa-se, negligenciar as conotações sinistras dessa referência na atmosfera política da Alemanha dos anos 1920.

37. Tais considerações sugerem que a referência de Heidegger à comunidade e ao povo na Divisão II, Capítulo 5 de Ser e Tempo não é de modo algum extrínseca ou politicamente neutra, e ignorar esse contexto hermenêutico é realizar tacitamente uma separação questionável do filosófico e do político na obra de Heidegger, e por essas razões acredita-se que qualquer interpretação adequada de Heidegger nesse ponto deve tentar explicar tanto a significância filosófica quanto as conotações políticas de alguma da terminologia heideggeriana.

38. As interpretações de Jacob Grimm e Paul Yorck von Wartenburg no Capítulo 6 ocorrem no contexto de explorar o problema do político em Ser e Tempo, e Heidegger refere Jacob Grimm no segundo capítulo de Ser e Tempo ao elaborar a distinção mais fundamental de toda a analítica existencial, a distinção entre o existencial e o categorial.

39. Ao discutir o sentido do em de ser-no-mundo, ele recorre fortemente aos textos de Grimm In e In und bei dos seus Escritos Menores, e essa referência deve, argumenta-se, ser entendida em termos de duas afirmações metodológicas-chave que Heidegger faz no curso da analítica existencial, a saber, que o negócio último da filosofia é preservar a força das palavras mais elementares em que o Dasein se expressa e impedir que a compreensão comum as nivele à pseudo-inteligibilidade que por sua vez funciona como fonte de pseudo-problemas, e que nos chamados fenômenos primitivos um modo de conceber as coisas que parece, talvez, bastante desajeitado e cru do nosso ponto de vista pode ser positivamente útil para trazer à luz as estruturas ontológicas dos fenômenos de modo genuíno, precisamente porque são muitas vezes menos ocultadas e menos complicadas por uma extensa autointerpretação.

40. Além disso, explorar os textos de Grimm em relação ao projeto de Heidegger permite trazer à luz o que é metodologicamente distintivo na fenomenologia heideggeriana, a saber, a sua historicidade, ao deixar ver como a apropriação pelo Dasein da sua herança histórica e linguística ocorre dentro da própria analítica existencial, o que é uma ajuda para compreender as apostas teóricas do uso heideggeriano de termos politicamente carregados como enraizamento e o Boden da filosofia.

41. Isso fornece, acredita-se, um contexto mais amplo para compreender a tão discutida influência de Paul Yorck von Wartenburg no discurso heideggeriano sobre o enraizamento e o Boden, linha de influência que tem atraído muita atenção dentro das controvérsias sobre a política de Heidegger por boas razões.

42. Kisiel afirma que a discussão heideggeriana de Yorck em Ser e Tempo constitui efetivamente uma dedicatória cifrada dessa obra a Yorck e a Husserl, pois o §76 consiste quase inteiramente em citações de Yorck e a avaliação heideggeriana das afirmações filosóficas de Yorck é invulgarmente, talvez unicamente, aprobatória, abrindo a seção sublinhando a significância filosófica de Yorck e encerrando com a afirmação de que a analítica temporal existencial preparatória do Dasein está resolvida a fomentar o espírito do conde Yorck a serviço da obra de Dilthey.

43. Além disso, as citações heideggerianas de Yorck paralelizam pontos-chave que o próprio Heidegger faz em Ser e Tempo, tornando assim o §76 uma espécie de resumo e repetição de toda a análise precedente e indicando a sua proximidade filosófica a Yorck, e a questão da influência de Yorck sobre Heidegger torna-se consideravelmente mais carregada quando se recorda, como Emmanuel Faye sublinhou, que as cartas de Yorck a Dilthey contêm passagens abertamente políticas e antissemitas.

44. Claramente, o recurso de Heidegger a Yorck não basta em si para estabelecer conclusões fortes sobre a política de Heidegger nos anos 1920 e é hermeneuticamente suspeito atribuir a conceitos aparentemente politicamente carregados, como solo, enraizamento, um significado exclusivamente político, pois Heidegger não cita as observações antissemitas de Yorck e, dada a complexidade filosófica de Ser e Tempo, seria simplificador privilegiar uma fonte isolada das outras.

45. Não obstante, a consideração da influência de Yorck corrobora, pensa-se, argumentos sobre as conotações políticas de algumas das afirmações e da terminologia de Heidegger feitos no Capítulo 6 recorrendo a outras fontes, os seminários de Heidegger sobre filosofia antiga, a mencionada tradução sinistra de uma linha de Tucídides para a sua própria terminologia e o seu uso de Grimm.

46. Contudo, reconhecer a dimensão política da obra de Heidegger apresenta um problema para a recuperação da possibilidade da filosofia transcendental a partir dessa obra, pois, se o político e o filosófico estão estreitamente entrelaçados na obra de Heidegger, não estariam equivocadas as tentativas de os separar.

47. Considera-se que simplesmente abandonar elementos do vocabulário de Heidegger que são politicamente problemáticos ou negar as suas implicações políticas não apresenta uma solução adequada para esse problema, e, na conclusão do Capítulo 6, propõe-se antes uma crítica imanente das afirmações heideggerianas nesse ponto.

48. O resultado dessa análise é que o próprio procedimento de Heidegger está em desacordo com a sua tentativa de identificar o pano de fundo histórico contra o qual a filosofização ocorre com um espaço nacional efetivo ou potencial, argumentando-se que o próprio desenvolvimento heideggeriano dos seus conceitos e a evidência histórica de apoio que usa têm uma genealogia muito mais complexa e emaranhada do que ele admite e que não pode receber a interpretação política que ele fornece.

49. Ilustra-se isso discutindo duas das referências de Heidegger, o antigo texto alemão Der Ackermann e a sua interpretação da representação do mana, central para a sua crítica de Cassirer e para o desenvolvimento de uma temporalidade da projeção, e a sugestão é que a realização do tipo de filosofia transcendental historizada que Heidegger desenvolve nesse período diz respeito à temporalidade subjacente ao movimento de desfamiliarização e apropriação histórica e que isso é desenvolvido usando os recursos da sua situação histórica, sendo a sua compreensão do a priori e da formação de conceitos pensada a partir desse movimento.

estudos/daly/2024/0.3.txt · Last modified: by 127.0.0.1